segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ah, o Medo...

Medo do escuro, medo de sair de casa, medo de monstros, medo de ficar sozinho, medo de não ser levado a sério, medo de não ter ninguém pra confiar, medo de sorrir, medo de andar, medo de falhar, medo de tentar, medo de escapulir, medo de viver! Gente, quando o medo nos ataca, realmente ficamos sem reação.
O medo é aquela coisa que a gente nunca entende, sempre tem, e vê todo mundo tendo também, e apesar de sempre estarmos diagnosticando-o e comentando sobre alguns ridículos medos, temos todos os nossos próprios que nos assombram diariamente. E aí, qual é o seu medo? Não que que eu queira cutucar alguma ferida sua que está quase sarando nem nada, só quero abordar aqui, algumas das faces do medo, sentimento tão estranho, que afeta tanto a gente a ponto de poder nos controlar, assim como nossas emoções e ações. A covardia gerada pelo medo pode nos paralisar, e afetar nossa vida de tal maneira que passamos a viver em função disso, o que nos atrapalha e acaba destruindo praticamente tudo o que construímos se deixarmos que o medo domine.
Ter medo das coisas, de novos passos, de algo diferente, do novo, é normal ao ser humano. A princípio o temor, ou seja, ficar surpreendido e apreensivo diante de algo nunca visto é a reação de todo homem e mulher dentro da faixa dos 0 aos 150 anos. O problema está na permanência constante desse medo, no domínio dele sobre nós. Quando o medo faz a gente não tomar o passo seguinte, quando o medo da indecisão deixa-nos estáticos diante daquilo que devemos fazer. É pois é, o real problema do medo está quando o crescimento do medo em nossos corações gera falta de coragem e bravura para viver.
Mas como evitar o medo? Como não ter medo de ficar sozinho, de falhar, de se arrepender, de voltar atrás, de errar, de não saber amar, retribuir, de não ser o que esperam da gente? Porque todos esses medos são tais reais quanto o teclado em que escrevo agora, e são tão presentes quanto o sol de manhã batendo na janela do meu quarto me pedindo para levantar da cama. E então, o que fazer? Como agir quando o medo domina a gente e nos desespera, e tira nossa coragem? "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação" ( 2 Timóteo 1: 7). A reposta gente, como todas as outras para tudo, está em Deus. Guio minha vida conforme as palavras Dele, as quais eu confio, e tentarei passar isso aqui, o que fazer quando o medo domina, como Deus nos ajuda a vencer o medo. Ele nos dá o espírito de coragem, a força.
As pessoas sempre andam dizendo que Deus é amor, que ele é o perfeito amor. E como já falei, é ele que nos dá essa coragem, para enfrentar o medo que temos, e a força para viver. Combater nossos medos com coragem é a ação necessária para vencê-los, coragem dada por Deus, e que conseguimos somente confiando sinceramente em Deus, o Deus que é o perfeito amor. "No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora todo medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor"( 1 João 4:18). Para nos aperfeiçoarmos no amor, precisamos romper esse barreira que existe na gente e confiar plenamente em Deus, deixar que Ele dirija as coisas, deixar que Seu amor reine em nós e de fato nos dê coragem. Para assim de fato dizermos: "O Senhor é o meu auxílio, não temerei, que me poderá fazer o homem?" (Hebreus 12:6)
Cada um tem seu medo, e em particular Deus irá tratá-lo e combate-lo juntamente com a gente. Esse medo que é como um laço que se aperta em nós, um linha que separa o mundo, uma armadilha que pega a gente desprevenido, algo que não nos deixa andar, progredir, e de fato viver. Realmente, vamos ser francos, o medo sempre existirá, sempre teremos que enfrentá-lo, uma hora ou outra. Talvez medo gerado por frustração de algo que deu errado, ou que pode dar errado, por pessoas que nos desapontam, e entre infinitas outras coisas. Medo, é que dá um medo do medo que dá, como diz Lenine em sua canção. Porém, talvez se a gente ter uma postura de coragem, e voltarmos nossa confiança para Deus, o medo poderá ser vencido. E o medo de perder a vez, de se arrepender, de deixar por fazer, de perder as rédeas na última hora, de escutar os outros, de não ser escutado, talvez vão embora. Da mesma forma que os anjos, dizendo às pessoas quando apareciam a elas diziam, é que vou finalizar essa abordagem cósmica-realista-fantástica-romântica do medo. "NÃO TEMAS, O SENHOR É CONTIGO!"

Um comentário:

Liih* disse...

"e o medo que está sempre à porta, quando estou com Você, ele não pode entrar"

^^

;*