quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Reflexão e Refração

Não, isto não é uma aula de física. Vou comentar sobre estes conceitos, só, não se preocupe. Bom, em termos gerais reflexão é refletir algo (óbvio), e refração é quando a luz muda de direção quando ela passa por um obejto com um índice de refração diferente do meio em que ela estava antes. Poucas pessoas são profundas conhecedoras dessa parte da física, eu não sou uma delas. Mas tentarei fazer o melhor para colocar meus pensamentos com clareza.
Em linhas básicas, Deus é a luz, sim a própria luz, que brilha e é tão bela ao nossos olhos e nos dá vida. Jesus quando veio ao mundo disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida."( João 8:12). E nós devemos ser como Ele."Vós sois a luz do mundo"(Mateus 5:14a). Então, concluímos que devemos refletir essa luz vinda de Deus, para que o mundo possa ver. Esse é nosso obejetivo, servir como espelhos de Deus, que imitam sua imagem e refletem sua luz.
Mas, sempre tem um "mas", nos diversos caminhos dessa vida em que vivemos no mundo, não conseguimos. Por negligência acabamos não refletindo a luz, e acabamos servindo como uma outra coisa. Nos perdemos e, em vez de refletir, refratamos a luz de Deus. Ou seja, desviamos ela da onde era para a gente refletir. Quando uma luz é refratada, não só a sua direção é mudada, mas o seu comprimento de onda também ( o tal do lâmbida), o que muda as características da onda que é refratada ( a luz é um tipo de onda). Mudando suas características, como no prisma, a luz é dividida em várias outras, que antes deveriam estar juntas para formarem uma só, mas agora se dividiram formando um conjunto de luzes, de diversas cores feito o arco-íris. Sim, a luz refratada é linda, maravilhosa, mas não é a luz original (Não quero dizer que o arco-íris é um ser do mal e do demônio, só foi objeto de ilustração, nada mais. Acho os arco-íris muito bonitos de se ver por sinal.). Não tem todas as características da luz anterior, e agora, essa luz distorcida, acaba tendo outros aspectos. Também há aquela imagem distorcida, frequentemente estudada nos espelhos côncavos e convexos (mais física, ai ai). A imagem que eles apresentam não é igual à imagem a ser refletida, mas é totalmente distorcida e não passa o que o objeto a ser refletido precisa passar.
Aí fico me perguntando: O que tenho sido? Como um espelho reto, que reflete a luz como ela é ou como os espelhos côncavos e convexos que distorcem toda a imagem que lhes é apresentada? Ou ainda como um prisma que refrata a luz, e a divide em vários pedaços, mudando seus aspectos e direção? De fato há pessoas de todos esses tipos. Infelizmente há muitos que andam refratando a luz de Deus, não agindo como o esperado e criando doutrinas absurdas para o meio onde vivem, e não estão no mesmo índice de refração de Deus ( ou - não estão sintonizadas da maneira certa com Ele). Mas ainda há pessoas corajosas que desejam ser a luz do mundo e refletir somente a luz de Deus, servindo como espelho e imitadores de Cristo. Espero que você deseje ser uma delas. "Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamares as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz"(1 Pedro 2:9). Era isso que eu tinha a falar de Reflexão e refração.

Um comentário:

Mona disse...

Gostei do modo como você juntou a ciência física com a religião (: