sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"É Gol, grita ae!!"

Vend0o que alguns sempre relutam em falar que o grito é coisa somente ruim(e me incluo num deles), e não esperam os escritores concluirem que gritos também são coisas boas, eis aqui a outra face do grito. Quando a gente tá muito feliz, quando estamos repletos de alegria e felicidade. Quando encontramos um amigos distante, parente, namorada ou namorado, quando ganhamos na loteria (esse eu quero!), quando passamos na prova, quando nosso time da escola ganha o campeonato e muitos, muitos outros berros de vitória. Acho que o melhor exemplo disso é quando o seu time do coração faz um gol. Cara, seu amigo ou amiga do lado vira pra você e diz: "É GOOOOLLLLL grita AEEEEE!!". Daí já viu né? Aquela gritaria, felicidade, e um momento únicos traduzidos em berros e mais berros. Pode-se imaginar essa incrível dualidade no grito? Tão incrivel que consegue expressar tudo aquilo que queremos, e nos sentimos bem depois de tê-lo feito, salvo as gargantas roucas por gritos de um show ou jogo de futebol.
A questão principal é o porque do grito. Talvez seja a liberação de alguma coisa de dentro de nós, quer por felicidade ou por tristeza e angústia. E tenho certeza que o ouvinte dos gritos escuta a ambos. Continuando nessa viagem sem pé-nem-cabeça sobre a tentativa de se explicar em palavras o que eh o "AHHHHHHHHHHHH" ou o "UUUHHUUUUUUU!" que nós damos de vez em quando, caímos sempre na mesma coisa, quem consegue realmente entender todos esses sons barulhentos e aleatórios? Qual o propósito disso, e por que temos essa habilidade? Essa que é diferente dos outros animais, que gritam para acasalar, ou se localizar, ou ainda para marcar território. Nós, a Criação, a imagem e semelhança do Criador, quando gritamos estamos expressando sentimentos. Pois é, sentimentos! O grito, assim como os olhos, a boca, ouvidos, falar, sentir, e tudo o mais, é uma das "janelas da alma", ou seja, forma como nos diferenciamos dos outros animais e nós mesmos, a maneira que Deus achou de nos fazer ser únicos. Que loucura não?
Voltando a felicidade do grito, há um episódio dos tempos antigos de Israel, que relata muitos berros e gritos. Quando o povo estava entrando na terra prometida a eles por Deus, Canaã, haviam alguns povos que já moravam ali, e este mesmo povo deveria conquistar seu antigo território de volta. A primeira cidade, mais próxima ao rio Jordão, era uma cidade chamada Jericó. Detalhes da história poderão ser contados futuramente, mas o que quero relatar é que para derrubar os muros da cidade e conquistar portanto, a cidade que tinha os maiores e mais fortes muros da região, deveriam andar por sete dias ao redor dos muros, tocando trombetas, sendo que no último dia dariam sete voltas e gritariam ao final. O resultado foi uma gritaria só, e muros sendo derrubados. Gritos. Gritos que levaram à vitória. Essa é a face boa do grito, quando ganhamos e quando estamos felizes, dá pra acreditar? Uma coisa tão barulhenta, e que ninguém consegue entender direito, mas que tem uma dualidade tão forte.
Aliás, há somente UM que entende nossos gritos ao todo, quer felizes ou tristes, agonizantes ou vitoriosos. Esse ouvinte dos gritos, que pode te ouvir de onde estiver, como estiver, e em que tempo for. Aquele que tem os ouvidos atentos aos nossos clamores, que procura atender-nos, e nos ama como ninguém jamais amou, ama ou amará. Talvez devessemos sair gritando isso por aí, como em alguns salmos Davi sugere que façamos. "Cara, Deus te ama e te ouve, grita AE!". Nossa motivação para viver talvez deva ser essa, talvez fique mais fácil encarar as coisas quando se sabe que alguém sabe de tudo o que sentimos, e entende, ama, e procura ajudar. Nosso crescimento, nossa evolução, e todos os nossos gritos são vistos e ouvidos pacientemente, amavelmente, bondosamente e com muita atenção por Deus. Nessas horas, quando percebo o quão sortudos você e eu somos por ter um Deus que nos ama e nos acolhe, não vejo outra coisa a fazer do que te dizer: "É GOOLLL, GRITA AEEEE!!"

Um comentário:

Liih* disse...

ooh que gracinha, levou a sério meu comentário hahahaha =)

e verdade...
nunca vi você e os gêmeos, e teus pais tão felizes quanto no gol do corinthians sobre o sao paulo! =)

;*