terça-feira, 31 de julho de 2007

Insegurança

Quantas vezes nos sentimos inseguros, sem saber o que vai acontecer, pra onde ir, o que fazer. Muitas vezes nossas expectativas não são alcançadas, e nossos sonhos se acabam ao vento. Parece que não há nada para se segurar. A vida pode estar uma droga, sem nenhuma perspectiva de melhora. Cada passo que você dá parece não dar certo, parece esguio. E nos perguntamos: Porque isso? Porque comigo? Porque agora? Não dava pra pelo menos uma coisa dar certo? Quando as dificuldades, o estresse, e talvez até o desespero nos consomem, ficamos como um cego num tiroteio, sem saber para onde ir, com tantos estrondos diferentes soando a nossa volta.
E aí que entra uma pequena palavra chamada Fé. De fato estranha, porém reergue a gente de tantos atoleros de depressão, desespero, angústia e sofrimento. Às vezes pensamos que o andar com fé é um andar seguro, cheio de confiança, sabendo que vai acontecer e o que deve acontecer. Pensamos que pessoas com fé são mais bem sucedidas e realizadas. Mas não é bem assim. A Fé é a certeza das coisas que não se vêem, e o que não se vê não se sabe, nem sente, nem está escrito. Portanto, ter fé não é saber o que vai acontecer, ou saber do resultado bem sucedido de todas as nossas escolhas. Ter fé é exatamente ter a insegurança da vida, a incerteza, e depositá-las em alguém maior que tudo nesse mundo.
E a vida Cristã é assim, repleta de insegurança, que reflete em Fé no Deus criador de tudo o que há. Porque essa insegurança que traz fé, pois sem ela, teríamos certeza nas coisas que se vêem e saberíamos de tudo. Sabendo de tudo não precisaríamos confiar em alguém maior que nós, pois controlaríamos toda a nossa vida, e programaríamos tudo. Assim, não seria necessário ter fé. A insegurança portanto, na vida, nas escolhas, nos faz não ter a certeza do que nos espera para frente. E o fato de depositarmos tudo em alguém é a fé. As possibilidades da vida são uma dádiva de Deus. As nossas escolhas que nos levam a diferentes caminhos, e a possibilidade deles não serem como nós esperamos são incrivelmente necessários para o nosso andar de fé. Andar com fé exige insegurança, incerteza, possibilidades e confiança, principalmente, no Deus que tudo sabe, vê, e pode.
É por isso que não tenho certeza do amanhã, nem espero ter, pois sei que a vida é assim. Deposito minha insegurança naquele que me criou e sabe meu nome, meu amigo e Senhor. Tenho uma vida de incertezas, e tiro muito aprendizado disso, e de fato, muita fé. Nós podemos aprender muito com os caminhos e aprender a andar pela fé, viver pela fé e confiar plenamente em Deus. Podemos nunca saber porque que as coisas acontecem, o porque de nossos caminhas, sonhos e esperanças falharem, e talvez Deus não quer que saibamos isso, para que a gente aprenda a viver pela fé. É assim que continuo não entendendo o porque de alguns planos meus não se realizarem, sonhos que acabaram e esperanças que falharam; E cada vez mais, com isso, aprendo a andar pela fé, depositando toda a minha insegurança no Senhor; insegurança que se transforma em verdadeira fé.

sábado, 28 de julho de 2007

Contradições




"Assim, estou orando, mesmo sem saber como orar. Descanso, mesmo quando me sinto impaciente; tenho paz quando estou sendo tentado; sinto-me seguro em meio à ansiedade. cercado de uma nuvem de luz, mesmo quando estou no meio das trevas; em amor, enquanto ainda tenho dúvidas."(Henri Nouwen - The Road to Daybreak - Estrada para a paz)

Em alguns momentos podemos nos sentir cercados de contradições. Temos fé quando tudo está se perdendo, esperança em meio a situações irreversíveis, paz em meio a guerrra. O próprio Jesus foi pego em contradições: o Filho de Deus, andando em meio à pecadores, prostitutas e marginais da sociedade? Ele contradizia tudo o que os religiosos da época acreditavam, e tudo o que eles haviam com tanto trabalho conquistado: dinheiro, poder e a manipulação do povo. Jesus veio, com as contradições, levar a palavra de Deus, e sua luz, no meio das trevas.
A própria fé pode parecer contraditória e muitas vezes confusa. Loucura para as pessoas, enfim, algo que parece não ser racional. Porém são essas contradições que nos fazem prosseguir e continuar no caminho. Porque Cristo veio para buscar e salvar o perdido e não o que é achado. Porque a vida é para aqueles que tem morte, a luz para aqueles que estão em trevas. Deus se entregou para salvar a todos do pecado, não da vida religiosa e certinha. Porque todos somos maltrapilhos e precisamos de ajuda, em nossas contraditórias vidas, pedimos por uma louca salvação. Salvação que vem de uma fé, que é loucura para a razão, e foi dada de graça pelo Pai. No fim, nossa vida está cheia de contradições, e ansiamos pelo dia em que essas se tornarão em luz, somente luz, na presença do nosso Deus. Enquanto isso depositamos nossos anseios, ilusões, sonhos, vitórias e derrotas naquele que primeiro nos amou, fonte de toda paz.

Mantenha seus olhos naquele que se recusa a tranformar pedras em pão, que não pula de uma grande altura e abdica de governar com grande poder temporal. Mantenha seus olhos naquele que diz: "Bem aventurados são os pobres, os mansos, os que choram e aqueles que têm fome e sede de justiça; bem-aventurados são os misericordiosos, os pacificadores e aqueles que são perseguidos por causa da justiça". Mantenha seus olhos naquele que foi pobre com os pobres, fraco com os fracos e rejeitado com os rejeitados. Aquele que fez esssas coisas é a fonte de toda paz. (Henri Nouwen - Extraído da Revista World Vision )

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Despertando



Switchfoot - Awakening

"Aqui estamos com o céu despencando e a chuva,
Nós estamos despertando
Aqui com a nossa juventude desesperada e a dor
Estamos despertando
Talvez seja chamado de ambição, você tem falado em seu sono,
Sobre um sonho, nós estamos despertando"

Todos temos sonhos, e esperamos um despertar deles para a realidade, que todos se tornem realidade. Oro a Deus para que meus sonhos se tornem realidade, e batalho por eles. TAlvez seja chamado de ambição, mas são nossos sonhos, que em Deus temos discernimento. Sempre lembrando que: "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor".

Estamos despertando!



terça-feira, 24 de julho de 2007

O Bom Argentino (até parece...)

Um homem descia do morro, em pleno Rio de Janeiro, para o seu local de trabalho. Quando descia foi atacado por ladrões, marginais, e todo tipo de bandido que se encontrava ali. Deixaram ele quase morto e caindo do morro, sujo e esfarrapado. E ele ficou lá caído no meio da calçada da avenida, no chão, como um mendigo, urrando de dor ( imagina a cena, em pleno RJ, quase não acontece isso né?).
Foi quando passou por ali, voltando de uns de seus cultos maravilhosos, "ungidos", cheios de bênçãos ($$), e com muitas vidas transformadas, um pastor de uma igreja local. Viu o homem, semi-morto, viu que este precisava de ajuda, e fez o seguinte: Passou longe pra não pegar nenhuma doença ou algo do tipo, saiu correndo desesperadamente e marcou uma reunião de oração para interceder pela vida do rapaz!! ( Nossa, ele deve ter se sentido "o" cara que ajudou alguém ein, com o "poder" que pode curar, pois eh...tsk tsk.)
Ainda passando o dia, um músico, que por algum acaso também tocava em igrejas, passou por ali. Pode se dizer que esse músico era um líder no seu conjunto. Tocava guitarra ou violão e cantava, tinha algumas músicas, cantava forte, procurava dar o melhor de si no que fazia. Sua voz e suas repetições quando digiria o louvor eram, segundo ele, a "voz de Deus alcançando o povo" ( Várias e várias vezes de Senhor!Senhor! Tua chuva! Teu fogo! Tua noiva! Vem sobre nós! E imita leão, grita pro povo, pede pra aplaudir o senhor, e etc etc etc...tsk tsk de novo.) Quando viu o coitado do homem jogado no chão urrando por ajuda, passou rápido pelo outro lado da calçada, pensando que os assaltantes ainda poderiam estar ali. Decidiu então fazer uma música sobre a violência no Rio de Janeiro e sobre o perigo que enfrentamos todos os dias de assaltantes nos deixarem semi-mortos na calçada de uma avenida. (Olha, até que dá uma boa música.)
Mas um argentino (um ARGENTINO! Não tinha outra coisa melhor não? Esses caras que nem sabem jogar futebol?! Meu, e ainda ficam entrando no Brasil, pra ser travecos e marabalistas de semáforo! Manda eles praquele lugar! ). Então, como eu dizia, um argentino passou por ali. Ele estava de viajem ( É aproveitando pra ficar no nosso Brasil e sujar mais ele né?) e viu o homem na calçada precisando de ajuda. (Ah só falta, vai passar longe também! É argentino!) Ele chegou até o homem, o levantou, enfaixou os machucados, teve piedade dele. Depois de terminar os curativos o colocou em seu humilde carro (Argentino tem carro? Fica poluindo o mundo aí com a fumaça dele!) levou-o para uma hospedaria - um tipo hospital/hotel - e cuidou dele. No outro dia deu ao dono do lugar a quantia de dois salários e disse: "Cuide bem dele, quando voltar por aqui de novo, pagarei qualquer coisa a mais que ele gastar e todas as despesas".
O Argentino cuidou e acolheu o homem que estava precisando de ajuda. Muitas vezes nós temos muito preconceito. Não precisa ser um pastor, ou um músico, mas pode ser uma professora, um universitário, estudante, logista, tudo. Todos devemos agir como o Argentino da história, que no orignal na Bíblia era um samaritano (Lucas 10 : 25-37) , e eu parafraseei aqui pra condizer à nossa realidade. Não importa quem, se precisar mesmo de ajuda, devemos ajudar, porque esse sim é nosso próximo, que precisa de nós. Vamos então fazer o mesmo que o argentino e o samaritano.

sábado, 14 de julho de 2007

Na contramão do sistema




Pare, pense e reflita. Essa semana vou para um acampamento chamado BUSCA. E o que nós temos buscado? É felicidade com dinheiro, mulheres, álcool, sexo? Não falta nada? Ou será que somos todos perdidos tentando achar um caminho?
Eu digo que o caminho é esse.
"Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguem vem ao Pai senão por mim."
Jesus

Essa semana vocês ficam com esse vídeo, depois volto com muito mais coisas! Aguardem!
eahaehuaehuaeh.

Abrass!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

O Baixinho

Para ínicio de conversa não tenho nada contra baixinhos, escaladores de formigueiro, tampinhas, salva-vidas de áquarios, pintores de rodapé, progetos de gente mal sucedidos (coitados, essa não foi legal), escaladores de meio-fio, entre outros da categoria.
Vou falar sobre um cara desses, só que sua profissão era um pouco mais bem remunerada que essas que citei. Ele era um cobrador de impostos (urgh!), cara da grana, maioral entre os políticos, cheio de bufunfa(caixa dois com certeza). Pode se dizer que seu círculo de amigos não era de se chamar "grande", mas tinham alguns interesseiros no meio do caminho, sempre tem. Seu nome era Zaqueu ("Za" o que? hã??), pra completar era baixinho.
Aconteceu que um dia, na cidade de Jericó, onde ele morava, um cara resolveu aparecer. Esse cara tava ficando famosinho já, curando alguns, realizando algumas festas diferentes, mudando o jeito de se encarar o relacionamento com o Deus desse povo, entre outras coisas notáveis. A fama de Jesus tinha se espalhado até Zaqueu, que queria muito ver quem Ele era. E quem disse que ele conseguiria? Do tamanho que Zaqueu, o cobrador baixinho (bom apelido!) tinha? Seria uma cena comica. Zaqueu até que era esperto para uma pessoa de baixa estatura, subiu em uma árvore! Que originalidade! Bom, pelo menos ele conseguiu ver Jesus.
E quem disse que a história parou por aí? Pois é, era o dia de sorte do baixinho. O Deus-homem vinha em sua direção! Com um sorriso estampado que Zaqueu não tinha certeza se a coisa era com ele mesmo (sabe quando não sabemos se a pessoa tá olhando mesmo pra gente ou pra pessoa do lado?). E o pior ( ou melhor, muito melhor) aconteceu. Era com ele mesmo a coisa, Jesus disse: 'Zaca, desce daí correndo, porque vou ficar na sua goma'.
Que cara atrevido! Deve ter sido o pensamento de Zaqueu, segundo o censo comum. Mas não, foi estranhamente com muita alegria que Zaqueu recebeu aquele sorriso de Jesus. Disse: 'Beleza!' e preparou uma festinha para acomodar seu convidado especial (que se auto-convidou por sinal) em sua "humilde" casa. Todo mundo murmurou por causa disso, fofoca é uma beleza, e ainda falaram mal de Jesus por ficar na casa de um cara tão errado como o baixinho da história.
Mas eles não estavam preparados para o que aconteceu depois. Entrementes, Zaqueu falou ao Senhor Jesus: "Senhor, resolvi dar aos pobres a metade dos meus bens, e se tiver roubado e cobrado algo a mais de alguém, devolvo com juros de 400%!". (nota: Zaqueu, com isso, declarou falência.)
Falei há um tempo atrás sobre o sorriso de Jesus e como ele alcança e muda as pessoas. Temos um exemplo claro disso nessa história, encontrada em Lucas 19: 1-10. O sorriso de Jesus teve uma reação tão forte em Zaqueu que ele mudou totalmente de vida. Olha só o que se auto-convidar para uma festa com um sorriso persuasivo pode fazer! Jesus alcançava as pessoas para o bem delas, e sempre acontecia o melhor. O sorriso de Jesus pode ser visto também, através de seus impactos nas pessoas hoje, só procurar e achar. "Então Jesus lhe disse:Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido".(Lucas 19:10)

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Em memória

Para todos aqueles que se lembram ainda, somente uma lembrança, e fica uma saudade. Colocarei algumas coisas aqui que falam muito ao meu coração, textos de um cara chamado John Donne. Nada melhor para o dia de hoje.

"Nosso último dia é nosso primeiro dia; nosso sábado é nosso domingo; nossa véspera é nosso dia santo; nosso por-do-sol é nossa manhã; o dia de nossa morte é o primeiro dia de nossa vida eterna. O dia seguinte a isso (...) é aquele em que me mostrarei a mim mesmo. Aqui sempre me vejo envolto em disfarces; lá, então, verei a mim mesmo, mas também verei a Deus (...) Aqui tenho algumas faculdades aguçadas e outras deixadas nas trevas; minha compreensão às vezes é clareada, ao mesmo tempo que minha vontade é pervertida. Ali serei apenas luz, sem sombras sobre mim; minha alma envolta na luz da alegria e meu corpo na luz da glória" (extraído de SERMONS)

