terça-feira, 3 de julho de 2007

Um Deus que sorri!

Quantas vezes nos deparamos com imagens de um Jesus triste? Quantos quadros, imagens, e pinturas expressam sempre tristeza, dor e amargura na face desse homem-Deus? Porque sempre isso? Será que Jesus não deu nenhum sorrisinho na vida dele aqui na Terra? Será que esse Deus é um Deus triste, sem felicidade, sério, e portanto, sem sorrisos? Quando pensamos em Deus, ou em qualquer "divindade" que pregam por aí, sempre pensamos em alguém sério demais, rancoroso, como um comandante de um exército ou algo parecido. Pouco se pensa em alguém que expressa felicidade, bondade e alegria. Mas será que foi assim de fato como o nosso Salvador Jesus Cristo viveu na Terra? Sem nenhum sorriso sequer? Duvido.
Lendo os evangelhos descobri que todos os retratos de Cristo feitos por homens talvez estivessem equivocados. É lógico que Cristo sofreu, teve tristezas, e muito profundas e amargas. Seu foco de vida foi morrer em favor dos pecadores, o que gerou um baita sofrimento não só físico, mas psicológico. Mas a diferença entre um simples homem e esse grande Salvador é justamente a maneira como encarar isso. Durante sua vida, Jesus pregou às multidões e aos seus discípulos com tanta empolgação que não é possível que o fizesse com um semblante triste. Suas peregrinações entre as regiões da Judéia, Samaria, Decápolis e Galiléia, mostraram às pessoas um Deus feliz e capaz de dar um amor sobrenatural, muito além do que se pode dar normalmente. E ainda depois de sua morte, veio a ressurreição, que gerou sorisos em todos aqueles que o conheciam, e provavelmente no próprio Jesus também. Seu sorriso tinha algo diferente, mudava as pessoas. Era e é como uma centelha ardendo em chamas, de um fogo que não fere, mas cura, dentro de cada um que é agraciado com este gesto de amor. Muitos foram impactados com o sorriso de Jesus. Entre eles temos: Zaqueu, Maria Madalena, Marta, Lázaro, José, Maria(sua mãe), João Batista, Pedro, Tiago, João, Matheus e todos os discípulos e muitos, mas muitos outros que vão até os dias de hoje.
Imagine-se no lugar de qualquer um desses caras. A empolgação em ver o olhar amoroso de Jesus e seu sorriso que emana empatia e felicidade nunca vistos antes. Um sorriso de aceitação, motivação, empolgação, alegria e amor. Não é a toa que todos os impactados com o sorriso de Jesus nunca mais o deixaram, e seguiram sempre de perto sua vida. Ainda há muito o que se ver sobre este sorriso tão misterioso e incomum, pouco tratado em todo esse tempo. Mas um sorriso que sempre esteve nos evangelhos, em cada festa que Jesus ia, em cada pecador arrependido que perdoava, em cada gesto de amor para com os outros, em cada milagre, parábola e história contada pelo grande, único e Salvador Jesus Cristo. Que esse sorriso possa atingir você também, assim como fez a mim. Temos um Deus que sorri!

Nenhum comentário: