sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Salmo 139

Senhor, tu me sondas
e me conheces
Sabes quando me assento
e quando me levanto
de longe penetras os meus pensamentos.
Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar
e conheces todos os meus caminhos.
Ainda a palavra não me chegou à língua,
e tu Senhor, já a conheces toda.
Tu me cercas por detrás e por diante
e sobre mim pões a mão.
Tal conhecimento
é maravilhoso demais para mim;
é sobremodo elevado, não o posso atingir.
Para onde me ausentarei do teu Espírito?
Para onde fugirei da tua face?
Se subo ao céus lá estás;
se faço a minha cama
no mais profundo abismo,
lá estás também;
se torno as asas da alvorada
e me detenho nos confins dos mares
ainda lá me haverá guiar a tua mão
e a tua destra me susterá.
Se eu digo: as trevas, com efeito,
me encobrirão,
e a luz ao redor de mim se fará noite,
Até as próprias trevas não te serão escuras:
as trevas e a luz são a mesma coisa.
Pois tu formaste o meu interior
tu me teceste no seio de minha mãe
Graças te dou, visto que por modo
assombrosamente maravilhoso
me formaste;
as tuas obras são admiráveis,
e a minha alma o sabe muito bem;
os meus ossos não te foram encobertos,
quando no oculto
fui formado e entrecido
como nas profundezas da terra.
Os teus olhos me viram
e a substância ainda informe,
e no teu livro foram escritos
todos os meus dias,
cada um deles escrito e determinado,
quando nem um deles havia ainda.
Que preciosos para mim, ó Deus,
são teus pensamentos!
E como é grande a soma deles!
Se os contasse, excedem os grãos de areia;
contaria, contaria,
sem jamais chegar ao fim.
Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso;
e apartai-vos, pois de mim,
homens de sangue.
Eles se rebelam insidiosamente contra ti
e como teus inimigos falam malícia.
Não aborreço eu, Senhor
os que te aborrecem?
E não abomino os que contra ti se levantam?
Aborreço-os com ódio consumado;
para mim são inimigos de fato.
Sonda me, ó Deus, e conhece
o meu coração
prova-me e conheces os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho mau
e guia-me pelo caminho eterno.

Nenhum comentário: