quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O irmão de Jesus

Você já parou pra pensar em como seria tendo Jesus como irmão? Você já pensou em como seria difícil e duro? Alguns podem falar: "Cara eu acho que seria demais!". Mas eu acho que seria bem difícil. Como toda boa família judaica, regras eram obedecidas, e deviam ser cumpridas pelos filhos, a honra era uma coisa bem séria naquela época, diferentemente os nossos tempos. Maria era uma boa mãe judaica, ensinava Jesus e ser um judeu e os ensinamentos de respeito e bondade. Seu pai terreno José, era um bom judeu carpinteiro e Jesus era discipulado por ele nessa área, como todo bom garoto judeu. E como toda família, tinha a trupe de irmãos. Aí que entra a dificuldade.
E ainda falam que seria demais ser irmão de Jesus. Jesus nunca errava! Ele sempre estava certo! Ele sempre tirava a mesa depois do jantar, sempre arrumava sua cama, sempre limpava o seu quarto! Ele sempre fazia a coisa certa! Que dureza! Seria muito difícil, muito mesmo, muita pressão diante de um simples e pecador irmão. Quando sua mãe dissesse "Hey, por que você não pode ser igual ao seu irmão Jesus?". Já pensou?? Meu, seria muito difícil! Imagine, sair para brincar com Jesus. Brincar de esconde-esconde? Ele sempre iria ganhar! Todo jogo, qualquer coisa, ele sempre iria ganhar, porque é da natureza dele afinal, saber todas as coisas e outras características do Deus vivo, pois ele era a própria pessoa de Deus em carne e osso. E você perguntaria pra Jesus "hey vamos surfar!? ", e quando vê ele tá sem prancha no meio do mar já surfando, com os próprios pés!. Comida não seria problema, com cinco pães e dois peixes se teria uma fartura para toda a vida. Ele sempre iria surpreender, sempre melhor, sempre certo, sempre, e sempre e sempre. Seria difícil ter um irmão como esse, tão perfeito! Já brigamos com irmãos certinhos que comparados a Jesus são uns trastes, imagina tendo de verdade Jesus na casa como irmãozinho, ou como irmão mais velho? Agora, fala que seria demais...
No evangelho de Lucas no capítulo 2, versículo 52 está escrito que Jesus crescia em sabedoria, estatura e reconhecimento perante os homens e perante Deus. Jesus crescia, e crescia em favor perante os homens e Deus. Aqui é um ponto interessante, quanto mais se cresce perante Deus, mais se cresce perante os homens também. Note que Jesus crescia em estatura perante os homens à medida que crescia em estatura perante Deus. Assim, quanto mais nos aprofundamos em nosso relacionamento com Deus, mais iremos nos aprofundar no relacionamento com pessoas. É algo que espalha para o nosso convívio. Algo que nos contagia e acaba sendo contagioso a todos à nossa volta, família, amigos e etc. Então, enquanto nós crescemos em comunhão com Deus, crescemos e somos mais respeitados na nossa comunidade, na nossa universidade, na nossa escola, na nossa família, no nosso trabalho, e qualquer lugar por onde nos relacionarmos com pessoas. À medida que crescemos em nossa vida, é um sinal de que estamos crescendo no relacionamento com Deus. Esse ponto da vida de Jesus, por mais que seja difícil de encarar em toda a sua magnitude, é extremamente encorajador e desafiador, para sairmos e fazermos igual. Afinal, somos seus irmãos e nos espelhamos nele, que é nosso grande Mestre, e Senhor, e Salvador, o Príncipe da Paz, o Filho de Deus, e o próprio Deus. "E Jesus ia crescendo em estatura, sabedoria e graça perante Deus e os homens" (Lucas 2:52 - NVI). Como Jesus que cresceu diante de Deus e das pessoas, que nosso desejo possa ser o mesmo, de sempre procurar crescer em comunhão com Deus, e assim crescendo também perante os homens.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Deus e as bicicletas


Hoje estava lembrando como é bom andar de bicicleta. E lembrei de como se aprende a andar, primeiro com rodinhas na roda traseira, que não deixam a gente pencar para os lados e cair. Aos passos que vamos ficando bom no negócio, nossos pais tiram as rodinhas e nos deixam livres, leves e soltos pelo jardim ou quintal da casa. Os pais são muito importantes nesse processo, os famosos empurrãozinhos são extremamente necessários para se aprender a andar de bicicleta.
É interessante o fato de como isso se assemelha ao relacionamento com Deus. (Não, não é quando Deus ensina a gente a andar de bicicleta!) Podemos perceber que, Deus nos ensina a forma de se relacionar com ele, de amarmos ele. E, quando temos o primeiro contato com Ele, ainda estamos imaturos, inseguros, ou seja, andando com rodinhas de apoio. Assim Ele nos ensina a verdadeira maneira de viver para o adorar e amar, o respeitar e temer, e assim poder chamá-lo de Aba(Pai), Senhor, e acima de tudo, amigo. Aos poucos Deus nos vai testando e dando uns empurrãozinhos na vida, para aprendermos a andar sem os apoios, nos firmarmos na fé, e então, nos tornarmos verdadeiros Filhos do Deus único. Quando verdadeiramente nos firmamos na Salvação, que é de graça, aprendemos a andar com Deus e viver melhor a vida, e a passar isso para outros.
Aprender andar de bicicleta não é tão simples, talvez seja mais fácil para alguns, mais difícil para outros, mas como dizem, quando se aprende, nunca mais se esquece. Ao aprender como andar de bicicleta, por mais fácil ou difícil que seja, nós nunca mais esquecemos. Podemos passar um tempo sem andar, distantes da bicicleta, mas nunca esquecemos como andar, pois quando, novamente, voltamos à bicicleta, ainda sabemos exatamente o que fazer e como fazer, e saímos andando alegremente pela rua. E detalhe, durante o processo de aprendizagem, há muitos tombos, afinal, sem tombos não se aprende, pois sem erros, não dá para aprender a viver, ou a andar de bicicleta. Alguns dizem que quedas são essenciais para o aprendizado e não adianta tentar evitá-las, eu sou um dos adeptos à essa teoria.
Andar de bicicleta é muito bom. E na minha opinião, o relacionamento com Deus tem muita coisa a ver. Afinal, quantos de nós nos afastamos de Deus, mas quando voltamos à Ele somos recebidos alegremente, e não nos esquecemos de como Ele nos fala e como Ele nos ama? Porém existem muitos ainda que só andam de rodinhas , nunca as tirando, sempre se apoiando em doutrinas, religiosismo, medo, insegurança e tradição, deixando somente para se apoiar em outras coisas, em vez de ter um relacionamento real com Deus, sem intermediários ou distorções. Felizmente, há muitos que praticam o ciclismo divino diariamente, têm a verdadeira noção de como é o relacionamento com Deus, e o têm como Pai, Senhor e amigo, que supre todas as suas necessidades. Pessoas que sabem como viver aproveitando o melhor da vida, e vivendo ao máximo, expandindo seus limites e vivendo para Deus, com Deus e por Deus. É por isso que eu acho que a gente deve procurar andar mais de bicicleta.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Como encurralar um impostor

Bom dia, impostor. Certamente você se surpreende com o cumprimento cordial. Talvez esperasse um "olá, seu tonto", uma vez que lhe dei marteladas desde o primeiro dia deste retiro.
Deixe-me começar admitindo que tenho sido irracional, ingrato e desequilibrado ao avaliá-lo. (É claro que, você sabe que ao me dirigir a você, converso comigo. Você não é algo isolado, uma entidade despersonalizada vivendo num asteróide, mas uma parte real de mim.)
Hoje, venho a você não com uma vara na mão, mas com uma ramo de oliveira. Quando era pequenino e pela primeira vez percebi que ninguém me protegia, você interveio e mostrou onde me esconder. (Na Depressão dos anos 30, você se lembra, meus pais estavam fazendo o que podiam com o que tinham apenas para providenciar comida e abrigo.)
Naquele momento, você foi inestimável. Sem sua intervenção teria sido sobrepujado pelo terror e paralisado pelo medo. Você me defendeu e desempenhou um papel crucial e protetor em meu desenvolvimento. Obrigado.
Aos quatro anos, você m ensinou a construir uma cabana. Eu rastejava, disfarçadamente, da cabeceira até os pés da cama e puxava o lençol, a coberta e o travesseiro para cima de mim-acreditando que ninguém me encontraria. Eu me sentia seguro. Ainda me impressiono como funcionava bem. Minha mente tenha pensamentos felizes,espontaneamente sorria e começava a rir escondido. Construímos, juntos, aquela cabana porque o mundo em que habitávamos não era um lugar amistoso.
No processo de construção, porém, você me ensinou a esconder de todos o eu verdadeiro e iniciou um processo vitalício de encobrimento, refreamento e retraimento. Seus recursos me capacitaram a sobreviver, mas, então, seu lado malévolo apareceu e você começou a mentir para mim. "Brennan", você sussurrava, "se insistir nessa bobagem de ser você mesmo, seus poucos e pacientes amigos vão dar no pé, deixando-o completamente sozinho. Guarde seus sentimentos, apague suas memórias, retenha suas opiniões e desenvolva habilidades sociais que lhe permitam encaixar-se em qualquer situação".
Dessa forma, começou o elaborado jogo de fingimento e engano. Por ter funcionado, não levantei nenhuma objeção. Com o passar dos anos, você e eu marcamos pontos usando uma variedade de recursos. Estávamos inflados e concluímos que o jogo deveria continuar.
Entretanto, você precisou de alguém que lhe colocasse as rédeas, que o encabrestasse. Eu não tinha percepção nem coragem para domá-lo, assim você continuou a fazer uma barulheira como Sherman cruzando Atlanta, reunindo forças ao longo do caminho. Seu apatite por atenção e afirmação se tornou insaciável. Nunca o confrontei em relação à mentira porque eu mesmo estava enganado.
No final das contas, meu amigo mimado, você é pobre e egoísta. Precisa de carinho, amor e um lugar segura para habitar. Neste último dias nas Rochosas, meu presente é levá-lo aonde sem o saber, você tem ansiado estar: na presença de Jesus. Seus dias de causador de tumulto são passado. A partir de agora, diminua o ritmo, diminua bastante o ritmo.
Na presença de Deus, percebo que você já começa a diminuir. Quer saber uma coisa, rapazinho? Você é muito mais atraente desse jeito. Estou apelidando-o de "Pequerrucho". Naturalmente,você não vai, de repente, rodopiar e morrer. Sei que às vezes ficará enfadado e começará a encenar, mas, quanto mais tempo passar na presença de Jesus, mais acostumado ficará com a face dele e precisará de menos adulação, porque terá descoberto, por si mesmo, que ele é Suficiente. Em sua presença, você se deliciará coma descoberta do que significa viver pela graça, e não pelo desempenho.

Seu amigo,
Brennan


(Extraído de O impostor que vive em mim - Brennan Manning)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Quam videri (ser em vez de parecer ser)

É, de fato, o mais importante é ser em vez de parecer ser. Mas normalmente não é assim né? Nos preocupamos muito mais com a aparência e brincamos com esse quam videri de uma forma estranha. Quem mais faz malabarismos com isso é o nosso impostor. Sim, aquela pessoa que está dentro de nós que só se preocupa com ela mesma, egoísta, falsa, e sem essência. É o camaleão, o impostor, o fariseu, o hipócrita e o egoísta. Ela brinca com o que somos de forma que a "aparência de ser" se torne o seu modus operandi. Somente satisfação carnal, anseio por elogios, sucesso, poder. Anseio por todos olharem o que querem e gostarem, sem realmente verem o verdadeiro eu, que pode parecer um tanto pouco atraente à popularidade do novo eu impostor. Esse impostor, que faz questão e exige ser notado.
"O impostor é o co-dependente clássico. Para alcançar aceitação e aprovação, o falso eu suprime, ou camufla, sentimentos, impossibilitando a honestidade emocional. Viver a partir do falso eu fera um desejo compulsivo de apresentar uma imagem perfeita para o público, de forma que todos nos admirem e ninguém nos conheça. A vida do impostor se transforma numa montanha russa de exultação e depressão." (Brennan Manning - O impostor que vive em mim)
Todo esse lance de impostor e falso eu acaba nos atrapalhando em nossa vida com Deus. Ao permitir que o impostor assuma nossa vida, estou me distanciando de minha essência. Quando estou sendo falso, o falso eu, não estou sendo reconhecido por Deus, pois estou suprimindo aquele eu real que Deus conhece, e vivendo a vida de uma aparência, uma casca, que Deus não irá conhecer, pois essa casca não terá alma, não sentirá, não amará, não será nada, além de uma mera, tosca e fria casca. Temos que SER realmente em vez de apenas parecer ser, em vez de viver de aparências, devemos viver de essência, e essa essência está em Deus.
"O falso eu é especializado em disfarces traiçoeiros. É a parte preguiçosa do eu, resistindo ao esforço, ao ascetismo e à disciplina que a intimidade com Deus requer. Ele inspira racionalizações como: 'Meu trabalho é minha oração; estou muito ocupado; a oração deve ser espontânea, por isso só oro quando sou movido pelo Espírito'. As desculpas esfarrapadas do falso eu, nos permitem manter o status quo"(idem)
Portanto, cuidado com o impostor! Cuidado para ele não tomar conta da sua vida. Talvez os caminhos que ele sugerir serão os mais fáceis, moles e atraentes, mas não se deixe enganar pela bela lábia do impostor. Afinal, sua essência tem o que é necessário para uma boa vida, a ligação com Deus, feita pelo sacríficio do Seu Filho Único, Jesus Cristo. Está na hora de um confronto cara-a-cara com o impostor, colocá-lo em cheque, diante de Deus e do verdadeiro eu. Afinal, longe dos holofotes o impostor não é nada e não sobrevive, seu ponto fraco é aturar ele mesmo, visto que não se suporta, por isso vive de aparências e muda constantemente para se encaixar no mundo do sucesso e da fama.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

"Sou Ateu, graças a Deus!"

É óbvio que todos já ouvimos essa frase como gozação com as pessoas que preferem não acreditar em nada, e acreditar que virarão átomos depois da morte, ou seja, nada diferente da mesma coisa que eles são hoje. Mas queria comentar algumas coisas sobre fé, e o que Deus tem a ver com isso. Muitos dizem não acreditar em Deus, mas quando se vê a real tragetória da pessoa, o que ele não gosta mesmo é da Igreja, e das pessoas da Igreja, que não são Deus, e nunca vão ser. É uma confusão muito comum a gente confundir Deus com Igreja, Fé com religião. São coisas ligadas sim, mas não são a mesma coisa. Deus e a Fé, são perfeitos, não mudam e nunca decepcionam, já a confiança na Igreja e na religião, muitas vezes pode decepcionar e machucar muito, além de não superar as expectativas. Pois pessoas e instituições não são perfeitas e nunca vão ser, nem tem a obrigação de ser, pois são como eu e você, pecadores e imperfeitos do mesmo jeito.
Ainda assim, há aqueles que culpam Deus por tudo. O culpam por guerras, catástrofes, porque seu cachorro morreu, porque sua sogra é chata, porque levou um pé na bunda ontem e por aí vai. Tudo de errado é uma culpa em Deus e um motivo de não acreditar nele. É aí que eu pergunto, quem que fez as guerras? Quem que está acabando com o planeta e consequentemente gerando tantos impactos ambientais? Quem que escolhe o que você vai falar para uma garota? E que culpa tem Deus disso tudo? O que ele tem a ver? O fato é que, Deus nos deu o LIVRE arbítrio, que significa que temos a escolha de fazer o que nos bem entender. Assim, fazemos guerra porque queremos, sujamos porque queremos, somos completos panacas porque queremos. Além do mais, na Bíblia (a qual é a verdadeira palavra de Deus, e não qualquer palavra de qualquer um por aí), Jesus diz que tempos difíceis virão, e que haverão guerras e rumores de guerras (Mateus 24) e nação se levantará contra nação. Ou seja, a culpa de tudo estar dando errado é exclusivamente nossa. Deus na sua bondade nos deu a chance de escolher o rumo das coisas da nossa vida, e olha que a gente tem feito!
Então, nós muitas vezes brigamos com Deus, e acabamos por odiá-lo por nossos próprios caminhos. Quando na verdade, devíamos ter seguido os caminhos dele, que são abundantes e sem nenhum erro, com paz e não livre de erros e quedas, mas com segurança e firmeza, consolo e abrigo. Confundimos Deus com Igreja e Fé com religião, e esse, é o pior erro que podemos cometer. Depois de tudo isso ainda acabamos por dizer "Sou Ateu, graças a Deus" e ainda colocamos a culpa toda naquele que só quer o nosso bem. Um tal de Agur, que escreveu uma parte (capítulo 30) do livro de Provérbios na Bíblia disse assim: "Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano. Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo. Quem subiu ao céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da Terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe! Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dEle, do contrário ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso. Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário." (Provérbio 30 : 1-8)
Então, conte-me se você sabe! Quem é aquele que fez tudo? Que as pessoas falam toda hora? Que nos ama incondicionalmente? Que mandou seu filho, seu ÚNICO filho legítimo, para morrer em nosso lugar e nos fazer filhos dEle também? Quem que ressuscitou no terceiro dia, indo contra toda a razão e contra tudo o que havia acontecido nesse mundo, provando que é possível, em Deus vencer a morte, trazendo a salvação dos nossos próprios erros? Pois é, creio nesse Deus, que me salvou, apesar de eu ser tão imperfeito, apesar de eu colocar tantas vezes a culpa nEle por causa de meus próprios erros e escolhas, mesmo assim morreu por mim e me chama de filho. Dizem que a pior tristeza de um Ateu é quando algo muito bom acontece e ele não tem a quem agradecer. Bom, nós, cristãos temos muito a agradecer a Deus, continuamente, todos os dias. Faço, por fim, minhas também as palavras de Paulo ao Coríntios em sua segunda carta:"Está escrito: 'Cri por isso falei'(Salmos 116:10). Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e por isso, falamos porque sabemos que aquele que ressuscitou dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem ações de graças para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais que todos eles. Assim fixamos os olhos no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2 Coríntios 4 :13-18 - Nova Versão Internacional)

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"O chão vai tremer"


Calma! Não estou falando que irá acontecer um terremoto como no Peru ontem, que atingiu 7,7 na escala Richter, um baita de um tremor de terra pra quem não sabe (a gente estuda um pouco disso lá na Geologia, vale a pena ser Geólogo nessas horas!). Ele fez muito estrago em construções e sacudiu boa parte dos prédios da capital, Lima. É pois é, no dia 15 de agosto de 2007 o chão tremeu bem forte no Peru. E tremores colocam medo e pavor em muitas pessoas, além de ser algo totalmente destrutivo e nocivo à nossas vidas.
Mas é hoje (16 de agosto de 2007) que um "grupo de louvor" chamado Toque no Altar, junto com a banda da igreja da Vineyard do RJ, irão se apresentar no ginásio do guarani, aqui em Campinas, dizendo que "O chão vai tremer", principal slogan de marketing para o show. Neste exato momento deve estar rolando o show, e eu não senti nenhum tremor de terra ainda, o que me faz ficar bem tranquilo. Sei que não estão falando desse tipo de tremor de terra, mas ainda sim muita gente lê pensando na interpretação mais óbvia. O que talvez, pode não levar muitos racionais, não cristãos e pessoas que não entendem o "crentês" para um evento como esse. Não duvido nada que Deus possa trabalhar em pessoas lá, mas acho que um fator muito importante também é envolver não cristãos, e não só pessoas de igreja para ficarem de mãos levantadas e olhos fechados e batendo palmas pra Jesus.
A começar pelos eventos bíblicos quais o chão treme, ou seja, acontecem terremotos, esse slogan já não foi uma boa idéia. Na maioria dos casos, quando Deus manda um terremoto, ou acontece um, coisas ruins acontecem, pessoas morrem e a ira de Deus é mostrada ao povo. Deus manda um terremoto para engolir Coré (ou Corá), quando depois de Sansão reaver sua força, tudo é destruído seguido de um tremor de terra, ou ainda quando o Rei dos reis morre, e há um terremoto onde os mortos voltam a vida. Apenas em UM evento acontece uma coisa boa, quando em Atos, no capítulo 4, os cristãos vêm-se pressionados por pessoas que querem acabar com a raça deles, pedem em oração coragem para Deus, e um terremoto acontece(talvez um pequeno tremor de terra, onde ninguém tenha saído ferido), e os cristãos saem a pregar as boas novas e muitos são alcançados pela graça de Deus. Talvez tenha sido esse o evento que eles estão querendo parafrasear, mas ainda penso que o momento em que vivemos não tem nada a ver com o momento desse acontecimento bíblico extraordinário.
Então, tranquilize-se, o Brasil não vai ser atingido por um terremoto, pelo menos não por um que seja hoje por causa do show do Toque no Altar (tenho que escrever sobre esse nome algum dia). Aliás, no Brasil não é comum acontecerem terremotos, que passem de 2 ou 3 na escala richter. Pois o Brasil não é um limite de placas tectônicas, aonde é certamente o lugar que mais acontecem terremotos, e ainda não têm possíveis epicentros (reflexo do sismo, ou tremor na superfície) no seu território, como o Peru, por exemplo.
Com tanta coisa acontecendo no Peru, espero que a gente lembre pelo menos do orar pelas pessoas que foram atingidas por esse tremor, enquanto vamos à shows que tem como slogan "o chão vai tremer", talvez pensemos um pouco nas consequências que tremores reais trazem para as pessoas. Isso até pode gerar uma aversão quando se trata de pessoas que sabem o que significa ter sua casa atingida por um terremoto, onde tudo é destruído e não sobra nada. Terremotos reais, físicos, tremores de terra, são ruins. Não trazem outros resultados além de pânico, caos, morte e destruição. Um igreja que deveria estar falando de amor, vida e vida em abundância, vem falar, ainda que não proposital, de morte, destruição, e terremotos. Talvez devessemos pensar mais em como usamos nossa linguagem para expressar as ações de Deus, devemos no mínimo, procurar incluir pessoas que não acreditam, e fazer o possível e o impossível, para que elas entendam a mensagem. Por isso que eu acho que "o chão vai tremer" não foi uma boa idéia de slogan.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Camaleão

Uma vez li um livro que se chama "O impostor que vive em mim", de Brennan Manning, e ele me fez mudar alguns aspectos que achava da vida, e me deu uma nova visão das coisas. Uma delas é de como nós fazemos para nos encaixar, mascarando quem realmente somos, tentando agradar o meio em que queremos ser incluídos. Assim, não conseguimos ter uma personalidade nossa realmente, mas sim a que está em nossa "maquiagem", que não é nós mesmos, mas sim uma projeção daquilo que queremos mostrar aos outros. Vivendo assim, somos como camaleões na vida social, mudando de estilo a cada novo grupo.

"Ele não tem personalidade própria, assim, assume as personalidades fortes com que se encontra, quaisquer que sejam. Com os chineses, ele é chinês desde pequeno. Com os rabinos, miraculosamente crescem-lhe a barba e os cachos ao lado do rosto. Com psiquiatras, macaqueia o jargão, pondo a mão no queixo com solene ar de sabedoria. No Vaticano, faz parte do séquito clerical do papa. Nos treinos da primavera uso o uniforme dos Yankees e fica a postos para rebater depois de Babe Ruth. Ele assume a pele negra de um trompetista de jazz, a banha de um gorducho, o perfil de um índio Mohawk. É um camaleão. Muda a cor, o sotaque, a forma de acordo com a mudança do mundo que o cerca. Não tem idéias ou opiniões próprias; ele simplesmente se conforma. Quer apenas estar seguro, se encaixar, ser aceito, ser apreciado...Ele é famoso sendo um joão-ninguém, um sem personalidade."
(Walter J.Burghardt, To Christ I look, de "Zapping the Zelig")

Esse é o camaleão, um alguém que não assume quem verdadeiramente é, mas que marcara sua face com outras personalidades. Um verdadeiro impostor, que busca aceitação e fama, sem de verdade ser sua essência. Não é honesto e camufla tudo o que sente e pensa, não vive, portanto, como deveria viver. É encurralado pelo desejo de ser aceito e aclamado. É o nosso ponto fraco, aonde somos constantemente provados e aonde devemos mais nos policiar. Consequentemente o impostor que vive dentro de nós é o que nos faz cair, por ceder as suas vontades e compartilhar dos mesmos desejos. Alguém que toma conta da operação da nossa vida, e vive da maneira que quer, esquecendo o que de verdade é, pois não gosta do que vê quando olha para o que somos. Nós, quando não aceitamos e amamos o que somos, ficamos a mercê dos planos de nosso impostor camaleão.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Bem aqui



Continuando o que tinha dito na postagem anterior, eis aqui uma música que retrata bem o que quis dizer. Quando sabemos que Deus está conosco e se faz presente em nossas vidas.Posso dizer que sinto a presença dEle todos os dias bem aqui. Em todo lugar que eu vou eu sei que Ele não está longe, mas está bem do meu lado, me apoiando e me levantando, mesmo que o mundo pese em minhas costas. Como um amigo deve ser, sempre presente em todos os momentos da vida.
Essa música é do Jeremy Camp, um cantor americano, e se chama "Right Here". Muito legal de escutar essa música e recomendo para momentos de relaxamento, eheh.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

"Estou aqui!"



"Agora você sente que não pode prosseguir porque toda a sua esperança desapareceu. E sua vida está cheia de confusão, e a felicidade é só uma ilusão. Seu mundo parece estar desmoronando. Mas, eu estarei aqui, para te amar e te confortar, com o amor vou te consolar. Agora quando você está perdido e quase desistindo, porque o seu melhor não é bom o bastante. E você sente um mundo frio, e que você está escorregando na vida; quando você precisar de uma mão para segurar, estenda sua mão e me alcance! Posso te dizer como cheguei a sua cabeça, sem amor você está com medo. E através de suas lágrimas você olha ao redor, mas não há paz para ser encontrada. Eu sei o que está pensando, sem amor, agora você está só. Mas EU estarei aqui para confortá-lo e amá-lo, com o amor que vou te ver além do que você pode imaginar. Estarei aqui" [Reach out (i´ll be there) - Four Tops]

Depois de escutar essa música na Antena 1, voltando de carro com meu pai, pensei algumas coisas. Meu, essa música é perfeita para amigos! Amigos sempre estão presentes, sempre nos apoiam, e nos confortam em tempos de dificuldades e alegria. O verdadeiro amigo é assim. Aquele que se doa pelos seus amigos, esse sim tem de ser reconhecido. E não há coisa melhor do que ter amigo assim. Nossa vida é mais completa com eles, quando eles nos bajulam, zoam, acompanham e amam. Num certo livro de Provérbios que se encontra na Bíblia, o escritor Salomão diz assim: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17). Amigos, muitas vezes se tornam como irmãos! Até mais chegados que irmãos em alguns casos.
Houve um amigo muito bondoso a um tempo atrás. Ele era o líder de um grupo de jovens pescadores, cobradores de impostos, e todo o tipo de perdidos. As pessoas os chamavam de seus seguidores, pois faziam o que Ele ensinava e falava, o ajudavam a todo momento. Mas este, o verdadeiro Messias, Jesus Cristo, não os teve como somente seguidores e servos. E Ele diz em João 15:15 : "Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer". Puxa vida, que honra! É muito bom quando um amigo se mostra presente em nossa vida, quando ele fala: "estou aqui", "pode contar comigo", "se precisar chama" e por aí vai. Tenho aprendido muito com amigos e amigas, e sei que posso contar com eles pra tudo.
E ainda Jesus, antes de voltar aos céus, deixou uma frase aos discípulos, para mostrar a fiel e real amizade que Ele tinha com eles. "Eis que estou convosco até à consumação dos séculos" (Mateus 28:20b). Isso é que é amigo! Se mostra presente conosco até o fim dos tempos! Talvez você possa dizer: "Balela o que ele falou, não tem nada a ver, não vejo Deus comigo todos os dias!". E eu digo, que eu tenho sentido Deus comigo todos os dias da minha vida, seja dentro de mim, me dando paz em momentos de dor, em um sorriso que se abre para mim, em amigos que se mostram presente todas as horas nessa turbulenta vida, num menino que se coloca no vidro do carro pedindo uma esmola, num cantor desempregado que entra no ônibus cantando músicas alegres e pedindo uma ajuda. Enfim, tenho sentido Deus comigo, e Seu Espírito Santo todos os dias, e é muito bom quando meus amigos mostram essa qualidade íncrivel de Deus, que é tão confortante e maravilhosa, e me faz seguir em frente e não nos sentir sozinhos. Simplesmente, amo ouvir as pessoas e Deus dizerem: "Estou aqui!"

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

1+1+1=1!

Calma! Não pirei na batatinha e virei xiita, ou algo parecido. Ainda acredito que 1+1+1 é igual a 3. Só que vou falar sobre essa conta, quando ela dá apenas um. Vou falar de trindade, é aquela coisa que a gente vê na igreja, ou em canais católicos, ou quando aparece o papa falando em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Todos aqueles sinais que as pessoas fazem hoje em dia, para se mostrar religiosas.
É pois é, totalmente contra a racionalidade humana, contra a matématica inventada pelos homens e dada por Deus, afinal ele nos deu a inteligência. Um Deus que, junto ao Seu Filho e ao Seu Espírito se formam um. E não como a fusão de materiais ou de pessoas, ou quando a gente brinca de fazer animais estranhos como "girasapo" (girafa com sapo), ou como os bichos monstros da antiguidade, como a Quimera ( corpo de leão, asa de águia, rabo de escorpião, algo assim). Não não meu bem, a coisa é mais que isso. Não pense também que a trindade é como o Pic 3 em 1, que por sinal é muito bom.
Na verdade, as três pessoas da trindade agem com o mesmo propósito, a vontade de Deus. O que fica evidente é que o Pai é o manda chuva da galera. O Filho foi mandado a Terra para salvar um bando de pecadores (nós), e o Espírito para habitar no coração deles depois que o Filho partisse de sua presença em carne e osso. Os três são um, e agem como um Deus bom e compassivo, que nos quer bem e criou tudo o que existe nesse mundo, da evolução ao big bang, dos sentimentos até a nossa inteligência.
Então, sim 1+1+1=1! Deus é um com o Filho e com o Espírito Santo. Os três agem como o Deus que conhecemos e tanto falamos. Deus Pai criou tudo e controla o nosso ser para o nosso bem, o Filho nos salvou do pecado ao se sacrificar em favor de nós, e o Espírito Santo habita, como dádiva de Deus a nós, em nossos corações, sendo a presença de Deus em nós. Uma bela harmonia entre as três pessoas da trindade, que controla o mundo e tudo o que nele existe, incluindo nossas vidas. E nos dá total liberdade, a real vida, e uma salvação eterna. Deus pode às vezes, como na trindade, desafiar a lógica, afinal ele sabe muito mais que nós, e a matemática é ficha pra ele. É O Deus que supera qualquer inteligência humana, e qualquer expectativa nossa, e nos surpreende a cada momento, cada vez mais.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Reflexão e Refração

Não, isto não é uma aula de física. Vou comentar sobre estes conceitos, só, não se preocupe. Bom, em termos gerais reflexão é refletir algo (óbvio), e refração é quando a luz muda de direção quando ela passa por um obejto com um índice de refração diferente do meio em que ela estava antes. Poucas pessoas são profundas conhecedoras dessa parte da física, eu não sou uma delas. Mas tentarei fazer o melhor para colocar meus pensamentos com clareza.
Em linhas básicas, Deus é a luz, sim a própria luz, que brilha e é tão bela ao nossos olhos e nos dá vida. Jesus quando veio ao mundo disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida."( João 8:12). E nós devemos ser como Ele."Vós sois a luz do mundo"(Mateus 5:14a). Então, concluímos que devemos refletir essa luz vinda de Deus, para que o mundo possa ver. Esse é nosso obejetivo, servir como espelhos de Deus, que imitam sua imagem e refletem sua luz.
Mas, sempre tem um "mas", nos diversos caminhos dessa vida em que vivemos no mundo, não conseguimos. Por negligência acabamos não refletindo a luz, e acabamos servindo como uma outra coisa. Nos perdemos e, em vez de refletir, refratamos a luz de Deus. Ou seja, desviamos ela da onde era para a gente refletir. Quando uma luz é refratada, não só a sua direção é mudada, mas o seu comprimento de onda também ( o tal do lâmbida), o que muda as características da onda que é refratada ( a luz é um tipo de onda). Mudando suas características, como no prisma, a luz é dividida em várias outras, que antes deveriam estar juntas para formarem uma só, mas agora se dividiram formando um conjunto de luzes, de diversas cores feito o arco-íris. Sim, a luz refratada é linda, maravilhosa, mas não é a luz original (Não quero dizer que o arco-íris é um ser do mal e do demônio, só foi objeto de ilustração, nada mais. Acho os arco-íris muito bonitos de se ver por sinal.). Não tem todas as características da luz anterior, e agora, essa luz distorcida, acaba tendo outros aspectos. Também há aquela imagem distorcida, frequentemente estudada nos espelhos côncavos e convexos (mais física, ai ai). A imagem que eles apresentam não é igual à imagem a ser refletida, mas é totalmente distorcida e não passa o que o objeto a ser refletido precisa passar.
Aí fico me perguntando: O que tenho sido? Como um espelho reto, que reflete a luz como ela é ou como os espelhos côncavos e convexos que distorcem toda a imagem que lhes é apresentada? Ou ainda como um prisma que refrata a luz, e a divide em vários pedaços, mudando seus aspectos e direção? De fato há pessoas de todos esses tipos. Infelizmente há muitos que andam refratando a luz de Deus, não agindo como o esperado e criando doutrinas absurdas para o meio onde vivem, e não estão no mesmo índice de refração de Deus ( ou - não estão sintonizadas da maneira certa com Ele). Mas ainda há pessoas corajosas que desejam ser a luz do mundo e refletir somente a luz de Deus, servindo como espelho e imitadores de Cristo. Espero que você deseje ser uma delas. "Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamares as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz"(1 Pedro 2:9). Era isso que eu tinha a falar de Reflexão e refração.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Socorro! Os Fariseus voltaram!

Bom, lá estava eu em mais um show cristão. Esmigalhado na platéia, cheia de gente, esmagado em uma área VIP, que estava lotada de gente, e nem comida tinha. A situação hipotética real que irei apresentar aqui é constantemente vivida por aqueles que gostam de shows de bandas cristãs, ou cultos mais "avivados". Então continuemos.
Os portões já demoraram para abrir, duas horas de atraso, como sempre. Não sei porque, mas eventos que se dizem "evangélicos" sempre demoram muito mais do que qualquer outro, talvez por falta de organização, ou como eles gostam de dizer: "É o Diabo tentando destruir o povo de Deus!". Acontece que estava demorando muito, mas muito mesmo, a platéia até já gritava "começa, começa" para o típico apresentador/enrolador do evento. Foi então que algum sinal de um início se mostrou.
Um homem subiu ao palco, com as mãos voltadas para a platéia, seus olhos estavam fechados e sua boca se mexia de forma estranha, parecia estar orando. Foi dado ao indivíduo um microfone, e o homem demonstrou vontade de falar. Um típico boa noite bem animado de começo, e algumas explicações de atraso. Ele resolveu orar com a galera presente, vou tentar colocar o que ele falou: "Senhor Deus, pai e todo poderoso, ahshsaneihaeiurha salamaleico waikiki titikaka, que todos possam aproveitar sua chuva santa Senhor, teu fogo arrebatador Senhor, que o Senhor venha até nós hoje aqui, que nosso louvor faça Senhor Tua presença santa Senhor se fazer em nós hoje aqui Senhor, por que Senhor nós pedimos e temos poder, Senhor. Hajeouhraeutg, ameoihroaet! Gutosadjaerakep! Senhor aehufhaifu! Que o Diabo possa ser destruído com o nosso clamor, e que ele trema diante de nós!! Slsaejiufncarsp, stradivarius, rocky, jurubebam aeaeygriaeraoeijra waikiki wakiki, titikaka titikaka, Amém!"
Meu espanto foi tanto que fiquei perplexo por quase o restante do show. E se achei muito, ele dizer que a gente teria algum poder para fazer o Diabo ser destruído, coisa que Deus somente fará, e isso já está escrito. A presença de Deus já estava lá, e não por causa do nosso louvor que ela se "move", porque ela é constante, e está em todo lugar, até aonde eu sei, pelo menos nosso Deus é onipresente, e imutável também. Também não temos nenhum poder, e línguas, na boa, ninguém entende, porque falá-las então? Não havia ninguém ali para interpretar, sabe-se lá o que o "sacerdote" falou.
Engraçado que toda o multidão foi a loucura com a "oração", gritos pra todos os lados, "glórias" "aleluias" , e todo tipo de crentês foi falado nesses segundos de amém. Após isso o homem pediu palmas para Jesus, dizendo que este as receberia com orgulho. Fico em dúvida se ele estava pedindo palmas para ele mesmo, por achar bonito, ou por simples fato de todo mundo fazer isso. Ao todo naquela noite foram 82 paradas para palmas para Jesus. E a multidão enlouquecia, gritava, e chorava. O pregador tinha a multidão, conquistou-a. Agora, qualquer coisa que ele pedisse ali para eles eles iriam fazer. Não duvido que se ele desse uma boa justificativa, tipo "O Senhor me disse em uma visão" para todos pularem de uma ponte no dia seguinte para "glória do Senhor" a coisa iria acontecer.
Ele me fez lembrar de episódios bíblicos quais pessoas faziam o mesmo com multidões, as levavam a loucura, e controlavam, faziam o que queriam, segundo o seu interesse, quer espiritual, comercial, financeiro, político e até bélico. Credo!. Estes eram os Fariseus, sacerdotes do templo, líderes espirituais da época de Jesus, que viviam de uma maneira segundo o seu próprio coração. E forjavam doutrinas e interpretações, criando leis para o povo seguir, afim de dominá-los, sempre justificando tudo como a vontade de Deus. Ignoravam a Fé que pensa, afinal somos chamados para amar a Deus de toda alma, coração E entendimento. Faziam as pessoas esquecerem de pensar sobre Deus, com tantas leis inúteis que atrapalhavam a comunhão das pessoas com o Todo poderoso. Foi um deles, que levou a multidão a libertar Barrabás e deixar Jesus Cristo para ser crucificado. Eram hipócritas e o alvo constante de Jesus para admoestações e sermões. Não viviam aquilo que realmente estava escrito na palavra de Deus, viviam uma mentira, e faziam dela uma realidade para a dominação do povo.
Triste descobrir que, após mais de 2000 anos, essa classe, religião ou politicagem volta à tona, e com muita força. É comum ver pessoas sendo levadas por sacerdotes hoje em dia, sem sequer questionar biblicamente as doutrinas apresentadas. Nos é apresentada um religião superficial, cheia de regras, mas sem nenhuma profundidade. A prosperidade, restituição, falação em línguas toda hora, vida alienada socialmente, salvação por obras, venda de indulgências e dízimos ($$) exorbitantes, e tantas outras doutrinas que não condizem à realidade bíblica e aos evangelhos principalmente. Os líderes que se dizem proclamadores do evangelho só falam de fogo, chuva de Deus, arca da aliança, santo dos santos, e muitos outros que só são encontrados no Antigo Testamento e que, na sua maioria, já foram esquecidos ou redoutrinados (Dado a real visão de Deus, não aquela imposta pelos fariseus) com a vinda de Jesus. Esquecem de falar da real salvação pela graça e do evangelho de Deus, que veio para buscar e salvar o perdido. Há muitas máscaras como essa hoje na religião nacional, que me fazem dizer: Socorro! Os Fariseus voltaram!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

O Egoísta



Bom, se eu vim de um pouco longe, só por causa do que eu sou; As coisas agora são um pouco diferentes, você entende. Acredite ou não, mas a vida não é aparentemente sobre mim apenas. Porque eu encontrei Aquele que é realmente digno, então deixe me dizer: Até mais, egoísta; tem sido divertido, mas eu encontrei um Alguém. Não há espaço para dois, então você terá sair. Não me leve a mal, mas você me faz mal, vá bem, adeus, não chore.
Pare agora, eu sei o que você está pensando. Não, não podemos ser amigos. E até penso que seu coração está partido, mas isto tem que acabar. E pensar ainda que a culpa de tudo isso sempre cai em mim, por querer algo mais na vida do que isto; não consegue ver? Não se sinta mal, meu eu egoísta, virão dias melhores. Não vá embora bravo e nervoso, só vá embora. Adeus...