sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sobre confiar

O Salmo 91 aborda muitas coisas sobre quem confia em Deus, e quem segue Seus caminhos. Aborda segurança, e mais que isso, a garantia de não errar, de não tropeçar. Aquele que reconhece o Senhor como refúgio tem seus caminhos em segurança, e terá paz e seus passos direcionados pelo Criador de todas as coisas. Mas então por que isso soa tão distante da gente no dia-a-dia? Por que confiar em algúem aparentemente inseguro, que não se pode ver, e que de primeira mão não oferece nenhuma garantia é tão difícil? Por que confiar em Deus é tão difícil às vezes? É Sua vontade que nos parece estar tão longe? Ou será que somos homens de pequena fé? Será isso uma característica humana, ver para crer? Será que no fundo somos todos Tomés ignorantes à tudo o que é realmente vindo de Deus e sobrenatural?
A reposta é muito profunda, e muito além da imaginação humana, e da razão, e da ciência, e de tudo o que foi nosso. Porque a mente de Deus e tão mais inteligente que a nossa, que nunca conseguiremos pensar como Ele, muito menos entender de fato o que Ele faz. O que temos são pistas, sinais, na bíblia e no nosso viver, das mostras de Deus à nós. Aí, meu amigo, Deus vai se revelando à nós, e somente o andar com Ele pode interpretar de fato essas revelações.
Aí entra a confiança. Algo que vai além do que a gente é no mundo, transcende o nosso ser, vai além de muitas das coisas que podemos imaginar. O livro de Provérbios no capítulo 3, verso 5 diz: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não se apoie no seu próprio entendimento". A confiança em Deus é algo que deve ir além do nosso pensar, da nossa inteligência. É algo maior, mais profundo, numa camada mais funda e mais significativa da nossa vida. Requer uma entrega e fé.
A Fé em confiar em Deus vendo que as coisas estão dando erradas, confiar apesar de tudo estar desmoronando. Ver mil caírem do seu lado esquerdo e dez mil do seu lado direito e ainda assim não se desviar do caminho da luz. Permanecer confiando, no mundo de hoje, no mundo humano, no nosso mundo, é uma das coisas mais difíceis da vida. A confiança no Senhor nos requer a consciência que Ele está no controle da situação, não importa que rumo as coisas tomem. O que pode ser totalmente errado, sem noção, fora do normal, loucura para nós, pode ser o certo para Deus, e Seu propósito, segundo a Sua perfeita vontade. Essa é uma das coisas que dá muita dor de cabeça em muita gente. Como descobrir a vontade de Deus? Como saber o que Ele quer? Como saber que Ele não mudou de opinião? Como saber que Ele está do meu lado? Muitas perguntas, e aparentemente poucas respostas.
"Mas o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7). A caminhada de confiança, pode parecer confusa, mas é empolgante à medida que se vive em prol de conhecer a vontade de Deus. Confiar nele, entregar o nosso caminho, nos levam a conhecer mais sobre Deus. E assim Ele nos revela e nos guia, mesmo nós não sabendo em que enrascada estamos nos metendo, mas ainda assim confiando, e tendo fé nesse único Senhor e Salvador das nossas vidas. Uma das coisas mais importantes sobre confiar é reconhecer quem Deus é e do que Ele é capaz. E assim saber o que Ele faz por nós, e como nos trata, sendo a nossa condição de Filhos e Filhas de um Deus tremendo. O Salmo 139 fala muito sobre esse Deus, que tudo sabe e tudo pode, que nos guia pelo caminho eterno, e nos sustenta por esse andar. É um assunto para uma próxima postagem.

Nenhum comentário: