sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"O chão vai tremer"


Calma! Não estou falando que irá acontecer um terremoto como no Peru ontem, que atingiu 7,7 na escala Richter, um baita de um tremor de terra pra quem não sabe (a gente estuda um pouco disso lá na Geologia, vale a pena ser Geólogo nessas horas!). Ele fez muito estrago em construções e sacudiu boa parte dos prédios da capital, Lima. É pois é, no dia 15 de agosto de 2007 o chão tremeu bem forte no Peru. E tremores colocam medo e pavor em muitas pessoas, além de ser algo totalmente destrutivo e nocivo à nossas vidas.
Mas é hoje (16 de agosto de 2007) que um "grupo de louvor" chamado Toque no Altar, junto com a banda da igreja da Vineyard do RJ, irão se apresentar no ginásio do guarani, aqui em Campinas, dizendo que "O chão vai tremer", principal slogan de marketing para o show. Neste exato momento deve estar rolando o show, e eu não senti nenhum tremor de terra ainda, o que me faz ficar bem tranquilo. Sei que não estão falando desse tipo de tremor de terra, mas ainda sim muita gente lê pensando na interpretação mais óbvia. O que talvez, pode não levar muitos racionais, não cristãos e pessoas que não entendem o "crentês" para um evento como esse. Não duvido nada que Deus possa trabalhar em pessoas lá, mas acho que um fator muito importante também é envolver não cristãos, e não só pessoas de igreja para ficarem de mãos levantadas e olhos fechados e batendo palmas pra Jesus.
A começar pelos eventos bíblicos quais o chão treme, ou seja, acontecem terremotos, esse slogan já não foi uma boa idéia. Na maioria dos casos, quando Deus manda um terremoto, ou acontece um, coisas ruins acontecem, pessoas morrem e a ira de Deus é mostrada ao povo. Deus manda um terremoto para engolir Coré (ou Corá), quando depois de Sansão reaver sua força, tudo é destruído seguido de um tremor de terra, ou ainda quando o Rei dos reis morre, e há um terremoto onde os mortos voltam a vida. Apenas em UM evento acontece uma coisa boa, quando em Atos, no capítulo 4, os cristãos vêm-se pressionados por pessoas que querem acabar com a raça deles, pedem em oração coragem para Deus, e um terremoto acontece(talvez um pequeno tremor de terra, onde ninguém tenha saído ferido), e os cristãos saem a pregar as boas novas e muitos são alcançados pela graça de Deus. Talvez tenha sido esse o evento que eles estão querendo parafrasear, mas ainda penso que o momento em que vivemos não tem nada a ver com o momento desse acontecimento bíblico extraordinário.
Então, tranquilize-se, o Brasil não vai ser atingido por um terremoto, pelo menos não por um que seja hoje por causa do show do Toque no Altar (tenho que escrever sobre esse nome algum dia). Aliás, no Brasil não é comum acontecerem terremotos, que passem de 2 ou 3 na escala richter. Pois o Brasil não é um limite de placas tectônicas, aonde é certamente o lugar que mais acontecem terremotos, e ainda não têm possíveis epicentros (reflexo do sismo, ou tremor na superfície) no seu território, como o Peru, por exemplo.
Com tanta coisa acontecendo no Peru, espero que a gente lembre pelo menos do orar pelas pessoas que foram atingidas por esse tremor, enquanto vamos à shows que tem como slogan "o chão vai tremer", talvez pensemos um pouco nas consequências que tremores reais trazem para as pessoas. Isso até pode gerar uma aversão quando se trata de pessoas que sabem o que significa ter sua casa atingida por um terremoto, onde tudo é destruído e não sobra nada. Terremotos reais, físicos, tremores de terra, são ruins. Não trazem outros resultados além de pânico, caos, morte e destruição. Um igreja que deveria estar falando de amor, vida e vida em abundância, vem falar, ainda que não proposital, de morte, destruição, e terremotos. Talvez devessemos pensar mais em como usamos nossa linguagem para expressar as ações de Deus, devemos no mínimo, procurar incluir pessoas que não acreditam, e fazer o possível e o impossível, para que elas entendam a mensagem. Por isso que eu acho que "o chão vai tremer" não foi uma boa idéia de slogan.

Um comentário:

Ryuji disse...

Pois é, terremotos sempre foram encarados como um castigo divino né?

Quase tudo que acontecia com a natureza era vista desse modo, "Natureza Mágica" né?

ainda bem que nós sabemos que é só um resultado do acúmulo de pressão devido ao movimento das placas tectônicas!

flww ae t+