sábado, 28 de julho de 2007

Contradições




"Assim, estou orando, mesmo sem saber como orar. Descanso, mesmo quando me sinto impaciente; tenho paz quando estou sendo tentado; sinto-me seguro em meio à ansiedade. cercado de uma nuvem de luz, mesmo quando estou no meio das trevas; em amor, enquanto ainda tenho dúvidas."(Henri Nouwen - The Road to Daybreak - Estrada para a paz)

Em alguns momentos podemos nos sentir cercados de contradições. Temos fé quando tudo está se perdendo, esperança em meio a situações irreversíveis, paz em meio a guerrra. O próprio Jesus foi pego em contradições: o Filho de Deus, andando em meio à pecadores, prostitutas e marginais da sociedade? Ele contradizia tudo o que os religiosos da época acreditavam, e tudo o que eles haviam com tanto trabalho conquistado: dinheiro, poder e a manipulação do povo. Jesus veio, com as contradições, levar a palavra de Deus, e sua luz, no meio das trevas.
A própria fé pode parecer contraditória e muitas vezes confusa. Loucura para as pessoas, enfim, algo que parece não ser racional. Porém são essas contradições que nos fazem prosseguir e continuar no caminho. Porque Cristo veio para buscar e salvar o perdido e não o que é achado. Porque a vida é para aqueles que tem morte, a luz para aqueles que estão em trevas. Deus se entregou para salvar a todos do pecado, não da vida religiosa e certinha. Porque todos somos maltrapilhos e precisamos de ajuda, em nossas contraditórias vidas, pedimos por uma louca salvação. Salvação que vem de uma fé, que é loucura para a razão, e foi dada de graça pelo Pai. No fim, nossa vida está cheia de contradições, e ansiamos pelo dia em que essas se tornarão em luz, somente luz, na presença do nosso Deus. Enquanto isso depositamos nossos anseios, ilusões, sonhos, vitórias e derrotas naquele que primeiro nos amou, fonte de toda paz.

Mantenha seus olhos naquele que se recusa a tranformar pedras em pão, que não pula de uma grande altura e abdica de governar com grande poder temporal. Mantenha seus olhos naquele que diz: "Bem aventurados são os pobres, os mansos, os que choram e aqueles que têm fome e sede de justiça; bem-aventurados são os misericordiosos, os pacificadores e aqueles que são perseguidos por causa da justiça". Mantenha seus olhos naquele que foi pobre com os pobres, fraco com os fracos e rejeitado com os rejeitados. Aquele que fez esssas coisas é a fonte de toda paz. (Henri Nouwen - Extraído da Revista World Vision )

Nenhum comentário: