quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A Busca

Anteriormente, em "A crônica dos astronautas" foi-se dito de uma viagem, uma busca, por alguém verdadeiro, pela real felicidade. Alguns se impressionam por essa busca parecer nunca acabar, sempre continuar, com cada vez mais aventuras e desafios. E realmente é verdade, ela não acaba. Não aqui, não neste mundo, não nesta vida. Nós buscamos e buscamos, até chegarmos ao dia em que nossa busca acabará e encontraremos em pessoa aquele que se fez achado e nos fez buscá-lo. Esse meio tempo é onde a vida se encaixa. Amores, ilusões, brigas, vitórias e derrotas, e muitos outros acontecimentos importantes para nós se encontrar entre o ínicio e o fim da busca.
Porém há uma dúvida que paira no ar: Porque então buscar? Parece meio ridículo não? Correr atrás de algo que você só encontrará depois daqui. Díficil entender aos padrões humanos de comportamento. Então porque tantas pessoas ainda persistem em dizer que a busca é verdadeira? Porque nós insistimos em buscar, e ainda encorajar outros a fazer o mesmo? Acho que uma busca que nos muda, atravéz da caminhada, não da conclusão da coisa. É o caminho disso tudo que nos transforma e nos faz querer continuar. Esse caminho tão misterioso, estreito, às vezes difícil, chio de surpresas de todos os tipo. O caminho traz consigo um mistério que só quem o fez pode esplicar, e quem anda por ele muias vezes pode vir a se sentir perdido quando longe daquele que o criou.
Certa vez o Criador desse caminho, que leva até ninguem menos do que Ele mesmo, disse algumas coisas a um povo que havia esquecido o estilo de caminhada, esquecido como dar os passos e não lembrava mais o ritmo a ser tocada a caravana. Ele fala atravéz de um homem chamado Jeremias, que viveu a um bom tempo, antes mesmo de Jesus Cristo nascer e mudar toda a história pra sempre. E as palavras de Deus foram simples, diretas e completas. A integridade de tudo, e a esperança da conclusão dessas palavras é que nos faz andar e andar, sem nunca querer parar.
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis passareis a orar a mim e eu os ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazervos o lugar donde vos mandei para o exílio.
(Jeremias 29 : 11-1)
A busca nos muda, faz a nossa sorte mudar. Não sorte no sentido de que iremos prosperar e ter muitas coisas, dinheito e tudo o mais. Algumas pessoas usam isso para querer enganar e tornar a corrida mais interessante aos olhos humanos. Mas verdadeira sorte no sentido de que nossa vida irá mudar, nosso estilo mudará, nossos pensamentos mudarão, nós não seremos mais os mesmos. E ainda há a garantia de que, se buscarmos com todo o nosso coração, iremos achar. Iremos achar a vida para o nosso coração, a alegria, a verdadadeira felicidade. Olharemos o mundo não mais com os nossos olhos pessimistas e vagos, sem nenhuma perpectiva, mas olharemos tudo com os olhos do digníssimo Deus, todo-poderoso pra fazer qualquer coisa. Ele é a quem buscamos, seu amor é o que almeijamos. Se realmente entendermos isso, talvez tudo fique muito mais fácil de se encarar, dificuldades serão encaradas com coragem, de fato. Porque a busca, gera uma esperança de algo melhor, algo construtivo, algo palpável que teremos no futuro se continuarmos numa determinada direção. E essa direção é dada pelo Cristo, a Verdade. Como Tomé uma certa vez, poderemos ficar sem saber o nosso caminho, ou sem saber como prosseguir, e andar, sem nos perder. E nós falamos pra Jesus: "Se não sabemos pra onde você vai, como poderemos saber o caminho?"
Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
(João 14 : 6)

Nenhum comentário: