sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Véspera

Véspera, palavra que usamos para o dia antes daquele dia que tanto esperamos, ou seja, "o dia antes" a grosso modo. Tratamos a véspera com ansiedade e receio, até com medo, com o friozinho da barriga de sempre. Véspera de um aniverssário, véspera de um grande resultado de provas, véspera de casamento, enfim, a véspera é sempre um dia tenso, muitas vezes alegre também. Há muitas vésperas que foram importantes na história, tal como a véspera do Natal, onde os reis magos viram a estrela e a perseguiram para encontrar o menino-Deus, o messias prometido e nosso Salvador e Senhor. Há a véspera de sua morte, a qual foi repleta de acontecimentos importantes como o suicídio de Judas, Pedro negando Jesus três vezes, o povo cuspindo, maltratando, e toda a tortura, física e emocional, do Salvador, o período que chamamos de "Paixão de Cristo". Há ainda sobre Jesus Cristo a véspera de sua ressureição, dia tenso para todos os seus amigos e familiares, e o final da espera, qual no último minuto do dia, na alta madrugada, a pedra do túmulo foi removida. Muitas coisas interessantes existem sobre vésperas. É isso o que faz elas serem tão notadas, importantes e cheias de ansiedade.
Véspera era também uma forma de chamar a primeira vigília da noite, na época do império romano. As vigílias eram divididas em duas partes, as antes da meia-noite e as depois da meia-noite. As antes da meia-noite eram: Véspera, Prima fax, Concubia e Intempesta. As depois da meia-noite eram: Inclinatio, Gallicinium, Conticinium e Diluculurn. Essas vigílias serviam para os guardas trocarem seus turnos. O interessante é que a véspera era a primeira das vigílias, o começo da vigília para o outro dia. Se me entendem, era o primeiro passo, para o novo dia que viria. A véspera é alem da espera, uma vigília, um aumento da atenção sobre os acontecimentos que estão ao redor. Todos ficamos com os sentimentos mais aguçados na véspera!
Mas então o que fazer com toda essa ansiedade? O que dizer, o que sentir, como fazer as coisas? Tudo parece acontecer e ir acontecendo de uma maneira que não sabemos como controlar, e queremos controlar. Temos de fato esse controle? Podemos, em nossa mera existência, exigir esse controle de nossas vidas? Acho que não. Não há como controlar os acontecimentos. A véspera, o que devemos fazer, é não deixar a ansiedade sobrepor a atenção da vigília. Temos essas duas coisas, a ansiedade e a vigília. A ansiedade em exesso nunca é boa, e pode vir a atrapalhar tudo, nos fazendo confundir e nos precipitar. Na véspera, fique atento, vigie, e haja com atenção à todos os acontecimentos. Porque Jesus mesmo nos disse pra não nos preocuparmos com o dia de amanhã. Ele nos dá todas as coisas, nos provê sustento, não há porque nos preocuparmos além de nossas forças. É melhor deixar as coisas nas mãos daquele que nos sustenta, e nos provê o que necessitamos. Tente isso, talvez trará mais animo a sua vida, como tem trazido à minha. Animo de viver, encontrei em Deus somente, e no texto que virá a seguir, que me faz ficar calmo nas vésperas de dias importantes e me traz paz, a solene paz do Espírito Santo.
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, vocês não valem muito mais que as aves? Qual de vocês, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (medida do cotovelo até a mão) ao curso de sua vida? E porque andam ansiosos quanto ao vestuário? Considerem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam.
Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
Portanto não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios é que procuram todas essas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai pois em primeiro lugar, e seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

(Matheus 6 : 24 a 34)

Um comentário:

Anônimo disse...

Gui...

bom tema, Vespera...e será q alguma coisa vai acontecer amanha??
heheheh

nunca tinha vindo ao seu blog, e pelo visto é bem legal e vc expoe suas ideias de um jeito facil de entender e o melhor eh q, como o Burns disse, vc esta começando em Deus (nao no sentido literal mais sim na maneira q vc tem sua base, inclusive para se expressar, Nele)

abraços e parabens (pelo blog pq o outro parabens eh amanha!!)
Lukão

ps: onde vc coonseguiu aquelas informações sobre vigilia e etc??