segunda-feira, 10 de março de 2008

"Eu acho"

"Eu acho que não é bem assim...". "Mas e se fosse desse jeito?". "Não, as coisas não poderiam ser assim...". "Isso é pensamento do passado.". Eu acho isso, eu acho aquilo, sempre queremos dar a nossa opinião, botar nosso dedo em tudo, e sempre estar certos. Sempre. Não importa o que, sempre temos algo a relevar ou a questionar, opinar ou argumentar. Nada é totalmente bom e aceitável para a gente e dificilmente aceitamos o que alguém nos diz. Seja quem for, quantos diplomas e estudo tiver, sempre estará em algum ponto errado para nós. "Você não sabe da minha vida, não é da sua conta." São frases muito utilizadas por nós. E ignorantemente deixamos de lado tantos bons conselhos, boas reflexões e idéias surpreendentes.
Porque nossa opinião é tão restrita e importante? Porque ninguém pode violar o que achamos e tantas vezes somos tão ignorantes como um porta do pior tipo de madeira? Somos a geração do relativismo, relevando tudo, fazendo as coisas do nosso jeito, como achamos e porque achamos. Nada importa se não o nosso jeito de pensar, o resto é passado e quadrado. Começo acreditar agora em frases como "Aonde é que o mundo foi parar.". Qual foi o momento em que nossos princípios e valores perderam sua força e foram parar lá no fundo do abismo, juntamente com o respeito e o caráter? Será que ainda podem ser recuperados?
Se nós abrirmos mão do que achamos, pararmos de pensar que as coisas são todas voltadas para nós e nossas experiências, e realmente soubermos relevar nossos pensamentos, a vida ficaria bem mais simples. Frases como "Eu acho que não é bem assim..." tem que se extinguir do nosso vocabulário, e argumentos fortes e concretos devem surgir, vindo de estudo, opinião e um bom caráter. Se tudo isso soa como algo muito distante e longínquo na sua vida, peço que reveja seus conceitos. Não perante os conceitos desse mundo e de tudo o que ele oferece, mas daqueles que te revelarei agora.
Existe UMA verdade. Que é a Verdade. Não há outra verdade. Não há relavância, relativismo ou qualquer divergência de opinião nisso. Esse Verdade dirige tudo, minha vida, sua vida, a vida de todos. Estar longe dessa verdade é estar num mundo só seu, se distanciando de toda ajuda possível. A Verdade AMA verdadeiramente. Não esquece de você nem um segundo sequer, a quer o melhor. Nossos caminhos são bem mais fáceis assim, as dificuldades são suportadas com coragem e o sofrimento encarado com perseverança. E o melhor de tudo é que a Verdade é a luz que nos traz esperança, que nos faz viver, que anima nosso ser e tudo o que existe em nós. Essa é a verdade. Porque Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." A personificação da Verdade, e toda a nossa esperança estão no nome de Jesus, o verdadeiro filho de Deus.
Não sei o que achará disso, não sei como essas palavras irão refletir em seus olhos e passar até seu cérebro e repercutir em sua alma. Eu não acho nada sobre isso, tenho a mais completa certeza do que digo. Que o que está escrito nesse verso está escrito também em minha vida, e essa verdade corre em minhas veias, está debaixo da minha pele, e é o que faz meu coração pulsar. O coração pulsante desse mestre Jesus, que me dá vida, e que faz todo o relativismo ruir em pedaços no chão e toda barreira que meu ser impõe à fé que vem de Deus se despedaça. Assim prossigo, humildemente tentando falar sobre essa certeza das coisas que não se vêem, e de tudo o que vivi com esse Deus. Deixo Ele trabalhar e fazer de mim um instrumento nas mãos dEle. E vou vivendo, a cada dia pensando assim como Brennan Manning certa vez escreveu: "Nenhum pensamento o pode conter, nenhum vocábulo o pode exprimir. Ele está além de tudo o que possamos racionalizar ou imaginar."

Entregue sua pobreza ao Senhor e reconheça diante dEle sua nulidade. Quer você entenda, quer não, Deus o ama, está presente em você, vive em você, habita em você, chama-o, salva-o e oferece-lhe uma compreensão e uma compaixão diferentes de tudo o que você jamais encontrou em algum livro ou ouviu em algum sermão.
(Thomas Merton - citado em "O obstinado amor de Deus - Brennan Manning)

Nenhum comentário: