domingo, 30 de setembro de 2007

O Monge e o Escorpião

Henry Nouwen conta uma história de um velho que costumava meditar bem cedo, a cada manhã, aos pés de uma enorme árvore na margem do rio Ganges. Numa manhã, depois de ter terminado sua meditação, o velho abriu os olhos e viu um escorpião flutuando sem defesa sobre a água. O homem então, tentou salvar o escorpião, estirando seu braço para a beira do rio próximo à árvore. Quando tocou o escorpião, este o picou. Por instinto o homem recolheu a mão. Alguns segundos mais tarde o homem tenta novamente estirar sua mão sobre as raízes da árvore submersas e salvar o pobre selvagem animal. Desta vez o escorpião picou muito gravemente a mão do homem, a ponto que o veneno deixasse sua mão inchada e cheia de sangue, e seu rosto contorcido de dor.
Naquele momento passou um viajante, e viu o velho estirado de dor, lutando contra o escorpião e gritou:
- Ei, velho, o que há de errado com você? Só um idiota arriscaria a vida por uma criatura tão feia e maligna. Você não sabe que pode se matar tentando salvar esse escorpião ingrato?
O velho virou a cabeça, e olhando nos olhos do viajante, disse calmamente:
- Meu amigos, só porque é da natureza do escorpião picar, isso não muda a minha natureza de salvar.
Essa história me faz pensar, assim como fez com Henry Nouwen e Brennan Manning ao me contarem essa história por meio de seus livros, no símbolo do Cristo crucificado. Naquilo que chamamos de morte de Jesus Cristo, em favor de nós. E nos deparamos com um Jesus que intercede pelos seus assassinos: "Pai perdoa-lhes pois não sabem o que fazem"(Lucas 23:34). O escorpião finalmente conseguiu matar o velho monge. Jesus morreu por uma humanidade ingrata, que continua ferindo e se distanciando da verdade a cada dia, Ele morreu por nós.
E o passante, o viajante, exclama com todas as suas forças ao ver o Cristo estirado no madeiro tentando nos salvar humildemente: "Só um idiota arriscaria a vida por uma criatura tão feia e maligna!" E Jesus responde: "Meu amigo, só porque é da natureza da humanidade decaída ferir, isso não muda a minha natureza da salvar." Aqui está a razão do perdão, da repudiação do ego, da verdade que liberta, a salvação em Cristo Jesus, o homem que morreu pregado num madeiro, em favor de nós, por nossa culpa, e ainda nos perdoou.

Nenhum comentário: