quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A paulada do Profeta

Existia um tal profeta do Senhor que vivia em Israel nos tempos de Davi. E sim, continuando a história, nos tempos em que ele matou praticamente seu servo Urias, para ficar com sua mulher, Bate-Seba, em razão do adultério que tinham cometido. Que confusão na casa real! Urias tinha morrido, e agora a mulher dele, grávida, vira esposa de Davi? Muito mal contada essa história. Como vimos anteriormente, o Senhor não aprovou a decisão de Davi, e vai avisá-lo disso, por isso manda o profeta, chamado Natã, para falar com ele.
O seu Natã chega como quem não quer nada, vindo por parte do Senhor, contando aparentemente uma história inofensiva sobre dois homens. Um era muito rico, o outro, muito pobre. Eles viviam numa cidade e tinham ovelhas. O rico tinha uma grande, enorme quantidade de ovelhas, latifundiário, investia, era um desses grandes magnatas da pecuária. Porém o pobre só tinha uma única e frágil ovelha, e não tinha mais nada. Cuidava da ovelha como se fosse sua filha, afinal tinha a comprado e a criado, junto com seus filhos, em sua casa. A ovelhinha comia do seu próprio prato e do seu próprio copo, e ainda dormia nos braços de seu dono. Uma grande relação homem-ovelha, muito bonita, digna de sentimentos profundos, e por favor, nada de sentimentalismo.
Num belo de um dia, chega um viajante na cidade, na casa do homem rico é claro. Para fazer as honras e um banquete, o homem rico não quis pegar uma de suas centenas de ovelhas e de seu gado para dar ao viajante, mas tomou a ovelhinha do pobre homem. Tomou-a e a preparou para o viajante que tinha chegado. A história acaba aí, porque somos interrompidos pelo grito de Davi ao ouvir essa história do profeta Natã. Davi, bufando, irado disse algo assim: "Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto!" Ainda falou que o homem rico deveria reconstituir quatro vezes mais o homem pobre, como um tipo de indenização pela ovelhinha.
O que Davi não sabia, e sua ficha ainda não tinha caído por completo, é que Deus estava falando, por meio do profeta, que ele era o homem rico! Chega então o momento esperado por todos! O momento da grande paulada do profeta, da grande revelação, e da cara de Davi estatelada no chão de culpa e arrependimento. Natã vira pra Davi, o olha como se fosse a última vez (provavelmente ele deveria estar pensando: "falar isso pra um rei não deve ser boa coisa, em que que é que Deus foi me meter dessa vez."). Finalmente, toma fôlego e fala:
"Tu és o homem! Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e Judá; e , se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.
Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que mal era perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.
Agora pois não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser sua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.
Porque tu o fizeste no oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol."
(2 Samuel 12: 7-12)

Que droga! Cara, Davi devia estar com a moral mais baixa que a pontuação do Corinthians nesse campeonato brasileiro (e olha que eu sou corinthiano)! Natã o expôs de tal maneira que Davi ficou perplexo e sem reação. Não tinha o que fazer senão assumir de fato o erro, e pedir perdão. Mas para isso era necessário arrependimento. E esse foi o momento em que a ficha de Davi caiu como as bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki caíram no Japão. Ele toma então consciênciado pecado, se arrepende e pede perdão a Deus, falando com Natã. "Pequei contra o SENHOR" diz Davi, e a resposta de Natã é esta: "Também o SENHOR te perdoou o teu pecado, não morrerás."
Essa história é uma baita de uma paulada em Davi, e também em nós de vez em quando. Quando procuramos esconder as coisas erradas que fazemos, e procuramos as esquecer, ao invés de pedir perdão a Deus, e nos libertar de toda maldade que há em esconder os erros. Quando somos bofetados, estatelados no chão, com dados da realidade, e somos postos frente a frente com o que somos de verdade, devemos assumir o erro para nos libertar. Assim como Davi, às vezes Deus nos faz encarar ele e acabar sendo tratados à pauladas de realidade, afinal não somos ninguém, e devemos sempre descer do pedestal do orgulho, justiça própria e auto-afirmação. É nessas horas que Deus faz isso, deixa-nos no chão, para nos humilharmos, sermos um pouco mais parecidos com Ele, e assim conseguirmos o perdão vindo do arrependimento, e a liberdade vinda da graça eficaz do Deus dos céus e da Terra, Deus das ovelhinhas e dos Reis, dos ricos e pobres, dos pecadores e imperfeitos, adúlteros, cobiçadores, e todo aquele que esteja disposto a deixar sua condição, e encarar a realidade de quem na verdade é: ninguem. Para então depois ser erguido pelo SENHOR dos exércitos, Deus de tudo o que existe.

Um comentário:

Ryuji disse...

é...
tow lendo essa historia só hj =P
mt bowa esa liçao d natã
E q Deus salve o corithians!! xD