terça-feira, 28 de agosto de 2007

Deus e as bicicletas


Hoje estava lembrando como é bom andar de bicicleta. E lembrei de como se aprende a andar, primeiro com rodinhas na roda traseira, que não deixam a gente pencar para os lados e cair. Aos passos que vamos ficando bom no negócio, nossos pais tiram as rodinhas e nos deixam livres, leves e soltos pelo jardim ou quintal da casa. Os pais são muito importantes nesse processo, os famosos empurrãozinhos são extremamente necessários para se aprender a andar de bicicleta.
É interessante o fato de como isso se assemelha ao relacionamento com Deus. (Não, não é quando Deus ensina a gente a andar de bicicleta!) Podemos perceber que, Deus nos ensina a forma de se relacionar com ele, de amarmos ele. E, quando temos o primeiro contato com Ele, ainda estamos imaturos, inseguros, ou seja, andando com rodinhas de apoio. Assim Ele nos ensina a verdadeira maneira de viver para o adorar e amar, o respeitar e temer, e assim poder chamá-lo de Aba(Pai), Senhor, e acima de tudo, amigo. Aos poucos Deus nos vai testando e dando uns empurrãozinhos na vida, para aprendermos a andar sem os apoios, nos firmarmos na fé, e então, nos tornarmos verdadeiros Filhos do Deus único. Quando verdadeiramente nos firmamos na Salvação, que é de graça, aprendemos a andar com Deus e viver melhor a vida, e a passar isso para outros.
Aprender andar de bicicleta não é tão simples, talvez seja mais fácil para alguns, mais difícil para outros, mas como dizem, quando se aprende, nunca mais se esquece. Ao aprender como andar de bicicleta, por mais fácil ou difícil que seja, nós nunca mais esquecemos. Podemos passar um tempo sem andar, distantes da bicicleta, mas nunca esquecemos como andar, pois quando, novamente, voltamos à bicicleta, ainda sabemos exatamente o que fazer e como fazer, e saímos andando alegremente pela rua. E detalhe, durante o processo de aprendizagem, há muitos tombos, afinal, sem tombos não se aprende, pois sem erros, não dá para aprender a viver, ou a andar de bicicleta. Alguns dizem que quedas são essenciais para o aprendizado e não adianta tentar evitá-las, eu sou um dos adeptos à essa teoria.
Andar de bicicleta é muito bom. E na minha opinião, o relacionamento com Deus tem muita coisa a ver. Afinal, quantos de nós nos afastamos de Deus, mas quando voltamos à Ele somos recebidos alegremente, e não nos esquecemos de como Ele nos fala e como Ele nos ama? Porém existem muitos ainda que só andam de rodinhas , nunca as tirando, sempre se apoiando em doutrinas, religiosismo, medo, insegurança e tradição, deixando somente para se apoiar em outras coisas, em vez de ter um relacionamento real com Deus, sem intermediários ou distorções. Felizmente, há muitos que praticam o ciclismo divino diariamente, têm a verdadeira noção de como é o relacionamento com Deus, e o têm como Pai, Senhor e amigo, que supre todas as suas necessidades. Pessoas que sabem como viver aproveitando o melhor da vida, e vivendo ao máximo, expandindo seus limites e vivendo para Deus, com Deus e por Deus. É por isso que eu acho que a gente deve procurar andar mais de bicicleta.

Nenhum comentário: