domingo, 23 de março de 2008

Ressurreição

res.sur.rei.ção s.f.(a) 1. Ação ou efeito de ressuscitar; ressuscitamento.// Ressusrreição s.f(a) 2. Ascenção de Cristo depois de sua morte e sepultamento. 3. Quando que representa essa ascenção.
res.sus.ci.tar. v.t.d 1. Fazer voltar à vida. 2. Adotar novamente.// v.i. 3. Voltar a vida. 4. Reaparecer, ressurgir.
Essas são as definições do dicionário para o termo Ressurreição e seu verbo. Guardamos esse dia, o feriado, para falar disso. A páscoa, para nós, além dos ovos, chocolate, coelhos e tudo o mais, significa também, ou principalmente, ou unicamente, a ressusrreição de Jesus Cristo. Falar que o povo se esqueceu desse fato e o banaliza, que devemos nos lembrar e outras coisas do gênero é comum hoje em dia com autores cristão. Não vou fazer isso.
Vou discursar sobre o assunto, como se fosse qualquer outro. Como se estivéssemos falando do almoço de anteontem na casa de sua tia que tem um restaurante, cujo os pratos são muito famosos. Ou ainda falando sobre qualquer outro assunto, que tenha seu relativo interesse à nós. Ou até mesmo falando sobre o nosso futuro, como se nossas vidas dependessem dessa conversa. Prefiro crer que, a terceira opção é a mais plausível e acredito que é a que consequentemente leva-se mais a sério. Sim, prefiro pensar que essas palavras farão alguma diferença no nosso futuro, afinal palavras de alguém a mim sobre esse assunto já fizeram diferença na minha vida. Como um discípulo talvez, devo repassar essas palavras.
Refletindo um pouco sobre a palavra, não é difícil descobrir que o prefixo "re", que significa repetição, aparece e é o que faz a palavra ter força. Se ressurreição é voltar a vida, com certeza esse alguém já teve vida. Mas vamos sair da superficialidade. Faz alguma diferença Cristo ter ressuscitado ou não? O que muda? Se Cristo ressuscitou, então todas as suas palavras são tidas como verdade, e sua missão foi cumprida. Agora, se não, ele foi só mais um homem muito bom, com muitos ensinamentos bons sobre liderança e com uma falha em se achar o filho de Deus.
Mas porque alguém iria provocar tanto os romanos, e ainda mais os fariseus, líderes religiosos da época? Qual a utilidade de criar uma mentalidade sem violência e se proclamar o cara que irá libertar o povo, o Messias profetizado antes nas escrituras judaicas? Só um homem louco poderia ter feito tudo isso, passado por tanto sofrimento, enfrentado tanta gente, confrontando até mesmo o próprio Diabo, e ainda sim não desistir, sucumbir, nem deslizar um minuto na sua missão. Só um homem louco faria tudo isso, ou o verdadeiro Filho do Deus Vivo, o verdadeiro EU SOU. Mas um homem louco não ensinaria tanto a um povo, fazendo permanecer suas palavras por mais de 2 milênios, de geração a geração, e ensinamentos atuais e verdadeiros para uma vida melhor, com animo e fôlego para enfrentar cada duro dia de trabalho, problemas, e alegria para viver os dias em felicidade e harmonia. Creio que Jesus era o verdadeiro Filho, vindo do verdadeiro Deus.
O que confere poder ao ensino de Jesus? O que o distingue dos ensinos do Alcorão, de Buda, de Confúcio? O Cristo ressurreto. Por exemplo: Se Jesus não ressuscitou, podemos com segurança elogiar o Sermão do Monte como um tratado extraordinário de ética. Se, porém, ressuscitou, tal elogio não faz a menos diferença. O sermão torna-se o retrato de nosso destino final. O poder transformados da Palavra reside no Senhor ressurreto, que sustenta esse poder. Permita-me dizer outra vez: o poder dinâmico do evangelho flui da ressurreição. quando pela fé aceitamos plenamente que Jesus é quem afirma ser, experimentamos o Cristo ressurreto. A escritura apresenta somente duas alternativas: ou você crê na ressurreição e crê em Jesus de Nazaré, ou não crê na ressurreição nem crê em Jesus de Nazaré.
(Brennan Manning - O obstinado amor de Deus - Cap. 12: A fé da ressurreição)

De novo pergunto, qual diferença faz Jesus ter ressuscitado dentre os mortos? Foi por você que ele sofreu, foi espancado, foi mutilado, preso no madeiro, rejeitado, cuspido, e muitas outras coisas cruéis. Foi por você que ele veio, falou sobre liberdade, sobre paz, amor, ética, e sobre Salvação. Foi por você que Ele veio ao mundo nos dar esperança, tudo por você. Ele se entregou, morreu, e em 3 dias ressuscitou, para que você, eu, e todos os que nEle crerem ressuscitássemos também. A ressurreição veio dar sentido a nossas vidas presas em monotonia. Ela veio dar liberdade para nós sermos quem realmente somos, sem ter nada a esconder de ninguém, sem temer as trevas, andando na luz. A Ressurreição trouxe-nos propósito de vida. Todo o ensinamento de Jesus é centrado nisso, que Cristo veio para que nós tivéssemos vida, e vida em abundância. Ressurreição é a concretização da Salvação, e salvação significa a verdadeira vida.
O enigma sombrio da vida é iluminado em Jesus; o significado, o propósito e o alvo de tudo o que nos sucede, e o modo de fazer que tudo valha a pena só podem ser aprendidos com o Caminho, a Verdade e a Vida.
Viver consciente do Cristo ressurreto não é uma busca fútil para o entediado e solitário, nem um mecanismo de defesa capacitando-nos a enfrentar a tensão e a tristeza da vida. É a chave que destranca a porta da percepção do significado da existência. Todos os dias, o dia todo, estamos sendo reformados segundo a imagem de Cristo. Tudo o que nos acontece é projetado para esse fim. Nada que exista pode existir fora dos limites da sua presença. ("...todas as coisas foram criadas por ele e para ele", Cl 1:16); nela nada é irrelevante, tudo adquire importância.
(Brennan Manning - O obstinado amor de Deus - cap.13: A liberdade da ressurreição)
Que então, nesse dia de páscoa, ou lembrando ele, ou então lendo sobre que um dia escreveram sobre ele, enfim, que você se lembre do Cristo ressurreto, que trouxe-nos a salvação e a percepção da verdadeira vida. Cada minuto que vivemos, cada ato que fazemos, cada palavra que proferimos, cantamos ou gritamos, cada passo que damos, cada pingo de água que cai sobre a terra, cada fluxo de magma que é extravasado para a superfície, cada grão de areia, cada animal vivo, cada planta, tudo está perante Ele e diante de seu ato de maior importância, o seu ressurgimento. O ato da ressurreição não quis dizer simplesmente que estaríamos aptos a também viver novamente em Deus, mas que tudo e todos, estão sujeitos à esse Deus, que se fez criatura a ponto de ir em direção à morte e vencê-la por amor à sua imagem e semelhança. O motivo de Jesus ter nascido, vivido, sofrido, e ressuscitado foi somente para revelar o significado real da vida, o real propósito e que tudo está centrado em Deus. E por amor a nós, nos deu vida e vida em abundância. Entendendo esse significado, entenderemos a vida, e entenderemos que Ele nos deu o que tanto precisávamos, o que tanto ansiamos, e muitas vezes passamos desapercebidos. A ressurreição de Cristo é o ato supremo de nossa nova vida, o limiar da nossa nova e abundante existência em Deus. Ao descobrirmos isso, poderemos então resumir tudo o que foi nos dado de graça e sem merecimento a uma simples palavra: redenção.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Introdução a Fantasmas

Todo dia, no vai e vem da vida, descer do ônibus, subir no carro, assistir uma aula de física ou história, carregar seu cartão, comer alguma coisa, beijar sua namorada, andar de bicicleta, falar com seus amigos, e muitas outras coisas, nosso mundo funciona. Você já reparou que, enquanto fazemos isso, milhares de pessoas passam por nós? São pessoas, com exatamente as mesmas preocupações gerais, direitos e deveres e com muita coisa em comum com a gente, mas que não conhecemos. São como fantasmas para nós. Passam desapercebidos, não conseguindo nem tangenciar o nosso mundinho fechado de desejos e sonhos particulares. Você já percebeu o quanto somos fechados nesse sentido?
É difícil notar os outros, ou seja, se preocupar. Difícil cruzar a linha da preocupação própria para a preocupação mútua com os outros. Porque nossa natureza é assim, no nosso pecar diário, o eu vem mais alto, mais forte, mais vivo que qualquer outra coisa existente no mundo. Nosso eu fala tão alto que fica díficil escutar o "nós" ou o "você", quanto mais o "ele" sem abaixar radicalmente o volume. Esse lado, essa ameaça, de tratarmos os outros como fantasmas, como joãos e marias ninguém, esquecendo que vivemos pelos outros, e de que fomos chamados para isso.
Mas então entramos no outro lado da história. O que temos feito para sermos notados? Não no sentido de adquirir fama, mas de adquirir respeito perante as pessoas, e não ser somente como fantasmas no lugar onde estamos. Há muito o que se falar sobre fantasmas, como aqueles que nos metem medo, como aquele que podemos ser ou ainda como referência ao jeito que tratamos os outros ao nosso redor. Todos devem ser vencidos, e podem. Eles nos atormentam, amedrontam e assustam, mas temos uma arma contra isso. A capacidade da auto-negação, e do amor aos outros é a nossa maior arma. E arma dada por um simples galileu que viveu perambulando entre a Judéia e Samaria no primeiro século. Um judeu simples, que viveu o que pregou, e realmente influenciou não só uma geração, mas todas elas. A razão de tudo existir é em favor dele. Seu nome é Jesus.
Com tantos exemplos de pessoas boas e que ajudam a sociedade com caridade e amor, Jesus é o maior, melhor e mais fiel exemplo. Tanto que seus ensinamentos são passados de geração a geração, e usados em muitas religiões, empresas, livros, e relacionamentos. E são ensinamentos como os dele que nos fazem ligar para os outros, ligar para o nosso eu verdadeiro e não temer nossos medos. Como você pode concluir, Jesus leva à solução de tudo. Essa é a maior prova de quem ele realmente é. Veio para dar liberdade, para se fazer conhecido. Então, é preciso dar importância à isso, se queremos ser livres.
Não posso começar a falar em fantasmas sem mencionar esse cara. Confesso que tentei, mas não consegui, meus dedos traíram a minha mente, numa conspiração do meu coração em escrever sobre esse mestre que guia o meu viver e me ajuda no caminhar. No meu tosco caminhar. O começo de tudo está aí. Assim se vence fantasmas, com fé, e esperança, mas sobre tudo a VERDADE. E a verdade, como já tratei antes, é Jesus, somente. E Jesus é um com Deus, portanto revelação do próprio Deus. Deus que é misericordioso, compassivo, gracioso e muito bom para conosco. Talvez tropecemos no meio do caminho, encontremos fantasmas, nos sentimos como um, ou até mesmo sejamos assombrados por outros. Mas sempre há liberdade. A jornada para ser um caçador de fantasmas começa conhecendo o significado da liberdade, e no meio de tantas vozes talvez dizendo o contrário, eu permaneço ainda falando o mesmo de sempre a você.
"Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará"
(Jesus Cristo - João 8: 32)

segunda-feira, 17 de março de 2008

Elias contra os 450 profetas e o cordeiro tostado

Conta-se uma história, doida de tudo, de um tal profeta de Deus, que vivia nos tempos dos antigos reis, na época em que o reino de Israel havia se dividido em dois. As coisas eram duras na época. Não chovia havia três anos! Seca total, sem comida, sem água, e todo mundo nervoso por causa de um profeta que tinha predito isso. Esse era o Elias. Pobre coitado teve de fugir para não ser perseguido e assassinado por uma louca rainha que gostava como hobby perseguir os profetas de Deus. É claro que ele conseguiu se esconder e não ser achado. Digamos que ele, ao limiar da fome e sede, era o mais procurado no reino de Israel, o primeiro da lista, a recompensa mais alta.
É então pelas tantas que o rei resolve dar as caras e procurar o tal do profeta. Acabe, rei da época, filho de uma geração de reis malvados e muito ruins na administração real. Ele chama seu fiel mordomo, Obadias, para procurar também em poucos dias o tal profeta fujão. Obadias era fiel à Deus, e tinha, de forma secreta, escondido 100 profetas das mãos da maluca da Jezabel, a rainha malvada vilã que queria jogar os profetas no forno e fazê-los virarem biscoitos. Opa, errei de história. Ela queria só matar os profetas mesmo.
Ok. Obadias então sai a procura desenfreada por Elias. Numa secada nordestina e africana misturada, a coisa não poderia ficar mais díficil. Mas não é que ele acha o furão? Obadias encontra Elias que é reconhecido imediatamente, e ainda se oferece para ser levado até o rei Acabe, numa boa, sem mais fugas. Obadias desconfia da coisa, porque, e se de repente, no caminho até Acabe, Deus resolve dar um sumiço em Elias, colocando Obadias numa tremenda furada com Acabe, o rei malvado? Mas Elias pede a confiança de Obadias, confiança que Deus fará a coisa certa e que tudo se acertará.
Então foram. Felizes e contentes, caminhando pela estrada, cantalorando e indo ao encontro do rei. Ao encontrar Elias, o rei o acolhe fortemente, e de uma maneira muito peculiar. "Então é você o perturbador de Israel!!??" Que recepção colorosa! Digna de um dos melhores reis! Nem o Bush seria capaz de tal fato diante de Osama Bin Laden. Acabe acusa Elias por conta de suas palavras proféticas anos antes, mais precisamente três, porque desde então nenhuma gota de água tinha caído do céu. O motivo de tudo isso foi que Acabe permitia que outros deuses fossem adorados em Israel. Elias avisou, mas Acabe era muito cabeça dura. Consequência: 3 anos e meio sem chuva. E o povo de Israel no meio disso tudo, até se voltou a um deus que diziam ser o deus da chuva e de um tal Monte Carmelo. Um deus chamado Baal. Com o povo dividido em que deus seguir, e toda essa confusão de seca, Elias propõe uma reunião com todo mundo no Monte Carmelo.
Com todos lá, aquela excitação, gente vendendo chachorro quente, refrigerante, capa de chuva, faixas com Baal escrito, e outras com SENHOR escrito e muitas outras bugigangas, Elias faz a proposta do século para Acabe. Ele e 450 profetas de Baal, iriam entrar em um desafio. O desafio era, botar fogo num altar, que estaria com um novilho morto colocado sobre ele. Os 450 teriam a sua chance de acerder o altar, clamando à Baal. E Eli iria fazer a mesma coisa ao seu Deus. Quem conseguisse, seria a prova de um deus verdadeiro e, portanto o que Israel seguiria. Então o desafio começa e os profetas de Baal tomam sua posição.
Já chegando no sol do meio dia, e eles estando lá desde de manhã, nada aconteceu. Nenhum sinal das madeiras colocadas queimarem e o churrasco de novilho ficar pronto. Elias então sugere que os profetas clamem mais alto a Baal, pois ele poderia estar de viagem, ou ocupado, ou dormindo. Poderia ele estar tomando banho não? Ou jogando uma partida de poker com uns amigos? Ou então estaria vendo o Big Brother Israel a.C.? Quem sabe? O que importa é que Baal não fez nada. E continuou não fazendo nada até depois do meio dia. Então a coisa ficou feia. Os profetas começaram a se auto-flagelar, se cortar e fazer todos os tipos de mutilações possíveis. Mas nada aconteceu, foram derrotados, o seu deus da chuva tão poderoso, não pode ouví-los na sua própria casa, o Monte Carmelo.
Chega a vez do ousado profeta, que desafiou todo mundo. E não é que o cara era prepotente? Mandou encher 4 bacias de água, e derramar sobre o altar do Deus de Israel, com 12 pedras, representando as antigas 12 tribos de Israel. E a água foi jogada. Pior! Ele pediu pra que fosse feita a mesma coisa mais 2 vezes! O altar, o cordeiro, e até o chão ficou encharcado, formou-se até uma poça ao redor do altar do Senhor. A essa altura as apostas já estariam no auge, imagino eu, alguns caras gritando, "quem aposta no Elias, o profeta?" "30 camelos como ele não acende nem a grama do chão!!" E por aí iam as apostas. Todos ansiosos para o que iria acontecer.
Na verdade, teria apostado contra Elias, seguindo o meu lado racional. Iria perder e feio! Desceu um fogo do céu que acendeu tudo, queimou o cordeiro, sublimou a água, e ainda queimou a terra e deixou uma marca ao redor do altar! Tudo queimado. E então o desafio acabou, o povo cai de rosto em terra, adorando a Deus e reconhecendo-o como o Senhor e Deus dos deuses. E Baal continua no seu banho e vendo a sua TV, sem dar a mínima para os profetas. O importante é que a ousadia e confiança extrema de Elias em Deus o fez ser bem sucedido, em meio à situação extremamente adversa. E extremamente confiar em Deus em situações assim, mas temos exemplos, e esse é um deles, que nos fazem refletir e renovar nossa confiança. No final das contas, Deus ajudou Elias, Obadias também, e mostrou quem era para o povo de Israel que estava confuso. E ainda fez um grande churrasco de cordeiro, porém eu acho que ele tenha ficado um pouco tostado demais.

segunda-feira, 10 de março de 2008

"Eu acho"

"Eu acho que não é bem assim...". "Mas e se fosse desse jeito?". "Não, as coisas não poderiam ser assim...". "Isso é pensamento do passado.". Eu acho isso, eu acho aquilo, sempre queremos dar a nossa opinião, botar nosso dedo em tudo, e sempre estar certos. Sempre. Não importa o que, sempre temos algo a relevar ou a questionar, opinar ou argumentar. Nada é totalmente bom e aceitável para a gente e dificilmente aceitamos o que alguém nos diz. Seja quem for, quantos diplomas e estudo tiver, sempre estará em algum ponto errado para nós. "Você não sabe da minha vida, não é da sua conta." São frases muito utilizadas por nós. E ignorantemente deixamos de lado tantos bons conselhos, boas reflexões e idéias surpreendentes.
Porque nossa opinião é tão restrita e importante? Porque ninguém pode violar o que achamos e tantas vezes somos tão ignorantes como um porta do pior tipo de madeira? Somos a geração do relativismo, relevando tudo, fazendo as coisas do nosso jeito, como achamos e porque achamos. Nada importa se não o nosso jeito de pensar, o resto é passado e quadrado. Começo acreditar agora em frases como "Aonde é que o mundo foi parar.". Qual foi o momento em que nossos princípios e valores perderam sua força e foram parar lá no fundo do abismo, juntamente com o respeito e o caráter? Será que ainda podem ser recuperados?
Se nós abrirmos mão do que achamos, pararmos de pensar que as coisas são todas voltadas para nós e nossas experiências, e realmente soubermos relevar nossos pensamentos, a vida ficaria bem mais simples. Frases como "Eu acho que não é bem assim..." tem que se extinguir do nosso vocabulário, e argumentos fortes e concretos devem surgir, vindo de estudo, opinião e um bom caráter. Se tudo isso soa como algo muito distante e longínquo na sua vida, peço que reveja seus conceitos. Não perante os conceitos desse mundo e de tudo o que ele oferece, mas daqueles que te revelarei agora.
Existe UMA verdade. Que é a Verdade. Não há outra verdade. Não há relavância, relativismo ou qualquer divergência de opinião nisso. Esse Verdade dirige tudo, minha vida, sua vida, a vida de todos. Estar longe dessa verdade é estar num mundo só seu, se distanciando de toda ajuda possível. A Verdade AMA verdadeiramente. Não esquece de você nem um segundo sequer, a quer o melhor. Nossos caminhos são bem mais fáceis assim, as dificuldades são suportadas com coragem e o sofrimento encarado com perseverança. E o melhor de tudo é que a Verdade é a luz que nos traz esperança, que nos faz viver, que anima nosso ser e tudo o que existe em nós. Essa é a verdade. Porque Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." A personificação da Verdade, e toda a nossa esperança estão no nome de Jesus, o verdadeiro filho de Deus.
Não sei o que achará disso, não sei como essas palavras irão refletir em seus olhos e passar até seu cérebro e repercutir em sua alma. Eu não acho nada sobre isso, tenho a mais completa certeza do que digo. Que o que está escrito nesse verso está escrito também em minha vida, e essa verdade corre em minhas veias, está debaixo da minha pele, e é o que faz meu coração pulsar. O coração pulsante desse mestre Jesus, que me dá vida, e que faz todo o relativismo ruir em pedaços no chão e toda barreira que meu ser impõe à fé que vem de Deus se despedaça. Assim prossigo, humildemente tentando falar sobre essa certeza das coisas que não se vêem, e de tudo o que vivi com esse Deus. Deixo Ele trabalhar e fazer de mim um instrumento nas mãos dEle. E vou vivendo, a cada dia pensando assim como Brennan Manning certa vez escreveu: "Nenhum pensamento o pode conter, nenhum vocábulo o pode exprimir. Ele está além de tudo o que possamos racionalizar ou imaginar."

Entregue sua pobreza ao Senhor e reconheça diante dEle sua nulidade. Quer você entenda, quer não, Deus o ama, está presente em você, vive em você, habita em você, chama-o, salva-o e oferece-lhe uma compreensão e uma compaixão diferentes de tudo o que você jamais encontrou em algum livro ou ouviu em algum sermão.
(Thomas Merton - citado em "O obstinado amor de Deus - Brennan Manning)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Os versos esquecidos do "Parabéns pra você"

Quando fazemos aniversário ficamos todos felizes, nossa família também, as crianças, os amigos, até o papagaio e o cachorro expressam felicidade. E nos reunimos para a festinha, um momento especial reservado com a gente como o foco da noite, como a atração principal, o tudo. A gente faz tudo o que sonha, e colocamos as velhinhas para sonharmos mais com o futuro que nos espera. Todo esse ritual de festa de aniversário, tendo a gente como o ator galã da noite.
E vem sagadinhos, bolos, pizzarias, churrascarias, aqueles sem festa, os baladeiros, debutantes, e muitos outros. O que importa é que, sempre, em algum momento do dia, quer a favor ou contra a nossa vontade, nos cantam uma bela música, desejando a nossa felicidade no dia em que nascemos.
Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida.
Muito sábios esses versos. Desejando a felicidade, e muitos anos de vida. É muito, muito bom escutar isso de pessoas queridas e amigos. Porém há alguns versos esquecidos dessa canção popular de domínio público repercutida de geração a geração. Versos que caíram no esquecimento, mas que realmente dão vida aos outros versos, e completam a canção de forma singular. Na minha opinião, esses versos deveriam ser lembrados sempre. Indago o porque de terem sido esquecidos e exilados das nossas cordas vocais.
Com Deus ao seu lado
Um novo porvir
Que a vida lhe seja
um eterno sorrir.
Na verdade, esses versos são a canção, o porque da canção existe. Por Deus estar ao nosso lado vivemos. Por ele nos dar um novo dia, porvir, é que vamos envelhecendo e avançando os anos. Assim com muitas felicidades a vida é um eterno sorrir, ao lado de Deus que nos dá nosso aniversário a cada ano. Quão maravilhosos para mim são esses últimos versos, porque expressam o que a real vida é: um real e vazio nada sem Deus. Versos assim, e cantados dessa forma é que me ajudam a acreditar, crer e viver de forma a aceitar o amor de Deus em minha vida e sua compania.
As últimas gerações esqueceram esses versos, e ninguém mais os canta. Será esse o porque, ainda que de forma sutil, que todos hoje parecem estressados, à procura de uma felicidade nunca realmente encontrada? Será esse o motivo da perda do sorrir em tantas pessoas? Porque todos se rendem à mentira de viver atrás de um sorriso falso e um andar hipócrita? Será que as pessoas de verdade se esqueceram daquele quem as dá muitas felicidades? É o que me pergunto toda vez que estou numa festa de aniversário e vejo tantas pessoas, que se dizem cristãs ou não, cantando esses versos. Muitas vezes num tom de deboche, outras num tom de discordância, ainda outras, num tom de indiferença. Não é possível esquecer isso! Não tem como! Deus ao nosso lado sempre, e sempre! Cada momento nos dando um novo amanhecer e um novo porvir. Deus nos dá um futuro! Será que todos se esqueceram disso? Deus nos ajuda a viver, em meio a dificuldades e stress e tudo o mais, nos dando um eterno sorrir! Será que todos, na corrida frenética e na evolução da nossa história se esqueceram disso? Irei eu um dia esquecer também, e assim esquecer do motivo pelo qual avanço meus dias? Que Deus me permita nunca o esquecer, e não me cansar de cantar os versos esquecidos da música mais cantada em aniversários.
Com Deus ao seu lado
Um novo porvir
Que a vida lhe seja
Um eterno sorrir!