terça-feira, 30 de outubro de 2007

A mancada de Davi

No tempo em que os reis, governantes, ainda participavam das conquistas, guerras e muitas outras coisas que envolviam o contato com o povo, vivia Davi. Sim aquele das pedrinhas, que matou o gigante, Golias. Davi, que era parrudo, não muito alto, e ruivo. Que matou o gigante filisteu e livrou a mão do povo de Isreal na época do primeiro rei, Saul. Que por causa disso teve como prometida a mão da filha do rei, e ainda mais, a chefia de um dos batalhões do exército de Israel. Mas essa não é a história de hoje.
O que contarei pode chocar a muitos que dizem que os caras que Deus usa e trabalha são perfeitos, não cometem erros e sempre andam no caminho certo. Se prepare, acho que sua visão sobre as coisas mudará um pouquinho após saber disso, assim como a minha mudou. Mudará a saber que Deus usa quem Ele quer, segundo a Sua vontade, e as pessoas cometem erros, são imperfeitas. As mancadas estão aí a todo momento, e vez ou outra nos achamos numa delas, é com base nessa história, que será bem forte, que tentarei te mostrar aquilo que foi me falado sobre isso, e a saída, para buscar a vontade e o coração de Deus, apesar das mancadas.
Bom, senta que lá vem história então: No capítulo 11 do livro de 2 Samuel conta-se a história de Davi, já exercendo seu reinado sobre Israel, e vencendo muitas batalhas e sendo muito bem sucedido (e bem casado). Ele estava em Jerusalém quando se levantou da sua cama e viu uma linda mulher ao passear pelo terraço da casa real. A mulher estava tomando banho, e era muito formosa (!!!). Davi mandou perguntar quem era, era Bate-Seba, mulher de Urias, um dos seus soldados (já era, tinha se apaixonado, e por uma mulher comprometida!). Davi mandou chamar a mulher (hey, ele era rei, cara, ele tinha poder...isso é preocupante.) ,e seus mensageiros a trouxeram, e ele se deitou (ou seja, fez aquilo que você tá pensando.) com ela. Depois dela se purificar de toda imundícia e sujeira do ato (!!!), voltou pra casa. (Davi, o rei de Israel, adulterou! Foi infiel! Com uma mulher casada! Um cara se enroscou com uma mulher já comprometida)
Passado um tempo Bate-Seba madou dizer para Davi que estava grávida (olha a burrada, tendo consequências). O rei Davi decide então chamar o chifrudo, ou melhor, Urias, o marido de Bate-Seba (Será que ele vai contar?). Não, ele não conta, mas só perguntou como que estava a guerra, e como andavam as coisas no exército. Então, Davi mandou Urias ir pra casa dele, visitar sua a mulher e tudo o mais, mas o bendito não quis, porque estavam todos os outros soldados acampados ali, em frente à casa real, junto da arca do Senhor. E eles sairiam para a batalha dentro do dois dias, uma batalha que não era garantida a vitória fácil sem muitas mortes.
E foi o que aconteceu, saíram. Mas o melhor detalhe, afinal, não sei se melhor, mas mais traiçoeiro da parte de Davi foi que ele mandou um bilhete para Joabe, o comandante do exército pedindo o seguinte: "Ponde Urias na frente da maior da força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra." (2 Samuel 11: 15). E foi feito, Urias ficou na frente da batalha, e como sempre os que vão de encontro primeiro tem maior chance de morrer, Seu Urias, bateu as botas. Foram os mensageiros e disseram isso a Davi (que deve ter dado aquele sorriso torto de vilão sabe? Dos filmes e etc...muito malvado.) A mulher de Urias também soube, e chorou, chorou muito, na bíblia diz que ela "pranteou", ou seja, amargura, sofrimento, choro, tudo misturado. "Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor."(2 Samuel 11:27). Olha só o que Davi fez! Me pergunto se nós, não fazemos coisas parecidas na nossa vida, cobiçamos, escondemos o erro, e acabamos por "matar" aqueles que nos atrapalham, ou que nos impedem de conseguir alguma coisa. Que feio da nossa parte não? Que feio da parte de Davi! Deus não aprova essas coisas nem um pouco.
Essa história retrata o erro de Davi, seu pecado, e a desaprovação de Deus perante isso. Mostra a imperfeição de todos, e que nunca devemos nos vangloriar porque somos mais certos que outros, sempre teremos nossos podres para nos botar no chão. Outra coisa, Deus ainda usa Davi, Ele não irá simplesmente descartá-lo pelo pecado dele, ainda haverão muitos dias, e muitas gerações de Davi irão viver. Há muita história a se contar. A mancada de Davi aqui serve para botar a gente um pouco no chão, e prestarmos atenção no que temos feito, porque somos também sujeitos a errar, a cobiçar, a matar, a desobedecer, a brigar, a destruir. Assim como em 1 João 1:8 está escrito: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós". Infelizmente, nunca estaremos livres de cometer erros, e não podemos dizer que nunca cometemos nenhum pecado, nenhuma mancada e nenhum erro.
Mas calma! Ainda há esperança, a história de Davi continua, numa próxima postagem falarei disso, e da conversa que ele teve com um profeta de Deus chamado Natã. Uma coisa que aprendi é que nunca nossa condição é a condição final que estamos, porque sempre estamos sujeitos a mudanças, quer para melhor ou pior, somos humanos, somos mutáveis. Mas Deus, esse é imutável, por isso que podemos confiar nele! E ele trabalha na gente de forma misteriosa, e maravilhosa que nem mesmo nós, com toda a inteligência que temos, conseguimos entender. Apesar de qualquer que seja o erro nem tudo está perdido! "Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." ( 1 João 1:9)

sábado, 27 de outubro de 2007

"Vê se há em mim algum caminho mau..."

Quando pedimos, como o salmista pede no salmo 139, para Deus nos sondar, e nos vigiar, e guiar pelo caminho eterno, além disso também dizemos, "Vê se há em mim algum caminho mau". Isso implica erros, transgressões, tropeções na conduta de vida. Afinal, você poderia me dizer, que todos erramos, e todos cometemos, vez ou outra, algum erro. Claro que sim, somos humanos!
Mas há muito mais por trás disso, muito mais que um simples erro. Caminhos maus não são apenas erros isolados, mas uma conduta fora do padrão correto, uma conduta destrutiva, que leva a morte espiritual. Lidar com o tema "pecado" é muito difícil, pois muitos tem opiniões diferentes, alguns mais liberais, outros mais conservadores. Vou ser bem geral aqui, não aprofundando muito, mas passando o principio da coisa, e ligando com o que quero opinar e filosofar sobre a coisa.
Sobre nossa posição quando erramos, nossa consciência. O que fazemos quando estamos errados, e sabemos disso? Continuamos no erro? Há um proverbio que diz mais ou menos assim: "Se você percebe que está num caminho errado, então saia dele!" Porque milhões de pessoas sabem que estão erradas, fazendo coisas que não serão boas para a vida delas e, ainda assim, continuam fazendo? Há coisas tão difíceis de explicar como essa e o livre arbítrio. Mas, afinal, o que realmente importa? Nós sabermos todo o funcionamento do porque erramos, ou sabermos que há perdão para pecadores arrependidos?
Tenho feito muitas perguntas ultimamente, e lido muito o livro dos Salmos. O salmista Davi tem uma vida interessante quanto a erros, e seria muito bom discutir isso nas linhas desse blog, para aprofundar melhor esse tema. Nesse específico salmo, nos específicos versos que comento: "Vê se há em mim algum caminho mal", está embutido uma confiança muito grande, além de arrependimento, e o reconhecimento de Deus como o que Ele realmente é: Senhor de tudo o que há na terra, nos mares, e nos ares, e de todo o universo. O pedido para Deus sondar o coração, estar perto, olhando e circundando a vida dele é um dos pedidos mais sinceros de uma vida em relacionamento e intimidade com Deus. Por que? Ao pedir isso, permitimos que Deus interfira na nossa vida com a opinião dele, e implica ouvir a voz de Deus, se caso não andarmos conforme a sua vontade.
Quando faço a mesma oração, sei que posso esperar uma resposta não muito boa ou favorável a mim, pelo meu andar, e pelos meus erros. Mas o interesse em corrigi-los é algo notável, e Deus é atraído de alguma forma com isso, ele reconhece o coração do arrependido, e tem infinito perdão e misericórdia de todos aqueles que se entregam aos Seus pés. Esse Deus é incrível! Sem nem mesmo merecermos, Ele perdoa, ama, e ainda por cima nos sonda e nos avisa quando estamos indo em direções erradas. Tudo o que temos que fazer é prestar atenção a Sua voz. Buscar de coração o contato com Ele, e o relacionamento fiel e íntimo com Deus. Aí então conseguiremos ter moral suficiente para negarmos a nós mesmos, reconhecermos o nada que somos diante dEle, e realmente nos entregarmos a Deus. Meu Deus, vê se há em mim algum caminho mal! Vê se em meu caminhar eu errei, e corrige, anda junto a mim, guia-me pelo Seu caminho, o caminho eterno, e me faça novo, renove meus caminhos. Sonda-me, fique perto de mim, pois me entrego a você, e confio plenamente no que tem reservado para a minha vida. Tire meus erros e jogue-os fora, transforme minha vida, e me mostre a Tua palavra. Essa é a oração de Davi, de muitos Cristãos hoje em dia, minha oração, sua oração, e a oração que demonstra tanta coragem, humildade, entrega e confiança no Deus que tudo pode, tudo vê, e tudo sabe.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Salmo 139

Senhor, tu me sondas
e me conheces
Sabes quando me assento
e quando me levanto
de longe penetras os meus pensamentos.
Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar
e conheces todos os meus caminhos.
Ainda a palavra não me chegou à língua,
e tu Senhor, já a conheces toda.
Tu me cercas por detrás e por diante
e sobre mim pões a mão.
Tal conhecimento
é maravilhoso demais para mim;
é sobremodo elevado, não o posso atingir.
Para onde me ausentarei do teu Espírito?
Para onde fugirei da tua face?
Se subo ao céus lá estás;
se faço a minha cama
no mais profundo abismo,
lá estás também;
se torno as asas da alvorada
e me detenho nos confins dos mares
ainda lá me haverá guiar a tua mão
e a tua destra me susterá.
Se eu digo: as trevas, com efeito,
me encobrirão,
e a luz ao redor de mim se fará noite,
Até as próprias trevas não te serão escuras:
as trevas e a luz são a mesma coisa.
Pois tu formaste o meu interior
tu me teceste no seio de minha mãe
Graças te dou, visto que por modo
assombrosamente maravilhoso
me formaste;
as tuas obras são admiráveis,
e a minha alma o sabe muito bem;
os meus ossos não te foram encobertos,
quando no oculto
fui formado e entrecido
como nas profundezas da terra.
Os teus olhos me viram
e a substância ainda informe,
e no teu livro foram escritos
todos os meus dias,
cada um deles escrito e determinado,
quando nem um deles havia ainda.
Que preciosos para mim, ó Deus,
são teus pensamentos!
E como é grande a soma deles!
Se os contasse, excedem os grãos de areia;
contaria, contaria,
sem jamais chegar ao fim.
Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso;
e apartai-vos, pois de mim,
homens de sangue.
Eles se rebelam insidiosamente contra ti
e como teus inimigos falam malícia.
Não aborreço eu, Senhor
os que te aborrecem?
E não abomino os que contra ti se levantam?
Aborreço-os com ódio consumado;
para mim são inimigos de fato.
Sonda me, ó Deus, e conhece
o meu coração
prova-me e conheces os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho mau
e guia-me pelo caminho eterno.

Sobre confiar

O Salmo 91 aborda muitas coisas sobre quem confia em Deus, e quem segue Seus caminhos. Aborda segurança, e mais que isso, a garantia de não errar, de não tropeçar. Aquele que reconhece o Senhor como refúgio tem seus caminhos em segurança, e terá paz e seus passos direcionados pelo Criador de todas as coisas. Mas então por que isso soa tão distante da gente no dia-a-dia? Por que confiar em algúem aparentemente inseguro, que não se pode ver, e que de primeira mão não oferece nenhuma garantia é tão difícil? Por que confiar em Deus é tão difícil às vezes? É Sua vontade que nos parece estar tão longe? Ou será que somos homens de pequena fé? Será isso uma característica humana, ver para crer? Será que no fundo somos todos Tomés ignorantes à tudo o que é realmente vindo de Deus e sobrenatural?
A reposta é muito profunda, e muito além da imaginação humana, e da razão, e da ciência, e de tudo o que foi nosso. Porque a mente de Deus e tão mais inteligente que a nossa, que nunca conseguiremos pensar como Ele, muito menos entender de fato o que Ele faz. O que temos são pistas, sinais, na bíblia e no nosso viver, das mostras de Deus à nós. Aí, meu amigo, Deus vai se revelando à nós, e somente o andar com Ele pode interpretar de fato essas revelações.
Aí entra a confiança. Algo que vai além do que a gente é no mundo, transcende o nosso ser, vai além de muitas das coisas que podemos imaginar. O livro de Provérbios no capítulo 3, verso 5 diz: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não se apoie no seu próprio entendimento". A confiança em Deus é algo que deve ir além do nosso pensar, da nossa inteligência. É algo maior, mais profundo, numa camada mais funda e mais significativa da nossa vida. Requer uma entrega e fé.
A Fé em confiar em Deus vendo que as coisas estão dando erradas, confiar apesar de tudo estar desmoronando. Ver mil caírem do seu lado esquerdo e dez mil do seu lado direito e ainda assim não se desviar do caminho da luz. Permanecer confiando, no mundo de hoje, no mundo humano, no nosso mundo, é uma das coisas mais difíceis da vida. A confiança no Senhor nos requer a consciência que Ele está no controle da situação, não importa que rumo as coisas tomem. O que pode ser totalmente errado, sem noção, fora do normal, loucura para nós, pode ser o certo para Deus, e Seu propósito, segundo a Sua perfeita vontade. Essa é uma das coisas que dá muita dor de cabeça em muita gente. Como descobrir a vontade de Deus? Como saber o que Ele quer? Como saber que Ele não mudou de opinião? Como saber que Ele está do meu lado? Muitas perguntas, e aparentemente poucas respostas.
"Mas o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1: 7). A caminhada de confiança, pode parecer confusa, mas é empolgante à medida que se vive em prol de conhecer a vontade de Deus. Confiar nele, entregar o nosso caminho, nos levam a conhecer mais sobre Deus. E assim Ele nos revela e nos guia, mesmo nós não sabendo em que enrascada estamos nos metendo, mas ainda assim confiando, e tendo fé nesse único Senhor e Salvador das nossas vidas. Uma das coisas mais importantes sobre confiar é reconhecer quem Deus é e do que Ele é capaz. E assim saber o que Ele faz por nós, e como nos trata, sendo a nossa condição de Filhos e Filhas de um Deus tremendo. O Salmo 139 fala muito sobre esse Deus, que tudo sabe e tudo pode, que nos guia pelo caminho eterno, e nos sustenta por esse andar. É um assunto para uma próxima postagem.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Salmo 91

O que habita no esconderijo
do altíssimo
e descansa à sombra do Onipotente
diz ao Senhor: Meu refúgio
e meu baluarte
Deus meu, em quem confio
Pois ele te livrará
do laço do passarinheiro
e da peste perniciosa
Cobrir-te-á com suas penas,
e, sob as suas asas, estarás seguro;
a sua verdade é pavês e escudo.
Não te assustarás
do terror noturno
nem da seta que voa de dia
nem da peste que se propaga
nas trevas
nem da mortandade que assola
ao meio-dia
Caiam mil ao teu lado,
e dez mil, à tua direita;
tu não serás atingido.
Somente com teus olhos
contemplarás
e verás o castigo dos ímpios
Pois disseste:
O Senhor é meu refúgio.
Fizeste do Altíssimo a tua morada
Nenhum mal te sucederá,
praga nenhuma chegará
à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordens
a teu respeito,
para que te guardem
em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos,
para não tropeçares
nalguma pedra.
Pisarás o leão e a áspide,
calçarás aos pés o leãozinho
e a serpente.
Porque a mim se apegou
com amor, eu o livrarei;
pô-lo-ei a salvo,
porque conhece o meu nome
Ele me invocará,
e eu lhe responderei;
na sua angústia eu estarei com ele,
livrá-lo-ei e o glorificarei.
Saciá-lo-ei com longevidade
e lhe mostrarei a minha salvação.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O que aconteceria se...

Existe um trecho de um livro muito bom que eu li, que exemplifica algumas coisas sobre correr riscos, e sair da zona de conforto, para conseguir êxito nas tarefas e na vida. Sempre querermos conseguir nossos objetivos, mas temos medo de nos arriscar. A questão é que se arriscar é a chave para conseguir sucesso, em muitas áreas da vida. Grandes pessoas não conseguiriam sucesso em seus objetivos se não tivessem arriscado alguma coisa que era valiosa para elas.

Vamos brincar de "O que aconteceria se..." O que aconteceria se Santos Dumont não tivesse tentado voar? O que aconteceria se Cristóvão Colombo não tivesse navegado corajosamente para buscar novas terras? O que aconteceria se Benjamin Franklin não tivesse se arriscado naquela noite em que descobriu a energia elétrica? O que aconteceria se Thomas A. Edison se cansasse de tentar descobrir a lâmpada elétrica?
(...)
O que aconteceria se Abraão não tivesse saído da terra de seu pai? O que aconteceria se Davi não tivesse matado Golias? O que aconteceria se os três hebreus tivessem se prostrado diante da imagem do rei? O que aconteceria se Ester não fosse diante do rei para defender seu povo? O que aconteceria se Josué marchasse somente seis vezes ao redor de Jericó, e não sete? O que aconceteria se Gideão levasse buzinas, mas não cântaros com tochas acesas? O que aconteceria se Noé não tivesse construído a arca? O que aconteceria se Moisés não tivesse estendido a vara sobre o Mar Vermelho? O que aconteceria se Pedro não tivesse atendido ao chamado do Senhor? O que aconteceria se Paulo não desse ouvidos à voz do céu no caminho para Damasco?
O que aconteceria se o Pai não tivesse enviado o seu Filho por cada um de nós?
(MarcosWitt - Senhor, em que posso te servir?)

E assim prossigo, pensando: O que aconteceria com minha vida, se eu não arriscasse crer nesse Deus que me salvou? Se eu não arriscasse segui-lo em todos os meus momentos, bons ou ruins? Em resumo minha vida seria uma droga, não viveria da forma que vivo, não teria o amor que tenho dentro de mim. Pois tudo está, e tudo foi primeiro porque Deus mandou seu único filho em favor de nós. Arriscou o Seu único filho.Tudo por uma nação, um povo escolhido, a quem Ele ama incondicionalmente. Minha vida não faria sentido algum se Deus não tivesse se arriscado tanto por todos nós. Isso é uma das coisas mais incríveis do mundo. Talvez devêssemos parar para pensar um pouquinho, antes de negarmos um sonho que aparece, o qual temos medo de ir atrás dele, pela nossas condições atuais, sem querer nos desprender do nosso conforto e daquilo que já está certo. Arriscar pode ter resultados inimagináveis!
Portanto, chego a conclusão que, grandes feitos, inimagináveis e incríveis, são frutos de grandes riscos. Em sonhos, planos e coisas relacionadas ao futuro sempre teremos riscos, o risco de fracassar ou acertar. Mas se nos importarmos muito com isso, a ponto de o risco nos incomodar e nos fazer desistir de nossos sonhos, por mais que eles pareçam distantes, não conseguiremos arriscar e assim nunca chegaremos ao êxito. Tenho pensado muito ultimamente em riscos, chances de fracassar e acertar. Deus é um cara muito experiente nisso, creio que Ele tenha muita coisa a falar a respeito. Afinal, arriscou Seu próprio Filho por nós, nos amou incondicionalmente, sem saber se esse amor seria correspondido. Nos deu vida, inteligência, e um mundo para cuidar, sem saber se faríamos de uma forma correta. Mas o que aconteceria se Deus não tivesse feito essas coisas? Simplesmente não existiríamos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

E se eu tropeçar?



Essa é uma das músicas que tenho pensado muito e refletido. Do DC talk, chama-se "What if i stumble" , que é o título desta postagem. A letra a seguir é uma tradução da música.
Isso é pelas pessoas? Ou isso é pelo Senhor?
Eu simplesmente canto pelo o que devo fazer
Você pode misturá-los
Mas meu conflito permanece
A santidade está chamando
No meio da névoa da fama

Eu vejo confiança nos olhos deles
Apesar do céu estar caindo
Eles precisam do Seu amor em suas vidas
O compromisso está chamando

E se eu tropeçar? E se eu cair?
E se eu perder o passo e fizer todos nós de idiotas?
O amor continuará
Quando meu caminhar se tornar um rastejar?
E se eu tropeçar? E se eu cair?

Pai por favor me perdoe, pois não posso compor

O medo que vive dentro de mim ou o modo como ele cresce
Se o conflito deve existir no caminho que me criou
Porque temo que minhas falhas
Irão deixar uma cicatriz mortal?

Será que eles vêm o medo em meus olhos?
Eles são tão reveladores assim?
Desta vez eu não pude disfarçar
Toda a dúvida que sinto

Todos têm que rastejar
Quando você entende isso
e está contra a parede
Está prestes a cair
Todos tem que rastejar
Quando você entende isso

E ouço Você sussurrando meu nome
Você diz: "Meu amor por você nunca irá mudar!"

E se eu tropeçar?
O calor disso tudo nunca irá acabar
Mas e se eu cair?
Você é meu conforto, Você é meu Deus!

( Dc talk - What if i stumble; do albúm JESUS FREAK)

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

E se eu falhar?

Quando momentos difíceis aparecem na nossa frente, na nossa vida, ficamos sem saber o que fazer. As circunstâncias cobram os nossos corações, há um peso enorme e uma pressão tão grande que parecemos que vamos explodir. Ir bem nas provas, conseguir boas notas, estudar tudo, ser um bom trabalhador, fazer tudo o que o chefe pediu, ser um bom amigo, não desapontar seus amigos, ser bom com a garota ou garoto de quem gosta, namorado ou etc. São coisas que nos pressionam, situações, pessoas e palavras. Como conseguir tomar alguma decisão? Como, entre tantas aflições, tomar alguma medida, posicionamento, ou alguma ação?
O pensamento que vem a cabeça é: "E se eu falhar? E se eu cair? Se eu errar, pra onde eu vou?" Nos deparamos sozinhos, com medo de errar, medo de arriscar, diante da situação. E nos perguntamos: "Tudo estava tão bom, porque aconteceu isso? Por que comigo? Como?" O desespero bate à porta, realmente não sabemos o que fazer. Nessas horas nada parece fazer sentido, nada parece ser uma solução certa. Como conseguir acertar sempre? Como não falhar? Não arriscando? Há sempre um risco de dar tudo errado, e tudo ir por água abaixo. Mas também existe a chance de acertar, chance que deve ser recorberta de esperança, para nos dar fôlego em meio a tantos sufocamentos.
Nas horas em que estamos a beira do precipício da decisão, podemos nos perguntar sobre quem que irá nos guiar. De fato, quem irá nos guiar? Quem que vai nos encontrar e dizer o que fazer? Na verdade isso é o que mais ansiamos nessas horas, alguém que diga: "Hey cara! Por aqui, é certo, vai ser legal, este é um bom caminho." Alguém que nos diga pra onde ir. É nessa hora que saímos a procura de tudo quanto é tipo de misticismo, religiões e etc. Infelizmente a resposta parece não estar em muitas delas, com tantas regras e exigências. Por mais que procuremos religiões a solução parece não estar lá. E de fato não está.
Em minhas experiências na vida, em meus estudos, vida amorosa, amigos e em tudo o que vivi até agora, achei solução em uma única coisa, a qual tem sido a coisa mais importante, ou melhor, a ÚNICA coisa importante. Deus é a Solução. Talvez possam mascará-lo com religião, mas Ele está acima dela, e quebrou intensamente essa barreira em minha vida, e agora se faz presente, com sua graça e amor gritantes em meu coração. Deus é a Solução. E sua única exigência é o AMOR. Nos momentos mais difíceis, nas horas de maior pressão, é Ele que me lembra: "Carinha, estou contigo, sou teu Deus, te amo, te Salvei e te resgatei, confia em mim, e eu farei muito mais do que você pode imaginar." Entregar-me a Ele é e única coisa que consigo pensar. Deixar nas mãos dEle, confiar nos caminhos dEle, e assim viver, em paz. NEle vou entregar todos os meus caminhos, andar com ele, me guiar pelo Seu querer, porque eu pertenço a Ele, somente a Ele. Porque assim, quando eu pensar em falhar, errar e estiver aflito com meu futuro e minha vida, Ele me levantará ao errar, me colocará no lugar certo, me guiará para os caminhos da verdade, e andará comigo aonde quer que eu vá. É esse Deus que me deixa louco por Ele, tão bom, tão incrível e inacreditável. E se eu falhar? E se eu cair? Bom, me guiarei em Deus, o único capaz de todas as coisas, e grandioso Deus, que me qualifica para viver a vida sem me arrepender.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Perdoar é + barato

Essa foi uma frase que ouvi de meu professor de religião, na oitava série. Interessante pensar assim, porque realmente, depois de viver um pouco mais, e ter mais experiências, concordo com ele. Perdoar é mais barato. Por infinitos motivos, os quais muitas vezes podemos achar fúteis, mas que fazem uma boa diferença na vida. As razões do perdão são realmente sem nenhum sentido. Onde já se viu abrir mão da sua justiça e de seu direito por uma pessoa que te fez mal? Ou deixar o seu interesse, num mundo tão completamente egoísta no modo de viver, em favor de outra pessoa? Realmente, nos dias em que vivemos, o perdão é visto com desdém e indiferença.
Logicamente então, não perdoar deveria ser mais caro, não? Muitos acham que não, balela, sem sentido, completamente fora do mundo essa afirmação. Bom, vamos criar uma situação hipoteticamente real aqui agora. Temos eu, que não perdoei meu amigo, por ele ter me dado um empurrão no jogo de futebol, em seguida de vários socos, sem misericórdia, me deixando desmaiado, tudo por causa de uma bola entre as pernas dele. Fico muito bravo com ele, e não o perdoo, mesmo ele pedindo desculpas. Sei que talvez ele esteja arrependido, mas o que fez comigo não é digno de amizade nenhuma, nem perdão. Me distancio dele, o que antes era um amigo, vira um colega, alguém, mais um. Alimento meu rancor, vindo do ato de eu não tê-lo perdoado. Assim, começo o pior, a falar mal dele. Não muito depois desconfio que ele esteja falando mal de mim também, e assim, tornamos-nos inimigos. O problema é que a mãe dele ainda me dá carona todo dia! Tenho que ver a maldita criatura todos os dias da minha vida escolar? Estarei fadado à essa vida de sofrimento? Com todas as minhas forças começo a odiá-lo. E as coisas começam a se complicar, ficar mais sérias, e meu ex-amigo percebe e entra no "jogo"também, meu ódio por ele faz ele me odiar também, e esquecer do arrependimento. Por causa disso, não consigo mais estudar, nem ver TV, nem comer, nem fazer qualquer outra coisa sem que seja consumido por esse ódio. Meu tempo, meu dinheiro, e até o meu talento tem sido usado para fazer o mal, ao meu ex-amigo. Tudo por causa de uma pequena briga no futebol. Acabo sem dinheiro, sem tempo, e com várias complicações. Gastrite devido ao nervosismo de estar junto ao meu inimigo, muitas dores de cabeça, e um dano psicológico bem interessante, além de não confiar em mais ninguém. Se eu tivesse perdoado teria sido mais barato.
Essa situação pode parecer exagerada, e até mesmo cômica, mas é, ainda que em menor escala na realidade, o que acontece por aí. Grandes amizades são transformadas todos os dias em verdadeira rivalidades e inimizades. Num mundo cão, onde todos querem passar por cima dos outros, o perdão tem sido deixado de lado, o que faz muito mal para a sociedade. Perdoar É o melhor caminho, guardar rancor é o pior. Lembre-se que, mesmo nós, eu e você, sendo errados do jeito que somos, Deus mandou seu Único Filho para morrer pela gente e nos Salvar, nos perdoou pela sua infinita graça e abundante misericórdia, e nos aceita, sem rancor. Liberte-se do que te faz mal! Perdoe, ame. Porque de fato, perdoar é + barato. O Deus da Salvação nos perdoou para sermos livres com Ele, perdoe também, e liberte-se!