terça-feira, 30 de outubro de 2007

A mancada de Davi

No tempo em que os reis, governantes, ainda participavam das conquistas, guerras e muitas outras coisas que envolviam o contato com o povo, vivia Davi. Sim aquele das pedrinhas, que matou o gigante, Golias. Davi, que era parrudo, não muito alto, e ruivo. Que matou o gigante filisteu e livrou a mão do povo de Isreal na época do primeiro rei, Saul. Que por causa disso teve como prometida a mão da filha do rei, e ainda mais, a chefia de um dos batalhões do exército de Israel. Mas essa não é a história de hoje.
O que contarei pode chocar a muitos que dizem que os caras que Deus usa e trabalha são perfeitos, não cometem erros e sempre andam no caminho certo. Se prepare, acho que sua visão sobre as coisas mudará um pouquinho após saber disso, assim como a minha mudou. Mudará a saber que Deus usa quem Ele quer, segundo a Sua vontade, e as pessoas cometem erros, são imperfeitas. As mancadas estão aí a todo momento, e vez ou outra nos achamos numa delas, é com base nessa história, que será bem forte, que tentarei te mostrar aquilo que foi me falado sobre isso, e a saída, para buscar a vontade e o coração de Deus, apesar das mancadas.
Bom, senta que lá vem história então: No capítulo 11 do livro de 2 Samuel conta-se a história de Davi, já exercendo seu reinado sobre Israel, e vencendo muitas batalhas e sendo muito bem sucedido (e bem casado). Ele estava em Jerusalém quando se levantou da sua cama e viu uma linda mulher ao passear pelo terraço da casa real. A mulher estava tomando banho, e era muito formosa (!!!). Davi mandou perguntar quem era, era Bate-Seba, mulher de Urias, um dos seus soldados (já era, tinha se apaixonado, e por uma mulher comprometida!). Davi mandou chamar a mulher (hey, ele era rei, cara, ele tinha poder...isso é preocupante.) ,e seus mensageiros a trouxeram, e ele se deitou (ou seja, fez aquilo que você tá pensando.) com ela. Depois dela se purificar de toda imundícia e sujeira do ato (!!!), voltou pra casa. (Davi, o rei de Israel, adulterou! Foi infiel! Com uma mulher casada! Um cara se enroscou com uma mulher já comprometida)
Passado um tempo Bate-Seba madou dizer para Davi que estava grávida (olha a burrada, tendo consequências). O rei Davi decide então chamar o chifrudo, ou melhor, Urias, o marido de Bate-Seba (Será que ele vai contar?). Não, ele não conta, mas só perguntou como que estava a guerra, e como andavam as coisas no exército. Então, Davi mandou Urias ir pra casa dele, visitar sua a mulher e tudo o mais, mas o bendito não quis, porque estavam todos os outros soldados acampados ali, em frente à casa real, junto da arca do Senhor. E eles sairiam para a batalha dentro do dois dias, uma batalha que não era garantida a vitória fácil sem muitas mortes.
E foi o que aconteceu, saíram. Mas o melhor detalhe, afinal, não sei se melhor, mas mais traiçoeiro da parte de Davi foi que ele mandou um bilhete para Joabe, o comandante do exército pedindo o seguinte: "Ponde Urias na frente da maior da força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra." (2 Samuel 11: 15). E foi feito, Urias ficou na frente da batalha, e como sempre os que vão de encontro primeiro tem maior chance de morrer, Seu Urias, bateu as botas. Foram os mensageiros e disseram isso a Davi (que deve ter dado aquele sorriso torto de vilão sabe? Dos filmes e etc...muito malvado.) A mulher de Urias também soube, e chorou, chorou muito, na bíblia diz que ela "pranteou", ou seja, amargura, sofrimento, choro, tudo misturado. "Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor."(2 Samuel 11:27). Olha só o que Davi fez! Me pergunto se nós, não fazemos coisas parecidas na nossa vida, cobiçamos, escondemos o erro, e acabamos por "matar" aqueles que nos atrapalham, ou que nos impedem de conseguir alguma coisa. Que feio da nossa parte não? Que feio da parte de Davi! Deus não aprova essas coisas nem um pouco.
Essa história retrata o erro de Davi, seu pecado, e a desaprovação de Deus perante isso. Mostra a imperfeição de todos, e que nunca devemos nos vangloriar porque somos mais certos que outros, sempre teremos nossos podres para nos botar no chão. Outra coisa, Deus ainda usa Davi, Ele não irá simplesmente descartá-lo pelo pecado dele, ainda haverão muitos dias, e muitas gerações de Davi irão viver. Há muita história a se contar. A mancada de Davi aqui serve para botar a gente um pouco no chão, e prestarmos atenção no que temos feito, porque somos também sujeitos a errar, a cobiçar, a matar, a desobedecer, a brigar, a destruir. Assim como em 1 João 1:8 está escrito: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós". Infelizmente, nunca estaremos livres de cometer erros, e não podemos dizer que nunca cometemos nenhum pecado, nenhuma mancada e nenhum erro.
Mas calma! Ainda há esperança, a história de Davi continua, numa próxima postagem falarei disso, e da conversa que ele teve com um profeta de Deus chamado Natã. Uma coisa que aprendi é que nunca nossa condição é a condição final que estamos, porque sempre estamos sujeitos a mudanças, quer para melhor ou pior, somos humanos, somos mutáveis. Mas Deus, esse é imutável, por isso que podemos confiar nele! E ele trabalha na gente de forma misteriosa, e maravilhosa que nem mesmo nós, com toda a inteligência que temos, conseguimos entender. Apesar de qualquer que seja o erro nem tudo está perdido! "Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." ( 1 João 1:9)

2 comentários:

Ryuji disse...

pois é
mancada todo mundo da...
e pior ainda é quando essa mancada é a única coisa que nos separa do que a gente realmente quer.
Mas é normal essas coisas... é o tal do livre arbítrio que você ja falo em uma postagem sua...
é foda msm xD
ate+ abços

Liih* disse...

eu sei que eu já disse isso.. mas eu adoro seus textos =)

só uma coisa.. davi era ruivo? tipo.. judeu ¬¬ ahiuahiuahiuahuia


e faltou a risada de vilão do Davi..
melhor representada por 'mwhuawhuawhuaw'

=****