quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sala de espera e radiografias panorâmicas

Estava eu, dias atrás, indo a um consultório médico, ou melhor, ao dentista. Na verdade era numa clínica de radiografias. Deveria tirar uma radiografia panorâmica da minha arcada dentária, para saber como andavam as coisas, se tudo estava no lugar e um check-up básico. Não fazia a menor noção do que me esperava, e com coragem desci do carro para entrar naquela clínica. Uma moça me atende, muito simpática, e eu digo o que vim fazer ali. Após essa parte sempre tem um chá de cadeira básico não? Pois é, não foi diferente. Acabei por esperar, esperar e esperar. Minha paciência que já não estava em alta abaixou mais ainda. Não se você já percebeu, mas as coisas começam a passar muito mais devagar quando se está com pressa ou sem paciencia. Meu olhar estava atento à tudo o que se passava diante de mim, estava sem fazer nada, aguardando uma chamada do meu nome. Nunca quis tanto ouvir "Guilherme" na vida.
E meu nome demorou a ser chamado, passaram-se 4 pessoas na clínica, um homem que entrou em uma sala com computadores, que provavelmente estava prestando serviços e trabalhando lá. Outra mulher, que mexia nos aparelhos de radiografia, e andava de um lado ao outro, o que me irritava, pois não via esperanças de meu nome ser chamado com isso. Entrou também uma mulher como filho, e ficaram no balcão. Ela trocou umas palavras com a moça, que rapidamente fez uma ligação. Em instantes, a mulher, com uma cara muito mais impaciente do que a minha, pegou o telefone e começou a reclamar de um serviço não feito, ou não entregue no dia certo. A impanciência dela me deixou tão tranquilo! Alguém estava mais impaciente que eu. Isso me vez, por incrível que parece, ficar tranquilo. Minha hora chegaria, e provavelmente antes de meu estado de impaciência se tornar destrutivo.
Finalmente, como um coro de anjos, meu nome é chamado. Nessa altura já estava tranquilizado e até surpreso por ser tão rápida a minha chamada, por conta da mulher e seu filho, que exalavam impaciência. A mulher que ia de um lado para o outro me chamou até uma sala. Foi aí que toda minha coragem desabou. A pintura do local era boa, mas uma coisa me incomodava, e incomodava muito. O gigantesco símbolo de perigo radioativo me deixava tenso, surpreso e com muito medo. Porque eles tem que colocar um símbolo tão enorme? Nós não precisamos desse medo! Foram momentos muito tensos, primeiro um colote que pesava muito, de chumbo, para evitar a radiação e me proteger. A máquina que tirava as radiografias era muito enorme. E pior que fazia um barulho grotesco e tenebroso. Me senti uma cobaia, sinceramente. "O que estão fazendo comigo?" e "Será que vou virar um mutante?" até passaram pelos meus pensamentos nessa hora. A tal da máquina girou uma vez, tirou as radiografias, e a mulher me disse: "Pode sair, tire o colete". Os momentos seguintes foram de um alívio muito grande, mas uma incrível segurança de que a radiografia ia realmente ajudar ao ser mandada ao meu dentista. Refleti e aceitei que meu medo era idiota e sem nenhuma razão e toda aquela minha impaciência não me tinha levado a nada.
Feliz e contente, fui até o consultório do meu dentista, pois meu irmão estava lá, em uma consulta, ou deveria estar. Mas não estava. Na verdade estava é esperando. Toda a minha impaciência e sempre vejo pessoas esperando muito mais que eu. Sempre tem alguém pior não eh? Aguardei pacientemente, e até consegui tirar um cochilo, nas 2 horas esperando alí, em todo o processo, na sala de espera, até o final da consulta. Paciência nunca é demais, e quando aprendemos a ter, podemos tranquilizar outros, e quando vemos outros piores que nós, podemos nos tranquilizar, e até suportar nós mesmos em outros mais pacientes.
Mas que coisa quero passar com toda essa história de radiografias, dentistas, e sala de espera? Será que você terá paciência para me esperar concluir esse inóspito e louco raciocínio? Aonde mais eu pararia para refletir em coisas da vida, senão num consultório, numa sala de espera, de fato esperando, sem ter nada mais para fazer? Certas reflexões são feitas em horas assim, quando tudo se torna mais visível e a gente não tem outra preocupação senão esperar pelo nosso nome em alta voz.
Encaremos a nossa espera por uma resposta às nossas necessidades como a sala de espera. Quando estamos esperando alguma coisa, resposta de Deus, ou revelação dEle, podemos só pensar em nós mesmos, ser impacientes e reclamar com Ele pela demora. Ou então, podemos ser mais paciêntes um pouco e realmente nos tranquilizar, até tirar uma soneca, e nem ver o tempo passar quando nosso nome foi chamado e nossa oração respondida. Esperar é difícil, mas pessoas que já esperaram muito podem nos ajudar a passar por isso, e nos dar um suporte muito bom.
Às vezes estamos esperando uma radiografia do nosso ser, de quem somos. Além da espera pela nossa vez, também ficamos com medo quando Deus toma o controle da coisa, e nos coloca em lugares mais perigosos e faz a gente passar por provações e testes. Mas a gente sempre tem que lembrar que Deus nos dá o colote de proteção antes, a sua palavra, Sua compania e presença sempre ao nosso lado. Quando Deus quer nos revelar de verdade quem somos, temos que, além de estar dispostos a ser pacientes, confiar no Seu poder e em toda a sua capacidade de fazer as coisas funcionarem. Nâo importa o quanto barulho façam, e o quão grande sejam os desafios, Deus vai estar com a gente, e com certeza isso servirá para crescermos e sermos testados, para mudar e curar alguma doença ou anomalia em nossa vida. Ainda não gosto de esperar em salas de espera, acho um verdadeiro saco, mas isso me faz refletir na grande espera que a vida é, com diversas coisas. Espera por alguém certo, pela faculdade certa, trabalho certo, filhos, amigos, respostas de oração e infinitas coisas que exigem paciência da gente. Minha sala de espera agora está totalmente entregue em Deus, que me dá a segurança e toda a paciência necessária para viver a vida. Até podemos pensar: "O que Deus está fazendo comigo?" , "Será que vou sair daqui mudado totalmente, um estranho para mim?". Deus nos pega e muda a gente, arruma, ajeita, e nos capacita ainda mais para o que está por vir. Esse é um processo constante da sala de espera, a mudança e a espera, a espera e a mudança.

Um comentário:

Ryuji disse...

Noss guiamarino, tava inspirado pra esse post ein.. gostei pra caramba!

"Será que vou virar um mutante?" haeheaeahheaeaheaheaheehhaeehhe quantas vezes ja pensei nisso! XD

Pois é e quanto a faculdade certa, ainda to pesando as coisas acredita? Decidir no fim do ano passado parece ter sido em outra vida. As coisas mudam muito depressa e sei lá, acho que o que tenho que fazer é esperar mesmo, pra ver se algo acontece e me faz ver se estou no lugar certo.

Caramba, me estendi demais =p
atemais abço