sábado, 27 de outubro de 2007

"Vê se há em mim algum caminho mau..."

Quando pedimos, como o salmista pede no salmo 139, para Deus nos sondar, e nos vigiar, e guiar pelo caminho eterno, além disso também dizemos, "Vê se há em mim algum caminho mau". Isso implica erros, transgressões, tropeções na conduta de vida. Afinal, você poderia me dizer, que todos erramos, e todos cometemos, vez ou outra, algum erro. Claro que sim, somos humanos!
Mas há muito mais por trás disso, muito mais que um simples erro. Caminhos maus não são apenas erros isolados, mas uma conduta fora do padrão correto, uma conduta destrutiva, que leva a morte espiritual. Lidar com o tema "pecado" é muito difícil, pois muitos tem opiniões diferentes, alguns mais liberais, outros mais conservadores. Vou ser bem geral aqui, não aprofundando muito, mas passando o principio da coisa, e ligando com o que quero opinar e filosofar sobre a coisa.
Sobre nossa posição quando erramos, nossa consciência. O que fazemos quando estamos errados, e sabemos disso? Continuamos no erro? Há um proverbio que diz mais ou menos assim: "Se você percebe que está num caminho errado, então saia dele!" Porque milhões de pessoas sabem que estão erradas, fazendo coisas que não serão boas para a vida delas e, ainda assim, continuam fazendo? Há coisas tão difíceis de explicar como essa e o livre arbítrio. Mas, afinal, o que realmente importa? Nós sabermos todo o funcionamento do porque erramos, ou sabermos que há perdão para pecadores arrependidos?
Tenho feito muitas perguntas ultimamente, e lido muito o livro dos Salmos. O salmista Davi tem uma vida interessante quanto a erros, e seria muito bom discutir isso nas linhas desse blog, para aprofundar melhor esse tema. Nesse específico salmo, nos específicos versos que comento: "Vê se há em mim algum caminho mal", está embutido uma confiança muito grande, além de arrependimento, e o reconhecimento de Deus como o que Ele realmente é: Senhor de tudo o que há na terra, nos mares, e nos ares, e de todo o universo. O pedido para Deus sondar o coração, estar perto, olhando e circundando a vida dele é um dos pedidos mais sinceros de uma vida em relacionamento e intimidade com Deus. Por que? Ao pedir isso, permitimos que Deus interfira na nossa vida com a opinião dele, e implica ouvir a voz de Deus, se caso não andarmos conforme a sua vontade.
Quando faço a mesma oração, sei que posso esperar uma resposta não muito boa ou favorável a mim, pelo meu andar, e pelos meus erros. Mas o interesse em corrigi-los é algo notável, e Deus é atraído de alguma forma com isso, ele reconhece o coração do arrependido, e tem infinito perdão e misericórdia de todos aqueles que se entregam aos Seus pés. Esse Deus é incrível! Sem nem mesmo merecermos, Ele perdoa, ama, e ainda por cima nos sonda e nos avisa quando estamos indo em direções erradas. Tudo o que temos que fazer é prestar atenção a Sua voz. Buscar de coração o contato com Ele, e o relacionamento fiel e íntimo com Deus. Aí então conseguiremos ter moral suficiente para negarmos a nós mesmos, reconhecermos o nada que somos diante dEle, e realmente nos entregarmos a Deus. Meu Deus, vê se há em mim algum caminho mal! Vê se em meu caminhar eu errei, e corrige, anda junto a mim, guia-me pelo Seu caminho, o caminho eterno, e me faça novo, renove meus caminhos. Sonda-me, fique perto de mim, pois me entrego a você, e confio plenamente no que tem reservado para a minha vida. Tire meus erros e jogue-os fora, transforme minha vida, e me mostre a Tua palavra. Essa é a oração de Davi, de muitos Cristãos hoje em dia, minha oração, sua oração, e a oração que demonstra tanta coragem, humildade, entrega e confiança no Deus que tudo pode, tudo vê, e tudo sabe.

Um comentário:

Ryuji disse...

é guiamarino
sair do caminho errado é barra
mas tem q ser né
flow abço