Em memória de alguém que se mostrou bom sempre, nunca deixando algum amigo na mão. Alguém que realmente fez falta, e se mostrou insubstituível em nosso meio. Alguém de quem devo ainda organizar um campeonato de futebol e fazer arranjos para cavaquinho das músicas. Alguém que se foi cedo, deixou-nos sem ninguém entender. Muitas vezes me pergunto o porquê, mas este só saberei quando me juntar a ele com o Deus dos céus. Coisas que nunca iremos descobrir o real motivo e finalidade. Ficamos triste nessa época do ano, e também lembramos das coisas boas que aconteceram em nosso meio. Fidelidade, bondade, eram características sempre presentes. Lágrimas ainda rolam, mas não com desespero, ou angústia. São gotas de lembrança, e de consciência de que ele conseguiu vencer a morte, e está com o Pai. Consciência de que a fé que ele tinha o salvou, de que a morte não tem mais efeito sobre a alma dele. Há três anos lembramos isso, sempre com o mesmo espírito, um acontecimento que mudou o nosso jeito de encarar as coisas, e nos fez prestar mais atenção na vida. Como John Donne oramos a Deus: "Faze desta melancolia e debilidade de coração um poderoso estimulante". Nos mostraremos sempre fortes e fiéis a Deus. Um dia irei revê-lo, caro amigo, e iremos nos lembrar de tantos bons momentos, não só eu, mas todos aquelas que seu toque de bondade alcançou. Era como nós, um de nós, e sempre será e estará conosco. Em memória.

"Mas de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.(...) O ultimo inimigo a ser destruído é a morte.
Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15 : 20-22, 26, 55-57)

"Morte, não te orgulhes, ainda que alguns a tenham chamado

Poderosa e terrível, pois tu não o és...
...Um pequeno sono apenas e acordamos eternamente,
e não haverá mais morte, pois tu, ó morte, morrerás."
(JohnDonne)

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Olhando para o Sol

Certo dia, andando de carro com meu querido pai, entramos em uma estrada logo de manhã, e o Sol batia em nossas caras. Senti um negócio estranho, vindo de dentro de mim, algo diferente, não sei se mágico ou não, mas algo que fez reagir de maneira ímpar. Eu espirrei.
Quando virei para o lado e vi meu pai caindo em gargalhadas pensei: "Pronto, tô todo sujo de meleca! Só me faltava isso!" Mas conferi minhas mãos, nenhum material indesejado. Perguntei então o porque dele estar rindo. Aí veio uma das respostas mais legais de toda a minha vida, talvez não a mais profunda, mas muito legal.
Ele disse que, quando era eu um pequeno bebê, minha mãe dava a missão à ele de me fazer dormir. E com essa tarefa ele me levava para passear, no seu colo, pela garagem de casa. Como bebê não tem hora para dormir, eu dormia a toda hora (vida boa naquela época). Dessa forma, quando dava meus passeios com meu pai, geralmente tinha muito sol. E foi quando ele descobriu um feito incrível. Eu espirrava toda vez que saía ao sol. E meu pai se divertia, me colocando ao sol toda vez, e me fazendo espirrar, um feito interessante, e estranho por sinal. Não me perguntem como ele conseguia me fazer dormir com tantos espirros, porque obviamente não sei.
Certas coisas nunca mudam, fico pensando. O fato de eu espirrar, quando saio ao sol, até hoje me diz uma coisa: Somos na nossa essência, sempre a mesma pessoa. Nunca mudamos no fundo, só nas coisas superficiais; como: gostos, roupas, crenças, amigos e etc. Mas no nosso ser mesmo, somos quase que intocáveis. E é como Deus nos olha, como filhos dEle, não importa o quando mudemos, na nossa essência sempre seremos isso. Criados à imagem e semelhança do Pai. Podemos crescer, mudar, espernear, tentar escapar de qualquer jeito, mas logo que olhamos para Ele, mesmo que de relance, lembramos da nossa essência, e como fomos criados. Uma hora ou outra Ele vai nos achar e a gente vai se lembrar daonde viemos. Agora, depois dessa estranha viagem de carro, lembro disso toda vez que olho para o Sol e espirro.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Nada é impossível


