terça-feira, 21 de agosto de 2007

"Sou Ateu, graças a Deus!"

É óbvio que todos já ouvimos essa frase como gozação com as pessoas que preferem não acreditar em nada, e acreditar que virarão átomos depois da morte, ou seja, nada diferente da mesma coisa que eles são hoje. Mas queria comentar algumas coisas sobre fé, e o que Deus tem a ver com isso. Muitos dizem não acreditar em Deus, mas quando se vê a real tragetória da pessoa, o que ele não gosta mesmo é da Igreja, e das pessoas da Igreja, que não são Deus, e nunca vão ser. É uma confusão muito comum a gente confundir Deus com Igreja, Fé com religião. São coisas ligadas sim, mas não são a mesma coisa. Deus e a Fé, são perfeitos, não mudam e nunca decepcionam, já a confiança na Igreja e na religião, muitas vezes pode decepcionar e machucar muito, além de não superar as expectativas. Pois pessoas e instituições não são perfeitas e nunca vão ser, nem tem a obrigação de ser, pois são como eu e você, pecadores e imperfeitos do mesmo jeito.
Ainda assim, há aqueles que culpam Deus por tudo. O culpam por guerras, catástrofes, porque seu cachorro morreu, porque sua sogra é chata, porque levou um pé na bunda ontem e por aí vai. Tudo de errado é uma culpa em Deus e um motivo de não acreditar nele. É aí que eu pergunto, quem que fez as guerras? Quem que está acabando com o planeta e consequentemente gerando tantos impactos ambientais? Quem que escolhe o que você vai falar para uma garota? E que culpa tem Deus disso tudo? O que ele tem a ver? O fato é que, Deus nos deu o LIVRE arbítrio, que significa que temos a escolha de fazer o que nos bem entender. Assim, fazemos guerra porque queremos, sujamos porque queremos, somos completos panacas porque queremos. Além do mais, na Bíblia (a qual é a verdadeira palavra de Deus, e não qualquer palavra de qualquer um por aí), Jesus diz que tempos difíceis virão, e que haverão guerras e rumores de guerras (Mateus 24) e nação se levantará contra nação. Ou seja, a culpa de tudo estar dando errado é exclusivamente nossa. Deus na sua bondade nos deu a chance de escolher o rumo das coisas da nossa vida, e olha que a gente tem feito!
Então, nós muitas vezes brigamos com Deus, e acabamos por odiá-lo por nossos próprios caminhos. Quando na verdade, devíamos ter seguido os caminhos dele, que são abundantes e sem nenhum erro, com paz e não livre de erros e quedas, mas com segurança e firmeza, consolo e abrigo. Confundimos Deus com Igreja e Fé com religião, e esse, é o pior erro que podemos cometer. Depois de tudo isso ainda acabamos por dizer "Sou Ateu, graças a Deus" e ainda colocamos a culpa toda naquele que só quer o nosso bem. Um tal de Agur, que escreveu uma parte (capítulo 30) do livro de Provérbios na Bíblia disse assim: "Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano. Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo. Quem subiu ao céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da Terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe! Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dEle, do contrário ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso. Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário." (Provérbio 30 : 1-8)
Então, conte-me se você sabe! Quem é aquele que fez tudo? Que as pessoas falam toda hora? Que nos ama incondicionalmente? Que mandou seu filho, seu ÚNICO filho legítimo, para morrer em nosso lugar e nos fazer filhos dEle também? Quem que ressuscitou no terceiro dia, indo contra toda a razão e contra tudo o que havia acontecido nesse mundo, provando que é possível, em Deus vencer a morte, trazendo a salvação dos nossos próprios erros? Pois é, creio nesse Deus, que me salvou, apesar de eu ser tão imperfeito, apesar de eu colocar tantas vezes a culpa nEle por causa de meus próprios erros e escolhas, mesmo assim morreu por mim e me chama de filho. Dizem que a pior tristeza de um Ateu é quando algo muito bom acontece e ele não tem a quem agradecer. Bom, nós, cristãos temos muito a agradecer a Deus, continuamente, todos os dias. Faço, por fim, minhas também as palavras de Paulo ao Coríntios em sua segunda carta:"Está escrito: 'Cri por isso falei'(Salmos 116:10). Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e por isso, falamos porque sabemos que aquele que ressuscitou dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem ações de graças para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais que todos eles. Assim fixamos os olhos no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2 Coríntios 4 :13-18 - Nova Versão Internacional)

Um comentário:

Ryuji disse...

pois é,
realmente é iso mesmo q acontece, pelo menos comigo foi iso q aconteceu.
mas ainda tenho ese lado espiritual, sabe? apesar d nao frequentar missas e cultos.
É, e essa do livre-arbitrio tb é foda né? tipo tem uma frase d freud acho: "nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons"
Ah, e eu nao sabia q essa ultima frase que você escreveu era da bíblia... Curto muito esa frase desde a primera vez q eu ouvi, é algo do tipo "aproveite o que está sentindo e não o que está sendo mostrado" né, ou entao não é isso e eu estou viajando na minha interpretação =P
flw abçs