quarta-feira, 6 de junho de 2007

"Papai, fiz caca!"

Quando era um garoto e ainda dependia de fraldas, costumava fazer minhas necessidades sem ir ao banheiro, e isso era bom para mim. Podia brincar e ser livre, sem precisar sentar num vaso ou pinico(o que era a maior tortura para mim), tinha algo que me protegia: fraldas descartáveis, meu símbolo de inocência.
A medida que cresci, as fraldas não eram mais tão costumeiras, e no começo, confesso que foi difícil. Sujava minhas calças quase sempre. O interessante é que quando crianças fazem isso usam uma frase que é colocada de forma tão criativa e inocente, e muito conficente. Chamava meu pai e dizia:"Papai, fiz caca!". Então ele me pegava, trocava minhas calças, de preferência um banho, e pronto! Estava preparado para ser livre de novo, sem um peso adicional atrás de mim. Meu pai não surtava nem nada, só me ensinava o jeito certo de usar o vaso, e a chamar ele quando quisesse usá-lo e quando fizesse algo "sujo" de novo.
Como o tempo passa e as pessoas aprendem, aprendi a usar o vaso, mas ainda usava aquela frase. "Caca" virou sinônimo de "fiz alguma coisa errada", de qualquer categoria, seja quebrar um vaso, sujar toda a parede com tinta que tinha caído, meu irmão com o queixo rasgado por causa de uma pequena briga na rede de casa ou uma nota baixa na escola. Erros, os quais me arrependia de ter realizado, e tinha sofrido as consequências, como a merda que pesava em minhas calças quando criança.
E meu Pai agia sempre da mesma forma, com uma bronca costumeira, e um "Eu disse pra não fazer isso.", mas com amor e um pouco de um estranho humor, o que me deixava embarassado e à vontade. Ele, me amparava, e procurava consertar o que tinha quebrado em minha vida, como se depois disso estivesse livre de novo para viver. Ele nunca deixou de me ensinar a não tomar erros como exemplo da vida de uma pessoa, mas sim como aprendizado. Quando venho a ele dizendo "Pai, fiz caca", ele está sempre pronto me ajudar a resolver, não importa o quanto custe. Aprendi com isso que se importar com a vida do filho tem sido tudo o que os pais pensam, não em erros, mas em aprendizado. Afinal, somos crianças, não sabemos viver direito, temos que ter alguém para nos ensinar não? Ensinar a viver, a superar as dores, a vencer os fracassos e aprender com os erros para não cometê-los novamente. Assim viver da melhor forma, e ser livre realmente, sem nenhum peso em nossas calças.
Creio que Deus nos trata da mesma forma, e é assim que Ele aje em nossas vidas. Tentando nos ensinar a viver da melhor forma, aproveitar a vida completa que só Ele pode dar. Basta dizermos uma frase para Ele nos confortar, nos limpar, e nos libertar de todas as más escolhas que fizemos. Porque Ele É nosso Pai, e se importa conosco, e pode nos ensinar a viver em libedade. Eu digo "Papai, fiz caca" todos os dias a meu Pai, porque sei que sou falho, e sei que Ele pode me ensinar a ser quem realmente sou, sem o peso das minhas fezes me atrapalhando quando eu for andar.

Um comentário:

Liih* disse...

haiuhaia altas revelações Iamarinísticas
o Gui defecava nas calças e o Gui falou uma palavra de baixo calão!

:O