domingo, 23 de março de 2008

Ressurreição

res.sur.rei.ção s.f.(a) 1. Ação ou efeito de ressuscitar; ressuscitamento.// Ressusrreição s.f(a) 2. Ascenção de Cristo depois de sua morte e sepultamento. 3. Quando que representa essa ascenção.
res.sus.ci.tar. v.t.d 1. Fazer voltar à vida. 2. Adotar novamente.// v.i. 3. Voltar a vida. 4. Reaparecer, ressurgir.
Essas são as definições do dicionário para o termo Ressurreição e seu verbo. Guardamos esse dia, o feriado, para falar disso. A páscoa, para nós, além dos ovos, chocolate, coelhos e tudo o mais, significa também, ou principalmente, ou unicamente, a ressusrreição de Jesus Cristo. Falar que o povo se esqueceu desse fato e o banaliza, que devemos nos lembrar e outras coisas do gênero é comum hoje em dia com autores cristão. Não vou fazer isso.
Vou discursar sobre o assunto, como se fosse qualquer outro. Como se estivéssemos falando do almoço de anteontem na casa de sua tia que tem um restaurante, cujo os pratos são muito famosos. Ou ainda falando sobre qualquer outro assunto, que tenha seu relativo interesse à nós. Ou até mesmo falando sobre o nosso futuro, como se nossas vidas dependessem dessa conversa. Prefiro crer que, a terceira opção é a mais plausível e acredito que é a que consequentemente leva-se mais a sério. Sim, prefiro pensar que essas palavras farão alguma diferença no nosso futuro, afinal palavras de alguém a mim sobre esse assunto já fizeram diferença na minha vida. Como um discípulo talvez, devo repassar essas palavras.
Refletindo um pouco sobre a palavra, não é difícil descobrir que o prefixo "re", que significa repetição, aparece e é o que faz a palavra ter força. Se ressurreição é voltar a vida, com certeza esse alguém já teve vida. Mas vamos sair da superficialidade. Faz alguma diferença Cristo ter ressuscitado ou não? O que muda? Se Cristo ressuscitou, então todas as suas palavras são tidas como verdade, e sua missão foi cumprida. Agora, se não, ele foi só mais um homem muito bom, com muitos ensinamentos bons sobre liderança e com uma falha em se achar o filho de Deus.
Mas porque alguém iria provocar tanto os romanos, e ainda mais os fariseus, líderes religiosos da época? Qual a utilidade de criar uma mentalidade sem violência e se proclamar o cara que irá libertar o povo, o Messias profetizado antes nas escrituras judaicas? Só um homem louco poderia ter feito tudo isso, passado por tanto sofrimento, enfrentado tanta gente, confrontando até mesmo o próprio Diabo, e ainda sim não desistir, sucumbir, nem deslizar um minuto na sua missão. Só um homem louco faria tudo isso, ou o verdadeiro Filho do Deus Vivo, o verdadeiro EU SOU. Mas um homem louco não ensinaria tanto a um povo, fazendo permanecer suas palavras por mais de 2 milênios, de geração a geração, e ensinamentos atuais e verdadeiros para uma vida melhor, com animo e fôlego para enfrentar cada duro dia de trabalho, problemas, e alegria para viver os dias em felicidade e harmonia. Creio que Jesus era o verdadeiro Filho, vindo do verdadeiro Deus.
O que confere poder ao ensino de Jesus? O que o distingue dos ensinos do Alcorão, de Buda, de Confúcio? O Cristo ressurreto. Por exemplo: Se Jesus não ressuscitou, podemos com segurança elogiar o Sermão do Monte como um tratado extraordinário de ética. Se, porém, ressuscitou, tal elogio não faz a menos diferença. O sermão torna-se o retrato de nosso destino final. O poder transformados da Palavra reside no Senhor ressurreto, que sustenta esse poder. Permita-me dizer outra vez: o poder dinâmico do evangelho flui da ressurreição. quando pela fé aceitamos plenamente que Jesus é quem afirma ser, experimentamos o Cristo ressurreto. A escritura apresenta somente duas alternativas: ou você crê na ressurreição e crê em Jesus de Nazaré, ou não crê na ressurreição nem crê em Jesus de Nazaré.
(Brennan Manning - O obstinado amor de Deus - Cap. 12: A fé da ressurreição)

De novo pergunto, qual diferença faz Jesus ter ressuscitado dentre os mortos? Foi por você que ele sofreu, foi espancado, foi mutilado, preso no madeiro, rejeitado, cuspido, e muitas outras coisas cruéis. Foi por você que ele veio, falou sobre liberdade, sobre paz, amor, ética, e sobre Salvação. Foi por você que Ele veio ao mundo nos dar esperança, tudo por você. Ele se entregou, morreu, e em 3 dias ressuscitou, para que você, eu, e todos os que nEle crerem ressuscitássemos também. A ressurreição veio dar sentido a nossas vidas presas em monotonia. Ela veio dar liberdade para nós sermos quem realmente somos, sem ter nada a esconder de ninguém, sem temer as trevas, andando na luz. A Ressurreição trouxe-nos propósito de vida. Todo o ensinamento de Jesus é centrado nisso, que Cristo veio para que nós tivéssemos vida, e vida em abundância. Ressurreição é a concretização da Salvação, e salvação significa a verdadeira vida.
O enigma sombrio da vida é iluminado em Jesus; o significado, o propósito e o alvo de tudo o que nos sucede, e o modo de fazer que tudo valha a pena só podem ser aprendidos com o Caminho, a Verdade e a Vida.
Viver consciente do Cristo ressurreto não é uma busca fútil para o entediado e solitário, nem um mecanismo de defesa capacitando-nos a enfrentar a tensão e a tristeza da vida. É a chave que destranca a porta da percepção do significado da existência. Todos os dias, o dia todo, estamos sendo reformados segundo a imagem de Cristo. Tudo o que nos acontece é projetado para esse fim. Nada que exista pode existir fora dos limites da sua presença. ("...todas as coisas foram criadas por ele e para ele", Cl 1:16); nela nada é irrelevante, tudo adquire importância.
(Brennan Manning - O obstinado amor de Deus - cap.13: A liberdade da ressurreição)
Que então, nesse dia de páscoa, ou lembrando ele, ou então lendo sobre que um dia escreveram sobre ele, enfim, que você se lembre do Cristo ressurreto, que trouxe-nos a salvação e a percepção da verdadeira vida. Cada minuto que vivemos, cada ato que fazemos, cada palavra que proferimos, cantamos ou gritamos, cada passo que damos, cada pingo de água que cai sobre a terra, cada fluxo de magma que é extravasado para a superfície, cada grão de areia, cada animal vivo, cada planta, tudo está perante Ele e diante de seu ato de maior importância, o seu ressurgimento. O ato da ressurreição não quis dizer simplesmente que estaríamos aptos a também viver novamente em Deus, mas que tudo e todos, estão sujeitos à esse Deus, que se fez criatura a ponto de ir em direção à morte e vencê-la por amor à sua imagem e semelhança. O motivo de Jesus ter nascido, vivido, sofrido, e ressuscitado foi somente para revelar o significado real da vida, o real propósito e que tudo está centrado em Deus. E por amor a nós, nos deu vida e vida em abundância. Entendendo esse significado, entenderemos a vida, e entenderemos que Ele nos deu o que tanto precisávamos, o que tanto ansiamos, e muitas vezes passamos desapercebidos. A ressurreição de Cristo é o ato supremo de nossa nova vida, o limiar da nossa nova e abundante existência em Deus. Ao descobrirmos isso, poderemos então resumir tudo o que foi nos dado de graça e sem merecimento a uma simples palavra: redenção.

Nenhum comentário: