quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Perdoar é + barato

Essa foi uma frase que ouvi de meu professor de religião, na oitava série. Interessante pensar assim, porque realmente, depois de viver um pouco mais, e ter mais experiências, concordo com ele. Perdoar é mais barato. Por infinitos motivos, os quais muitas vezes podemos achar fúteis, mas que fazem uma boa diferença na vida. As razões do perdão são realmente sem nenhum sentido. Onde já se viu abrir mão da sua justiça e de seu direito por uma pessoa que te fez mal? Ou deixar o seu interesse, num mundo tão completamente egoísta no modo de viver, em favor de outra pessoa? Realmente, nos dias em que vivemos, o perdão é visto com desdém e indiferença.
Logicamente então, não perdoar deveria ser mais caro, não? Muitos acham que não, balela, sem sentido, completamente fora do mundo essa afirmação. Bom, vamos criar uma situação hipoteticamente real aqui agora. Temos eu, que não perdoei meu amigo, por ele ter me dado um empurrão no jogo de futebol, em seguida de vários socos, sem misericórdia, me deixando desmaiado, tudo por causa de uma bola entre as pernas dele. Fico muito bravo com ele, e não o perdoo, mesmo ele pedindo desculpas. Sei que talvez ele esteja arrependido, mas o que fez comigo não é digno de amizade nenhuma, nem perdão. Me distancio dele, o que antes era um amigo, vira um colega, alguém, mais um. Alimento meu rancor, vindo do ato de eu não tê-lo perdoado. Assim, começo o pior, a falar mal dele. Não muito depois desconfio que ele esteja falando mal de mim também, e assim, tornamos-nos inimigos. O problema é que a mãe dele ainda me dá carona todo dia! Tenho que ver a maldita criatura todos os dias da minha vida escolar? Estarei fadado à essa vida de sofrimento? Com todas as minhas forças começo a odiá-lo. E as coisas começam a se complicar, ficar mais sérias, e meu ex-amigo percebe e entra no "jogo"também, meu ódio por ele faz ele me odiar também, e esquecer do arrependimento. Por causa disso, não consigo mais estudar, nem ver TV, nem comer, nem fazer qualquer outra coisa sem que seja consumido por esse ódio. Meu tempo, meu dinheiro, e até o meu talento tem sido usado para fazer o mal, ao meu ex-amigo. Tudo por causa de uma pequena briga no futebol. Acabo sem dinheiro, sem tempo, e com várias complicações. Gastrite devido ao nervosismo de estar junto ao meu inimigo, muitas dores de cabeça, e um dano psicológico bem interessante, além de não confiar em mais ninguém. Se eu tivesse perdoado teria sido mais barato.
Essa situação pode parecer exagerada, e até mesmo cômica, mas é, ainda que em menor escala na realidade, o que acontece por aí. Grandes amizades são transformadas todos os dias em verdadeira rivalidades e inimizades. Num mundo cão, onde todos querem passar por cima dos outros, o perdão tem sido deixado de lado, o que faz muito mal para a sociedade. Perdoar É o melhor caminho, guardar rancor é o pior. Lembre-se que, mesmo nós, eu e você, sendo errados do jeito que somos, Deus mandou seu Único Filho para morrer pela gente e nos Salvar, nos perdoou pela sua infinita graça e abundante misericórdia, e nos aceita, sem rancor. Liberte-se do que te faz mal! Perdoe, ame. Porque de fato, perdoar é + barato. O Deus da Salvação nos perdoou para sermos livres com Ele, perdoe também, e liberte-se!

3 comentários:

Unknown disse...

Tão simples e tão verdadeiro, mas alguém precisa dizer, não é?
Aki está a fórmula para poupar mta dor de kbça
abração kra,

Lopez

Ryuji disse...

poutz guiamarino
é mesmo, perdoar é dificil mesmo
mas depois da algo bom dentro da gente e todo o mal que estava ali disposto vai sumindo.
Flw ae ate mais

Unknown disse...

Amigo...é lindo o que você escreveu...mas muitos se perguntam O QUE É PERDOAR?
você podewria dizer algo e depois enviar-nos?
meuamigodhavi@yahoo.com.br

Lí uma vêz que
PERDOAR É VOLTAR A SE DAR...

Um abraço do amigo Davi