quinta-feira, 12 de julho de 2007

O Baixinho

Para ínicio de conversa não tenho nada contra baixinhos, escaladores de formigueiro, tampinhas, salva-vidas de áquarios, pintores de rodapé, progetos de gente mal sucedidos (coitados, essa não foi legal), escaladores de meio-fio, entre outros da categoria.
Vou falar sobre um cara desses, só que sua profissão era um pouco mais bem remunerada que essas que citei. Ele era um cobrador de impostos (urgh!), cara da grana, maioral entre os políticos, cheio de bufunfa(caixa dois com certeza). Pode se dizer que seu círculo de amigos não era de se chamar "grande", mas tinham alguns interesseiros no meio do caminho, sempre tem. Seu nome era Zaqueu ("Za" o que? hã??), pra completar era baixinho.
Aconteceu que um dia, na cidade de Jericó, onde ele morava, um cara resolveu aparecer. Esse cara tava ficando famosinho já, curando alguns, realizando algumas festas diferentes, mudando o jeito de se encarar o relacionamento com o Deus desse povo, entre outras coisas notáveis. A fama de Jesus tinha se espalhado até Zaqueu, que queria muito ver quem Ele era. E quem disse que ele conseguiria? Do tamanho que Zaqueu, o cobrador baixinho (bom apelido!) tinha? Seria uma cena comica. Zaqueu até que era esperto para uma pessoa de baixa estatura, subiu em uma árvore! Que originalidade! Bom, pelo menos ele conseguiu ver Jesus.
E quem disse que a história parou por aí? Pois é, era o dia de sorte do baixinho. O Deus-homem vinha em sua direção! Com um sorriso estampado que Zaqueu não tinha certeza se a coisa era com ele mesmo (sabe quando não sabemos se a pessoa tá olhando mesmo pra gente ou pra pessoa do lado?). E o pior ( ou melhor, muito melhor) aconteceu. Era com ele mesmo a coisa, Jesus disse: 'Zaca, desce daí correndo, porque vou ficar na sua goma'.
Que cara atrevido! Deve ter sido o pensamento de Zaqueu, segundo o censo comum. Mas não, foi estranhamente com muita alegria que Zaqueu recebeu aquele sorriso de Jesus. Disse: 'Beleza!' e preparou uma festinha para acomodar seu convidado especial (que se auto-convidou por sinal) em sua "humilde" casa. Todo mundo murmurou por causa disso, fofoca é uma beleza, e ainda falaram mal de Jesus por ficar na casa de um cara tão errado como o baixinho da história.
Mas eles não estavam preparados para o que aconteceu depois. Entrementes, Zaqueu falou ao Senhor Jesus: "Senhor, resolvi dar aos pobres a metade dos meus bens, e se tiver roubado e cobrado algo a mais de alguém, devolvo com juros de 400%!". (nota: Zaqueu, com isso, declarou falência.)
Falei há um tempo atrás sobre o sorriso de Jesus e como ele alcança e muda as pessoas. Temos um exemplo claro disso nessa história, encontrada em Lucas 19: 1-10. O sorriso de Jesus teve uma reação tão forte em Zaqueu que ele mudou totalmente de vida. Olha só o que se auto-convidar para uma festa com um sorriso persuasivo pode fazer! Jesus alcançava as pessoas para o bem delas, e sempre acontecia o melhor. O sorriso de Jesus pode ser visto também, através de seus impactos nas pessoas hoje, só procurar e achar. "Então Jesus lhe disse:Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido".(Lucas 19:10)

3 comentários:

Liih* disse...

Aiii Gui, ri demais no começo haiuhaiuhuhiauhaia

Marçal dos Santos disse...

Filho,
Muito bom !

Ryuji disse...

heheeheh
ainda bem q eu naum me ofendo qnd me chamam d baixinho apesar d eu ser msm =/
mt bom ese post ae kra
boas ferias pra ti
t+ flwss