sexta-feira, 7 de março de 2008

Os versos esquecidos do "Parabéns pra você"

Quando fazemos aniversário ficamos todos felizes, nossa família também, as crianças, os amigos, até o papagaio e o cachorro expressam felicidade. E nos reunimos para a festinha, um momento especial reservado com a gente como o foco da noite, como a atração principal, o tudo. A gente faz tudo o que sonha, e colocamos as velhinhas para sonharmos mais com o futuro que nos espera. Todo esse ritual de festa de aniversário, tendo a gente como o ator galã da noite.
E vem sagadinhos, bolos, pizzarias, churrascarias, aqueles sem festa, os baladeiros, debutantes, e muitos outros. O que importa é que, sempre, em algum momento do dia, quer a favor ou contra a nossa vontade, nos cantam uma bela música, desejando a nossa felicidade no dia em que nascemos.
Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida.
Muito sábios esses versos. Desejando a felicidade, e muitos anos de vida. É muito, muito bom escutar isso de pessoas queridas e amigos. Porém há alguns versos esquecidos dessa canção popular de domínio público repercutida de geração a geração. Versos que caíram no esquecimento, mas que realmente dão vida aos outros versos, e completam a canção de forma singular. Na minha opinião, esses versos deveriam ser lembrados sempre. Indago o porque de terem sido esquecidos e exilados das nossas cordas vocais.
Com Deus ao seu lado
Um novo porvir
Que a vida lhe seja
um eterno sorrir.
Na verdade, esses versos são a canção, o porque da canção existe. Por Deus estar ao nosso lado vivemos. Por ele nos dar um novo dia, porvir, é que vamos envelhecendo e avançando os anos. Assim com muitas felicidades a vida é um eterno sorrir, ao lado de Deus que nos dá nosso aniversário a cada ano. Quão maravilhosos para mim são esses últimos versos, porque expressam o que a real vida é: um real e vazio nada sem Deus. Versos assim, e cantados dessa forma é que me ajudam a acreditar, crer e viver de forma a aceitar o amor de Deus em minha vida e sua compania.
As últimas gerações esqueceram esses versos, e ninguém mais os canta. Será esse o porque, ainda que de forma sutil, que todos hoje parecem estressados, à procura de uma felicidade nunca realmente encontrada? Será esse o motivo da perda do sorrir em tantas pessoas? Porque todos se rendem à mentira de viver atrás de um sorriso falso e um andar hipócrita? Será que as pessoas de verdade se esqueceram daquele quem as dá muitas felicidades? É o que me pergunto toda vez que estou numa festa de aniversário e vejo tantas pessoas, que se dizem cristãs ou não, cantando esses versos. Muitas vezes num tom de deboche, outras num tom de discordância, ainda outras, num tom de indiferença. Não é possível esquecer isso! Não tem como! Deus ao nosso lado sempre, e sempre! Cada momento nos dando um novo amanhecer e um novo porvir. Deus nos dá um futuro! Será que todos se esqueceram disso? Deus nos ajuda a viver, em meio a dificuldades e stress e tudo o mais, nos dando um eterno sorrir! Será que todos, na corrida frenética e na evolução da nossa história se esqueceram disso? Irei eu um dia esquecer também, e assim esquecer do motivo pelo qual avanço meus dias? Que Deus me permita nunca o esquecer, e não me cansar de cantar os versos esquecidos da música mais cantada em aniversários.
Com Deus ao seu lado
Um novo porvir
Que a vida lhe seja
Um eterno sorrir!

Um comentário:

Ryuji disse...

Nunc tinha ouvido falar disso
mas que faz sentido, faz.