Depois de olhar pra esse vídeo parece que tudo fical fácil não é? Com muita determinação e persistência, nada é impossível. Lembro sempre de confiar em Deus meu pai que é por mim em todas as horas. "Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4: 13). Ele nos dá esperança pra enfrentarmos os problemas, e mesmo caindo, conseguimos relizar coisas antes impossíveis com a ajuda dEle.
A música do fundo do vídeo é uma que fala sobre Jesus, e diz: "Ele está com o mundo todo em suas mãos; Ele tem um pequeno bêbe em suas mãos (referindo-se a José, quando segurava o menino Jesus após seu nascimento)."
Nada mais a comentar, um vídeo divertido e motivador. Gosto da parte que o cara pula lá do alto do prédio pra aglomerar-se na multidão em cima do atleta. Descontem a propaganda da ADIDAS, não estou sendo pago pra isso.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Um Deus que sorri!

Quantas vezes nos deparamos com imagens de um Jesus triste? Quantos quadros, imagens, e pinturas expressam sempre tristeza, dor e amargura na face desse homem-Deus? Porque sempre isso? Será que Jesus não deu nenhum sorrisinho na vida dele aqui na Terra? Será que esse Deus é um Deus triste, sem felicidade, sério, e portanto, sem sorrisos? Quando pensamos em Deus, ou em qualquer "divindade" que pregam por aí, sempre pensamos em alguém sério demais, rancoroso, como um comandante de um exército ou algo parecido. Pouco se pensa em alguém que expressa felicidade, bondade e alegria. Mas será que foi assim de fato como o nosso Salvador Jesus Cristo viveu na Terra? Sem nenhum sorriso sequer? Duvido.
Lendo os evangelhos descobri que todos os retratos de Cristo feitos por homens talvez estivessem equivocados. É lógico que Cristo sofreu, teve tristezas, e muito profundas e amargas. Seu foco de vida foi morrer em favor dos pecadores, o que gerou um baita sofrimento não só físico, mas psicológico. Mas a diferença entre um simples homem e esse grande Salvador é justamente a maneira como encarar isso. Durante sua vida, Jesus pregou às multidões e aos seus discípulos com tanta empolgação que não é possível que o fizesse com um semblante triste. Suas peregrinações entre as regiões da Judéia, Samaria, Decápolis e Galiléia, mostraram às pessoas um Deus feliz e capaz de dar um amor sobrenatural, muito além do que se pode dar normalmente. E ainda depois de sua morte, veio a ressurreição, que gerou sorisos em todos aqueles que o conheciam, e provavelmente no próprio Jesus também. Seu sorriso tinha algo diferente, mudava as pessoas. Era e é como uma centelha ardendo em chamas, de um fogo que não fere, mas cura, dentro de cada um que é agraciado com este gesto de amor. Muitos foram impactados com o sorriso de Jesus. Entre eles temos: Zaqueu, Maria Madalena, Marta, Lázaro, José, Maria(sua mãe), João Batista, Pedro, Tiago, João, Matheus e todos os discípulos e muitos, mas muitos outros que vão até os dias de hoje.
Imagine-se no lugar de qualquer um desses caras. A empolgação em ver o olhar amoroso de Jesus e seu sorriso que emana empatia e felicidade nunca vistos antes. Um sorriso de aceitação, motivação, empolgação, alegria e amor. Não é a toa que todos os impactados com o sorriso de Jesus nunca mais o deixaram, e seguiram sempre de perto sua vida. Ainda há muito o que se ver sobre este sorriso tão misterioso e incomum, pouco tratado em todo esse tempo. Mas um sorriso que sempre esteve nos evangelhos, em cada festa que Jesus ia, em cada pecador arrependido que perdoava, em cada gesto de amor para com os outros, em cada milagre, parábola e história contada pelo grande, único e Salvador Jesus Cristo. Que esse sorriso possa atingir você também, assim como fez a mim. Temos um Deus que sorri!